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Oficina de Capacitação Conhecendo e utilizando os recursos informacionais: Sistema Pergamum, More, Plataforma Lattes Elaboração: Joana Carla Felicio Bibliotecária.

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1 Oficina de Capacitação Conhecendo e utilizando os recursos informacionais: Sistema Pergamum, More, Plataforma Lattes Elaboração: Joana Carla Felicio Bibliotecária Ministrante: Joana Carla Felicio Bibliotecária Joinville, 10 de novembro de 2010

2 Oficina de Capacitação Conhecendo e utilizando os recursos informacionais: Sistema Pergamum + E-books Capacitar os usuários para a utilização do Sistema Pergamum, software que gerencia todo o acervo bibliográfico do Sistema de Bibliotecas Universitárias da UFSC. Apresentar aos usuários os E-books adquiridos pela UFSC e as formas de acesso para downloads. Mecanismo Online para Referências (More) Capacitar os usuários para a utilização do MORE, uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT. Plataforma Lattes Capacitar os usuários a pesquisar na Plataforma Lattes, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se de um Sistema de Informações que integra bases de dados de currículos e de instituições da área de ciência e tecnologia. Os participantes deverão aprender a elaborar um Currículo Lattes. Esta oficina integra os conteúdos dos mini-cursos oferecidos pela Biblioteca Setorial de Joinville.

3 Sistema Pergamum Software que gerencia todo o acervo do Sistema de Bibliotecas Universitárias da UFSC, e pode ser acessado na página da Biblioteca na Internet (www.bsjoi.ufsc.br),www.bsjoi.ufsc.br Permite aos seus usuários (alunos, professores e servidores), realizarem consultas ao catálogo online do acervo das bibliotecas, fazer download de diversos materiais que estão disponíveis em formato digital, escrever comentários sobre os serviços da biblioteca, deixar sugestões para aquisição, efetuar reservas e renovações via Internet, e muito mais. Há também um espaço chamado acesso ao usuário, onde se pode acompanhar o histórico dos empréstimos realizados na biblioteca, o material pendente, os débitos com a biblioteca, as reservas solicitadas, acompanhar os pedidos de aquisição, definir suas áreas de interesse e assim ser avisado toda vez que houver novo material incorporado ao acervo, dentre muitas outras possibilidades. Para acessar o espaço do usuário é necessário digitar a matrícula e a senha cadastrada na biblioteca.

4 Na barra de ferramentas inferior tem-se os seguintes itens: Autores: Mostra os Autores relacionados aos resultados da consulta realizada; Assuntos: Mostra os Assuntos relacionados aos resultados da consulta realizada; Cesta: Tela de consulta de todos os itens selecionados pelo usuário que estiver previamente logado; Histórico: No Histórico aparecerá as últimas pesquisas efetuadas pelo usuário; Comentários Gerais: Esta opção permite realizar comentários sobre a Biblioteca e seus serviços; Sugestões Gerais: Esta opção permite realizar solicitações de compra de materiais à Biblioteca. Ajuda: Guia para utilização da consulta web. Na barra de ferramentas superior tem-se os seguintes itens: Início: Retorna a tela inicial da Pesquisa Geral; Voltar: Retorna a tela anterior sem perder a consulta realizada; Imprimir: Imprime a pesquisa realizada; Login: Ao efetuar o Login é liberado os acessos de pesquisa por usuário. É necessário digitar a matrícula e a senha, e clicar em Login.

5 Digitar a matrícula do Usuário; Digitar a Senha; Clicar em Acessar. O Pergamum permite limitar a quantidade máxima de tentativa de acesso do usuário. Após estas tentativas será bloqueado o acesso do usuário necessitando cadastrar uma nova senha.

6 Renovação Possibilita a renovação do material, desde que não esteja reservado e a situação do usuário esteja normal na Biblioteca e na Instituição. Reserva Indica o status da(s) reserva(s) quanto à liberação e a posição na lista de reservas possibilitando, ao usuário, cancelar a(s) reserva(s) que não mais o interessa(m). Material pendente Possibilita fazer o controle dos materiais que se encontram emprestados em seu nome. Dados pessoais Possibilita que o usuário verifique se seus dados pessoais estão corretos. Débitos Relaciona os débitos (multas pendentes) do usuário na Biblioteca. Áreas de Interesse Possibilita cadastrar as áreas de interesse para DSI (Disseminação Seletiva da Informação) e visualizar as novas aquisições relacionadas com as áreas cadastradas. Histórico Mostra o histórico de empréstimos / devoluções do usuário dentro do período selecionado. Consulta Sugestões Permite visualizar todas as sugestões para aquisição, e a situação do processo. Pedido compras Permite que o usuário autorizado (Professor/Bibliotecário) faça as solicitações de compra via Internet. Alteração de senha Permite que o usuário altere a senha de empréstimo da Biblioteca, desde que esta senha seja de uso exclusivo para o serviço de empréstimo.

7 As formas de pesquisa disponibilizadas pelo sistema são: pesquisa geral possibilita efetuar uma busca mais rápida; pesquisa avançadaatravés dos recursos desta pesquisa pode-se recuperar resultados mais precisos; pesquisa por autoridades contém formas padronizadas de entradas de nomes e assuntos a serem utilizados como pontos de acesso aos registros bibliográficos; outras pesquisas permite acesso aos periódicos, multimeios, novas aquisições e as publicações online.

8 Pode-se selecionar também a biblioteca desejada e o tipo de obra (livro, artigo, tese, dissertação...). O sistema ainda permite utilizar os chamados operadores booleanos na pesquisa avançada para combinar dois ou mais termos de busca, com o objetivo de restringir ou ampliar a pesquisa. Na consulta ao catálogo, pode-se fazer a pesquisa por autor, título, assunto, ou pesquisa livre, isto é, em qualquer campo. Quando estiver logado no sistema seu nome aparecerá na barra. Ao finalizar a consulta, o usuário deve encerrar a sessão clicando em Sair para que outro usuário possa efetuar um novo login.

9 Toda movimentação realizada pelo usuário enquanto ele estiver logado, poderá ser recuperada posteriormente no seu Histórico. Não efetuando o login, o usuário poderá realizar a pesquisa, contudo esta não constará no Histórico.

10 E-books adquiridos pela UFSC Com conteúdos nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias E-Books Springer: Coleção de livros eletrônicos da editora Springer, disponíveis em texto completo de capa a capa, abrangendo diversas áreas. Os e-books podem ser acessados via Portal da Pesquisa ou Sistema Pergamum.Portal da PesquisaSistema Pergamum IEEE E-Books Library: E-books da base IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) – acesso ao texto integral da literatura técnica em engenharia elétrica, ciência da computação e eletrônica. Pode-se pesquisar na base de dados, por palavras-chave, frases, títulos, autores, dentre outros critérios. Acesso por IP/UFSC. Wiley Online Library: Biblioteca Online com ampla coleção mundial multidisciplinar de recursos on-line cobrindo vida, saúde e ciências físicas, ciências sociais e humanas. Oferece acesso integrado para mais de 4 milhões de artigos de 1500 periódicos, 9000 livros, e centenas de obras de referência, protocolos de laboratório e banco de dados. A UFSC adquiriu 378 E-books da Wiley. Veja em a relação dos títulos adquiridos e faça o download dos mesmos na base. Só será permitido o download dos livros comprados pela UFSC, por isso, a importância de acessar a relação de livros. Obs. Para que o usuário tenha acesso de sua casa à rede UFSC (IP/UFSC) é necessário habilitar o serviço VPN e, então, será possível fazer esta conexão de sua casa.

11 E-books adquiridos pela UFSC Com conteúdos nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias EBSCOhost: ddd2ac4419a8%40sessionmgr110http://web.ebscohost.com/ehost/selectdb?vid=1&hid=107&sid=1665d335-8bb2-4ef6-93a0- ddd2ac4419a8%40sessionmgr110 Oferece uma variedade de bases de dados de texto integral para download. Possui mais de 60 coleções de livros eletrônicos de algumas editoras mais renomadas do mundo: Springer; Taylor & Francis e Wiley InterScience. É possível selecionar as bases de dados para pesquisa, buscando pelo nome das bases ou pelo assunto/área temática. As bases oferecem diversas opções para realizar a pesquisa (da simples à avançada), além de diversos recursos, como a criação de alertas de pesquisa, por exemplo. Acesso por IP/UFSC. Portal da Pesquisa: Criado pela DotLib* o Portal da Pesquisa, reúne em uma única interface a busca integrada e simultânea de artigos científicos nas bases de dados de diversas editoras, nas mais variadas áreas do conhecimento. O acesso ao conteúdo do Portal da Pesquisa é restrito a usuários de instituições autorizadas e se dá por autenticação do computador (via IP) ou com o login e senha da biblioteca. Biblioteca Virtual Universitária 2.0: Acervo eletrônico de livros-texto, com obras totalmente em Português e leitura total disponível pela Internet. A UFSC disponibiliza o acesso a 1266 títulos das editoras Artmed, Casa do Psicólogo, Contexto, IBPEX, Manole e Pearson. O usuário pode utilizar ferramentas que enriquecem e agilizam a pesquisa e/ou estudo, como: Pesquisa inteligente; Marcadores de páginas; Anotações personalizadas; Impressões de páginas avulsas e/ou capítulos avulsos (opcional). Para navegar, basta clicar em uma das áreas que aparecem na coluna à esquerda e escolher um livro. Se preferir, realize uma pesquisa por palavra-chave, título, autor ou ISBN. O acesso ao conteúdo da Biblioteca Virtual é restrito a usuários de instituições autorizadas e se dá com o login e senha da biblioteca. * Empresa multinacional com uma equipe de 22 profissionais situados em países da América Latina, América do Norte e Europa. Distribui conteúdo acadêmico e profissional online (e impresso, quando aplicável) a várias instituições espalhadas pelo mundo. A DotLib representa as melhores editoras nacionais e internacionais em diversos países. Obs. Para que o usuário tenha acesso de sua casa à rede UFSC (IP/UFSC) é necessário habilitar o serviço VPN e, então, será possível fazer esta conexão de sua casa.

12 MORE MORE: Mecanismo Online para Referências foi desenvolvido numa parceria entre a BU (Biblioteca Universitária) e o RExLab (Laboratório de Experimentação Remota). É uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e . O programa automatiza alguns procedimentos tais como: a inversão dos nomes dos autores (sobrenome, prenomes); uso de maiúsculas e minúsculas, grifo no título e pontuação. Possui um banco de dados pessoal e um banco de dados público que armazena e organiza todo o material bibliográfico formatado pelo sistema e, possibilita a função Pesquisa que é utilizada para recuperar tanto uma referência em um banco de dados pessoal, desde que o usuário tenha feito o login com sua senha, quanto do banco de dados público.

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30 Plataforma Lattes A Plataforma Lattes é uma base de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) que reúne currículos de pesquisadores e dados de instituições das áreas de Ciência e Tecnologia. É pública, tanto no que se refere ao ingresso quanto à recuperação das informações através da Internet. O Diretório de Instituições (DI) é o componente da Plataforma Lattes concebido para promover as organizações do Sistema Nacional de CT&I à condição de usuárias da Plataforma. Por meio do DI as instituições poderão cadastrar-se no CNPq bem como atualizar suas informações cadastrais, sua hierarquia organizacional e, através dos sistemas-cliente, inscrever-se para participar dos programas promovidos pela Agência O Currículo Lattes registra a vida pregressa e atual dos pesquisadores sendo elemento indispensável à análise de mérito e competência dos pleitos apresentados à Agência. Atualmente, a base da Plataforma Lattes conta com cerca de currículos, sendo que cerca de ( 8%) destes currículos são de doutores e cerca de (13%) de mestres. A partir do Currículo Lattes, o CNPQ desenvolveu um formato-padrão para coleta de informações curriculares hoje adotado não só pela Agência, mas também pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Contato: Sugestões:

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32 Pesquisa por Instituições/Empresas

33 Visualizar dados Hierarquia institucional Resultado da busca por Instituições/Empresas

34 Visualização dos dados cadastrais da Instituição pesquisada

35 Visualização da hierarquia institucional da Instituição pesquisada Cadastrar nova instituição Editar Operações críticas: movimentação, exclusão

36 Pesquisa por Currículo Lattes

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38 Resultado da busca

39 Resumo do Currículo Lattes

40 Currículo Lattes

41 Rede de colaboração

42 Diretório de Grupos de Pesquisa

43 Cadastro na Plataforma Lattes Acesse o endereço eletrônico Clique no link Cadastrar-se e preencha os seguintes campos: Nome Completo, Nacionalidade, CPF, País de Nascimento, Data de Nascimento, , Confirmação de , Senha e Confirmação de Senha. Confirme. O Termo de Adesão e Compromisso será aberto. Leia o termo de compromisso e, se concordar, marque ao Box Estou de acordo e clique no botão correspondente. (Você precisa concordar com o Termo de Adesão e Compromisso para criar um currículo). A área de atualização do currículo será aberta para que sejam colocadas as suas informações curriculares. No entanto, o seu currículo ainda Não foi enviado. Para enviá-lo, siga o procedimento da pergunta nº 14.

44 Cadastro na Plataforma Lattes

45 OBRIGADA! Contato: Joana Carla Felicio Bibliotecária (47) (R. 4889) Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Engenharia da Mobilidade - CEM Biblioteca Setorial de Joinville - BSJOI


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