A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo de usuários e usabilidade de sites de bibliotecas especializadas: um estudo de caso da Biblioteca On-Line do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo de usuários e usabilidade de sites de bibliotecas especializadas: um estudo de caso da Biblioteca On-Line do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de usuários e usabilidade de sites de bibliotecas especializadas: um estudo de caso da Biblioteca On-Line do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Estudo de usuários e usabilidade de sites de bibliotecas especializadas: um estudo de caso da Biblioteca On-Line do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) (*) Silvia Castro Marcelino Orientador: Mauro Maia Laruccia Mogi das Cruzes Junho/2008 IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 (*) parte integrante de Projeto de Dissertação de Mestrado

2 Objetivos da Pesquisa IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 Avaliar o site da biblioteca do INPE a partir da concepção do usuário e da usabilidade a fim de refletir sobre sua contribuição na construção do conhecimento científico e tecnológico. analisar comportamentos de busca da comunidade usuária do INPE, para identificar suas necessidades informacionais; avaliar a usabilidade do site Biblioteca On-line; sugerir uma metodologia de estudo de usuários de sites de bibliotecas especializadas ou universitárias que possa contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos.

3 IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 Economia da Informação Ferramenta metodológica CONTRIBUIÇÃO PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SitesdeBibliotecas Buscadores Bases de Dados Fóruns Chats s Blogs Listas Figuras: Internet e Bibliotecas

4 Justificativa da Pesquisa TICs e bibliotecas Sites de bibliotecas: espaço virtual de pesquisa IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 A avaliação do site da biblioteca do INPE deverá contribuir: para conhecer melhor o comportamento de busca do usuário do Instituto, sugerir melhorias e obter uma análise mais completa desse site. ao demonstrar uma metodologia de avaliação de sites de bibliotecas voltada para os usuários, possível de ser aplicada em outras bibliotecas.

5 Conceitos IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 Conhecimento científico: produzido a partir de uma metodologia e de pesquisas científicas. Características: confiabilidade e veracidade, o que o distingue do conhecimento popular. Internet: ambiente propício para a pesquisa e a construção do conhecimento. Ao assimilar a informação, o usuário a interpreta e lhe atribui um significado. Processamento da informação Construção do conhecimento

6 Conceitos IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 Função das bibliotecas atuais: gerenciar a informação e disponibilizá-la à uma comunidade específica; disponibilizar sites especializados para os usuários, de acordo com as necessidades de informação dos mesmos. Bibliotecário: mediador da informação. A biblioteca deixa de ser um tranqüilo depósito de livros para tornar-se o ponto focal de pesquisa variada, acessada a qualquer hora por usuários virtuais de vários lugares do mundo. (LEVACOV, 1997, p.126)

7 Conceitos Estudo de usuários: utilizado na Ciência da Informação para conhecer melhor as necessidades de informação dos usuários das bibliotecas ou unidades de informação. Estudo de usuários: utilizado na Ciência da Informação para conhecer melhor as necessidades de informação dos usuários das bibliotecas ou unidades de informação. Usabilidade: um dos requisitos para avaliação da qualidade de um sistema ou site, agregando qualidade e tornando-os mais fáceis de serem utilizados. Usabilidade: um dos requisitos para avaliação da qualidade de um sistema ou site, agregando qualidade e tornando-os mais fáceis de serem utilizados. IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008

8 IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 Criação: 1961 Localização: São José dos Campos - SP 516 alunos - cursos de pós-graduação: Astrofísica, Computação Aplicada, Engenharia e Tecnologias Espaciais, Geofísica Espacial, Meteorologia e Sensoriamento Remoto 1088 servidores bolsistas, estagiários e funcionários terceirizados Missão: Produzir ciência e tecnologia nas áreas espacial e do ambiente terrestre e oferecer produtos e serviços singulares em benefício do Brasil. (INPE, 2007, p.17) Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Figura 3: Foto da portaria principal da sede do INPE Fonte: INPE

9 Criação: 1965 Reconhecido como um dos principais acervos na área da Ciência Espacial no Brasil Acervo: obras (livros, mapas, relatórios e outras publicações) e fascículos de periódicos Memória Técnico-Científica do Instituto (Biblioteca Digital: referências; textos completos: ) IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 Serviço de Informação e Documentação (SID) Missão: Promover e tornar disponível o acesso à informação técnico- científica nas áreas de atuação do INPE em ambiente virtual, contribuindo para a geração do conhecimento. (SID, 2008, p.4) Figura 5: Foto da entrada da biblioteca do INPE Fonte: Simone Barbedo

10 IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 Site Biblioteca On-line Desenvolvido: 2006 Equipe multidisciplinar Serviços e Produtos: Biblioteca Digital; Biblioteca Física; Bases de dados; Manual para elaboração, submissão e formatação de teses, dissertações e outras publicações do INPE; estilos para publicação; renovação e reserva on-line; notícias, entre outros. Figura 6 - Site Biblioteca On-line Fonte: SID, 2006 A virtualidade trouxe para a pesquisa, novos métodos de acesso à informação e aumentou o número de serviços oferecidos pelos sites de bibliotecas institucionais. (BANON; MARCELINO, 2006, p.5)

11 Pesquisa qualitativa / Estudo de caso Por meio da Ciência da Informação e da Ciência da Computação (Usabilidade e TICs), é feito um estudo do comportamento de busca do usuário e procura-se descobrir como ocorre a interação humano-computador quando esse usuário utiliza o site da Biblioteca do INPE. IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 Metodologia

12 Métodos IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 Teste de Usabilidade Análise de diretrizes de Usabilidade Questionário de satisfação - Estudo de usuários - Amostra de usuários - Questionário eletrônico - 10 usuários - Laboratório - Técnica: pensar em voz alta diretrizes - Método baseado em modelo

13 IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 Métodos

14 Análise de Diretrizes de Usabilidade IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de diretrizes propostas As diretrizes são recomendadas como uma lista de verificação (checklist) ou guia de recomendações da estrutura de uma homepage. A avaliação, com foco na página principal do site Biblioteca On-line, tem o objetivo de completar a análise feita pelos usuários por meio do questionário e do teste de usabilidade.. NIELSEN, J.; TAHIR, M. Homepage: Usabilidade - 50 Websites desconstruídos. Tradução: Tereza Cristina Félix de Souza Rio de Janeiro: Campus, 2002 NIELSEN, J.; TAHIR, M. Homepage: Usabilidade - 50 Websites desconstruídos. Tradução: Tereza Cristina Félix de Souza Rio de Janeiro: Campus, 2002.

15 Diretrizes avaliadas IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 Pontuação: 0 (zero), ½ (meio) ou 1 (um) ponto Pontuação atribuída / Diretrizes analisadas = Taxa de adequação à usabilidade

16 Diretrizes avaliadas Diretrizes avaliadas: exemplos IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de Exibir o nome da empresa e/ou logotipo, em um tamanho razoável e em um local de destaque. Pontuação: 1

17 Diretrizes avaliadas Diretrizes avaliadas: exemplos IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de Disponibilizar para os usuários uma caixa de entrada na homepage para inserir consultas de pesquisa, em vez de oferecer apenas um link para uma página de pesquisa. Pontuação: 1

18 Pontuação e Considerações IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 Total da pontuação: 77,5 pontos Total de diretrizes aplicáveis e analisadas: 93 Média da pontuação: 83,33% O site da biblioteca do INPE pode ser considerado como adequado. Necessário fazer alguns ajustes nas áreas em que as diretrizes foram violadas, buscando o alcance de uma maior eficácia do site.

19 Considerações Provisórias IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 Importância da participação dos usuários no pré-design, design e pós-design. A análise das 93 diretrizes permitiu fazer um checklist do site Biblioteca On-line, um complemento na avaliação da usabilidade. Necessidade de continuidade da avaliação periódica pelos usuários do site.

20 Referências Bibliográficas IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS(ABNT). NBR : Requisitos ergonômicos para trabalho de escritório com computadores: parte 11-orientação sobre usabilidade. Rio de Janeiro:, p. BANON, L.C.; MARCELINO, S.C. Relato da experiência sobre a criação do Portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14 (SNBU), 2006, Salvador-BA. Anais... Salvador: UFBA, Disponível em:. Acesso em: 03 set INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE). Plano Diretor do INPE : planejamento estratégico do INPE. São José dos Campos, p. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE). Serviço de Informação e Documentação (SID). Biblioteca On-line. São José dos Campos, Disponível em:. Acesso em: 27 mar e 04 set LEVACOV, M. Bibliotecas Virtuais: (r)evolução? Ciência da Informação. v. 26, n. 2, p , maio/ago Disponível em:. Acesso em: 07 mar NIELSEN, J.; TAHIR, M. Homepage: 50 Websites desconstruídos. Rio de Janeiro: Campus, p. SERVIÇO DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO (SID/INPE). Proposta para a promoção de estratégias que aprimorem e ampliem a participação do SID nas atividades de P,D&I do INPE. São José dos Campos, p. SERVIÇO DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO (SID/INPE). Relatório de Avaliação das Atividades do SID 2007: Trajetória dos 42 anos da Biblioteca do INPE. São José dos Campos, p.

21 OBRIGADA! IV Encontro Nacional de Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação de junho de 2008 Estudo de usuários e usabilidade de sites de bibliotecas especializadas: um estudo de caso da Biblioteca On-Line do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)


Carregar ppt "Estudo de usuários e usabilidade de sites de bibliotecas especializadas: um estudo de caso da Biblioteca On-Line do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google