A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Distância e Comprimento -Definições, História e Medições

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Distância e Comprimento -Definições, História e Medições"— Transcrição da apresentação:

1 Distância e Comprimento -Definições, História e Medições
Ítalo Martins Oyarzabal

2 História das Unidades Metro (m):
1789:o governo francês pede à Academia Francesa de Ciências para criar um sistema de medidas baseado em uma constante não arbitrária. 1792: Grupo de físicos, astrônomos e agrimensores define metro como 1/40 000 000 da circunferência da Terra e também um intervalo de graus do meridiano terrestre. Criou-se um protótipo internacional Em platina iridiana (metro-padrão). Posteriormente, adotou-se o metro como sendo a distância percorrida pela luz durante 1/ segundo. 1928: Metro adotado no Brasil.

3 História das Unidades Polegada (in,inch) :
Origem no século XVI, com o rei inglês Eduardo I, consistindo na distância entre a base da unha e a ponta do dedo polegar. Atuamente, a polegada é utilizada medindo-se através do dedo mindinho. Televisores, computadores. Jarda (yd, yard) : Originalmente, era a medida do cinturão masculino. Já no século XII, com o rei Henrique I, da Inglaterra, se media a distância entre seu nariz e o polegar de seu braço estendido, medida até hoje usada. Futebol americano.

4 História das Unidades Pé (ft, foot) :
Origem na Suméria, onde uma definição foi gravada na estátua de Gudéia da cidade de Lagash, por volta de 2575 AC. Aviação. Légua ( league) : Se originou como sendo a distância que uma pessoa pode caminhar uma hora. Légua marítima: Surgiu como sendo a distância máxima que um observador de altura média pode enxergar estando ao nível do mar.

5 Conversão de Unidades:
1 polegada (1")0,0254 m 1 pé (1')0, m 1 jarda (1 yd)0, m 1 légua6600 m 1 milha terrestre1609,3 m 1 milha marítima1852 m 1 braça2,2 m 1 corrente 20,1168 m 1 tarefa (AL, SE)3053 m 1 tarefa (MG)3630 m 1 tarefa (BA)4356 m 1 tarefa (CE)3630 m 1 vara2,96 m

6 Distâncias Astronômicas
Triangulação (GPS) Triangulação 2D: 27 satélites em órbita(24 em operação); Vista de 4 satélites a qualquer hora em qualquer lugar.

7 Distâncias Astronômicas
Triangulação 3D: Esferas ao invés de círculos; Esfera->círculo->2 pontos (1 no espaço);

8 Distâncias Astronômicas
Como se realiza a medição? 1)Satélite transmite padrão; 2)Receptor(GPS) produz o mesmo padrão (ao mesmo horário); 3)Atraso entre os sinais dá a distância; *Sincronização entre relógios!

9 Distâncias Astronômicas
Paralaxe: Conhecendo distância entre A e B e o ângulo envolvido, se conhece a distância até C. Quanto maior a distância entre AB e C, mais “esticado” o triângulo, e mais desvios. Mede-se a variação da posição de C em relação ao fundo de estrelas, a partir de A e B.

10 Distâncias Astronômicas
Paralaxe:

11 Distâncias Atômicas Como medir? Microscopia!
Scanning Tunneling Microscope (Microscópio de Corrente de Tunelamento) Atomic Force Microscope (Microscópio de Força Atômica)

12 Distâncias Atômicas STM: Criado em 1981;
Aplica-se tensão em uma agulha microscópica; Mede-se a variação da altura entre a agulha e a superfície; O sistema ajusta a altura para manter a corrente constante;

13 Distâncias Atômicas STM: Vantagens:
Precisão: 0,1 nm (lateral) e 0.01 nm profundidade; Manipulação individual de átomos; (vídeo IBM: Desvantagens: Como funciona através do efeito quântico de tunelamento, só funciona para medições da ordem de alguns nanômetros;

14 Distâncias Atômicas AFM: Surgiu em 1986; Utiliza uma sonda mecânica
para mapear a superfície; Mede a força de atração ou repulsão entre a sonda e a amostra, através da deflexão de um feixe de laser incidente;

15 Distâncias Atômicas AFM: Modos de Detecção: Modo de Contato:
Mantém a ponta da sonda a uma pequena distância (alguns angstrom) da superfície, fazendo um leve contato, e mantêm-se a força de repulsão constante, e mede-se um sinal de feedback proporcional ao ruído. Modo de Não-Contato: Ponta a dezenas de angstrom da superfície, e oscila com uma frequência diferente da de ressonância, sendo possível medir as forças de van der waals entre a ponta e a superfície. Modo de Contato Intermitente: A ponta toca suavemente a amostra, sem força de atrito, e mede-se a amplitude de oscilação, com frequência próxima à de ressonância.

16 Distâncias Atômicas AFM: Vantagens: Imagem 3D;
Funciona também com isolantes; Alta resolução; Baixo tempo de análise. Funciona em diversos ambientes, como atmosfera ou líquido. Desvantagens: Limitação na velocidade; Alterações na superfície pelo movimento da ponteira; Muito sensível à vibrações externas.

17 Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Metro
uma-longa-historia.html astronomicas/ %B4mica

18 FIM!


Carregar ppt "Distância e Comprimento -Definições, História e Medições"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google