A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Critérios para avaliação de conteúdo dos sites dos arquivos públicos estaduais do Brasil. Critérios para avaliação de conteúdo dos sites dos arquivos públicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Critérios para avaliação de conteúdo dos sites dos arquivos públicos estaduais do Brasil. Critérios para avaliação de conteúdo dos sites dos arquivos públicos."— Transcrição da apresentação:

1 Critérios para avaliação de conteúdo dos sites dos arquivos públicos estaduais do Brasil. Critérios para avaliação de conteúdo dos sites dos arquivos públicos estaduais do Brasil. Anderson Antônio Barreiro

2 Maria de Lourdes Blatt Ohira Marília Beatriz de Castro Schenkel Celoi da Silveira

3 A área da Ciência da Informação encontrava-se envolvida com a necessidade de promover mudanças exigidas pelo mercado da informação, isso incluía os Arquivos, Bibliotecas, Museus e Centros de Documentação.

4 O Brasil foi um dos pioneiros a promulgar a lei de Arquivos que estabeleceu o seu Sistema Nacional de Arquivos.

5 Num levantamento preliminar, constatou-se que dos 27 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, apenas 52% deles; isso que dizer, 14 arquivos públicos estaduais possuíam sites na Internet. Dados de Site do arquivo público do Estado de Santa Catarina.

6 Ainda contatou-se que 8% dos arquivos não tinham nenhum computador e 50% faltava equipamentos modernos para utilização de softwares e ao acesso a Internet. Apenas 38% das instituições disponibilizavam pesquisa on-line e 15% buscas com maior interatividade.

7 O Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ – publicou no ano de 2000, as diretrizes gerais para a construção de websites de instituições arquivísticas. Foi através dessas diretrizes que foram analisados os sites, para avaliar a prestação de serviços realizados pelos mesmos.

8 Para esse trabalho, foram analisados os resultados de 11 pesquisadores, entre os anos de 1999 à 2002.

9 Entre os critérios utilizados estavam: o layout, links, detalhamento e completeza das informações, facilidade no uso, suporte ao usuário, conteúdos e valor agregado e principalmente a confiabilidade das informações on-line entre outras.

10 Concluiu-se que as diretrizes apresentadas pelo CONARQ, poderiam ser utilizadas nas construções dos websites das instituições arquivísticas e para avaliação dos mesmo, através dos critérios analisados pelos autores.

11 Arquivo Público dos Estados: Ceará Distrito Federal Mato Grosso Minas Gerais Pará Paraná Rio de Janeiro Rio Grande do Sul São PauloCeará Distrito Federal Mato Grosso Minas GeraisPará Paraná Rio de JaneiroRio Grande do Sul São Paulo


Carregar ppt "Critérios para avaliação de conteúdo dos sites dos arquivos públicos estaduais do Brasil. Critérios para avaliação de conteúdo dos sites dos arquivos públicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google