A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ítalo Martins Oyarzabal. Metro (m): 1789:o governo francês pede à Academia Francesa de Ciências para criar um sistema de medidas baseado em uma constante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ítalo Martins Oyarzabal. Metro (m): 1789:o governo francês pede à Academia Francesa de Ciências para criar um sistema de medidas baseado em uma constante."— Transcrição da apresentação:

1 Ítalo Martins Oyarzabal

2 Metro (m): 1789:o governo francês pede à Academia Francesa de Ciências para criar um sistema de medidas baseado em uma constante não arbitrária. 1792: Grupo de físicos, astrônomos e agrimensores define metro como 1/40 000 000 da circunferência da Terra e também um intervalo de graus do meridiano terrestre. Criou-se um protótipo internacional Em platina iridiana (metro-padrão). Posteriormente, adotou-se o metro como sendo a distância percorrida pela luz durante 1/299 792 458 segundo. 1928: Metro adotado no Brasil.

3 Polegada (in,inch) : Origem no século XVI, com o rei inglês Eduardo I, consistindo na distância entre a base da unha e a ponta do dedo polegar. Atuamente, a polegada é utilizada medindo-se através do dedo mindinho. Televisores, computadores. Jarda (yd, yard) : Originalmente, era a medida do cinturão masculino. Já no século XII, com o rei Henrique I, da Inglaterra, se media a distância entre seu nariznariz e o polegar de seu braço estendido,polegarbraço medida até hoje usada. Futebol americano.

4 Pé (ft, foot) : Origem na Suméria, onde uma definição foi gravada na estátua de Gudéia da cidade de Lagash, por volta de 2575 AC.GudéiaLagash2575 AC Aviação. Légua ( league) : Se originou como sendo a distância que uma pessoa pode caminhar uma hora. Légua marítima: Surgiu como sendo a distância máxima que um observador de altura média pode enxergar estando ao nível do mar.

5 1 polegada (1")0,0254 mpolegada 1 pé (1')0,304799 mpé 1 jarda (1 yd)0,914399 mjarda 1 légua6600 mlégua 1 milha terrestre1609,3 mmilha terrestre 1 milha marítima1852 mmilha marítima 1 braça2,2 mbraça 1 corrente 20,1168 m 1 tarefa (AL, SE)3053 mtarefa 1 tarefa (MG)3630 mtarefa 1 tarefa (BA)4356 mtarefa 1 tarefa (CE)3630 mtarefa 1 vara2,96 mvara

6 Triangulação (GPS) Triangulação 2D: 27 satélites em órbita(24 em operação); Vista de 4 satélites a qualquer hora em qualquer lugar.

7 Triangulação 3D: Esferas ao invés de círculos; Esfera->círculo->2 pontos (1 no espaço);

8 Como se realiza a medição? 1)Satélite transmite padrão; 2)Receptor(GPS) produz o mesmo padrão (ao mesmo horário); 3)Atraso entre os sinais dá a distância; *Sincronização entre relógios!

9 Paralaxe: Conhecendo distância entre A e B e o ângulo envolvido, se conhece a distância até C. Quanto maior a distância entre AB e C, mais esticado o triângulo, e mais desvios. Mede-se a variação da posição de C em relação ao fundo de estrelas, a partir de A e B.

10 Paralaxe:

11 Como medir? Microscopia! Scanning Tunneling Microscope (Microscópio de Corrente de Tunelamento) Atomic Force Microscope (Microscópio de Força Atômica)

12 STM: Criado em 1981; Aplica-se tensão em uma agulha microscópica; Mede-se a variação da altura entre a agulha e a superfície; O sistema ajusta a altura para manter a corrente constante;

13 STM: Vantagens: Precisão: 0,1 nm (lateral) e 0.01 nm profundidade; Manipulação individual de átomos; (vídeo IBM: http://www.youtube.com/watch?v=oSCX78-8-q0) http://www.youtube.com/watch?v=oSCX78-8-q0 Desvantagens: Como funciona através do efeito quântico de tunelamento, só funciona para medições da ordem de alguns nanômetros;

14 AFM: Surgiu em 1986; Utiliza uma sonda mecânica para mapear a superfície; Mede a força de atração ou repulsão entre a sonda e a amostra, através da deflexão de um feixe de laser incidente;

15 AFM: Modos de Detecção: Modo de Contato: Mantém a ponta da sonda a uma pequena distância (alguns angstrom) da superfície, fazendo um leve contato, e mantêm-se a força de repulsão constante, e mede-se um sinal de feedback proporcional ao ruído. Modo de Não-Contato: Ponta a dezenas de angstrom da superfície, e oscila com uma frequência diferente da de ressonância, sendo possível medir as forças de van der waals entre a ponta e a superfície. Modo de Contato Intermitente: A ponta toca suavemente a amostra, sem força de atrito, e mede-se a amplitude de oscilação, com frequência próxima à de ressonância.

16 AFM: Vantagens: Imagem 3D; Funciona também com isolantes; Alta resolução; Baixo tempo de análise. Funciona em diversos ambientes, como atmosfera ou líquido. Desvantagens: Limitação na velocidade; Alterações na superfície pelo movimento da ponteira; Muito sensível à vibrações externas.

17 http://pt.wikipedia.org/wiki/Metro http://pt.wikipedia.org/wiki/Polegada http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9_(unidade) http://pt.wikipedia.org/wiki/Jarda http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A9gua http://pt.wikipedia.org/wiki/Milha_terrestre http://pt.wikipedia.org/wiki/Milha_mar%C3%ADtima http://pt.wikipedia.org/wiki/Bra%C3%A7a http://pt.wikipedia.org/wiki/Vara http://matematicafernando.blogspot.com.br/2009/11/o-metro- uma-longa-historia.html http://matematicafernando.blogspot.com.br/2009/11/o-metro- uma-longa-historia.html http://www.brasilescola.com/matematica/polegadas.htm http://seteirmas.wordpress.com/2012/06/06/medicoes- astronomicas/ http://seteirmas.wordpress.com/2012/06/06/medicoes- astronomicas/ http://informatica.hsw.uol.com.br/receptores-gps.htm http://en.wikipedia.org/wiki/Scanning_tunneling_microscope http://en.wikipedia.org/wiki/Atomic_force_microscopy http://pt.wikipedia.org/wiki/Microscopia_de_for%C3%A7a_at%C3 %B4mica http://pt.wikipedia.org/wiki/Microscopia_de_for%C3%A7a_at%C3 %B4mica

18 FIM!


Carregar ppt "Ítalo Martins Oyarzabal. Metro (m): 1789:o governo francês pede à Academia Francesa de Ciências para criar um sistema de medidas baseado em uma constante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google