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Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha Titular da Secretaria de.

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1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha Titular da Secretaria de Avaliação Institucional – UFRGS Enade As Provas das Engenharias

2 Apresentar informações de interesse à comunidade acadêmica sobre o Exame de Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade Divulgar informações sobre a realização das provas das áreas que participam do Enade 2011 Discussão sobre a natureza da avaliação dos cursos através do Enade Objetivos da Apresentação

3 Trata-se de uma obrigação de Estado implicitamente prevista na Constituição, pois é função do mesmo zelar pela Qualidade da Educação É também um compromisso de Estado, assumido pelo país diante de organismos internacionais (ONU), atividade afeta ao Sistema Educacional do país Não se trata, portanto, de imposição de Programa de Governo Aplica-se a todos os níveis de Ensino Educação envolve Ensino, Pesquisa e Extensão Os instrumentos de avaliação são definidos em legislação Por que o governo avalia a Educação ?

4 Para as instituições e estudantes abrangidos pelo Sistema Federal de Educação, através do SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Lei Federal nº 10861/04 Sistema Federal de Educação Superior: compõe- se das instituições públicas federais e de todas as instituições privadas ( estaduais não fazem parte) Foco no subsídio à captação de informações para geração de políticas educacionais. Respeito à diversidade das instituições atuantes em educação superior (IES). Integração da Avaliação da Educação Superior em todos os seus níveis (graduação e e pós- graduação). Como é feita esta avaliação na Educação Superior ?

5 Formas de avaliação da Educação Superior no SINAES: Avaliação institucional Auto-avaliação institucional Avaliação institucional externa (avaliadores Inep) Avaliação da Graduação: ACG - avaliação externa de cursos de graduação (avaliadores Inep) ENADE (avalia os cursos indiretamente, através da avaliação direta dos alunos) Avaliação da Pós-Graduação: Avaliação de Programas de Pós-Graduação (avaliadores CAPES) Quais os instrumentos de avaliação do SINAES ?

6 Legislação: O ENADE está previsto na própria lei do SINAES Anualmente, são editadas portarias regulatórias específicas do exame daquele ano, estabelecendo prescrições sobre itens tais como os seguintes: Procedimentos que o MEC/Inep adotará para a prova do ano Definição das áreas que serão examinadas no ano Estabelecimento das comissões de assessoramento das diversas áreas que prestarão o exame ENADE - Fundamentos

7 Legislação (portarias / continuação ): Estabelecimento das comissões de assessoramento das diversas áreas que prestarão o exame Essas comissões, por sua vez, estabelecem as prescrições da prova de cada área, a qual será, depois, elaborada por uma empresa contratada para esta finalidade e também responsável pela sua aplicação em todo o país Observação importante: As comissões de assessoramento somente têm acesso à prova após a sua aplicação aos estudantes Até esta aplicação, as comissões vêem apenas algumas questões-espelho ENADE - Fundamentos

8 Legislação (portarias / continuação ): Estabelecimento das diretrizes da prova, conforme uma parte das prescrições elaboradas pelas comissões Há uma parte das prescrições que é pública (tornadas portarias); outra parte é entregue exclusivamente à agência que elaborará as provas (sigilosas) O contato entre a comissão e a banca proposta pela empresa que elabora e aplica a prova dá-se exclusivamente na pessoa do presidente desta banca A comissão não conhece os demais membros da banca; porém, estabelece os critérios para que a pessoa possa ser membro desta banca (verificação é feita pelo próprio Inep) ENADE - Fundamentos

9 Diferenças entre os princípios de avaliação do ENADE e do ENC (Provão): ENADE avaliação dinâmica: avalia o processo (e o produto) é mais justo com a IES que recebe alunos menos qualificados permite avaliar um número bem maior de cursos, em menos tempo ENC (Provão) avaliava somente o produto (avaliação estática) é mais favorável à IES que recebe o estudante de nível médio mais bem preparado ENADE - Fundamentos

10 Componente pedagógica: Avaliação do ganho de valor (análise de mudança) obtido pela exposição do estudante à Educação provida pela IES Tem de ser avaliado o mesmo grupo de estudantes na condição inicial de ingressantes e na condição final de concluintes Avaliação do processo e do produto final Componente psicométrica: Provas têm de ser pautadas pelo princípio da comparabilidade Necessidade de avaliar a entrada e a saída do processo Intervalo de tempo padrão: 3 anos ENADE - nova proposta de avaliação por exame

11 Ingressantes Concluintes 2011 ENADE – Análise de Mudança Aquisição de Competências Desenvolvimento de Habilidades Qual a efetiva influência da educação recebida pelo estudante no processo de aprendizado ? Processo de Aprendizado Ação da IES ?

12 O Enade provê os seguintes resultados: Nota do estudante: é secreta e é fornecida apenas ao estudante, mediante senha, não sendo divulgada publicamente ou utilizada para qualquer finalidade Nota do curso, calculada de forma relativa (ao desempenho geral de todos os participantes da prova num determinado tipo de curso) Esta nota é transformada num conceito, numa escala de 1 a 5 (Conceito do Curso) Projeção esperada para a nota do curso, calaculada através de um índice, o IDD Este IDD é transformado, também, num conceito, numa escala de 1 a 5 (Conceito-IDD) Avaliação do questionário sócio-econômico para o curso Avaliação do questionário preenchido pelo coordenador do curso ENADE – resultados

13 O INEP em 2011 seleciona os alunos concluintes de cada curso, com base em critérios estatísticos e nas definições de inscrição adotadas pelo ENADE: O INEP em 2011 seleciona os alunos concluintes de cada curso, com base em critérios estatísticos e nas definições de inscrição adotadas pelo ENADE: estudantes do primeiro ano dos cursos (ingressantes): estudantes do primeiro ano dos cursos (ingressantes): aqueles que tenham iniciado o curso com matrícula no ano de realização do ENADE aqueles que tenham iniciado o curso com matrícula no ano de realização do ENADE esses estudantes estão dispensados da participação na prova deste ano. Portanto, a sua dispensa será exibida por meio da funcionalidade Estudantes não-selecionados, sendo inviabilizada a possibilidade de opção pessoal do estudante ingressante pela participação no Enade ENADE – Elementos do desenho da amostra

14 O INEP em 2011 seleciona os alunos concluintes de cada curso, com base em critérios estatísticos e nas definições de inscrição adotadas pelo ENADE: O INEP em 2011 seleciona os alunos concluintes de cada curso, com base em critérios estatísticos e nas definições de inscrição adotadas pelo ENADE: estudantes de último ano dos cursos (concluintes): estudantes de último ano dos cursos (concluintes): aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso no ano de realização do ENADE, assim como os que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES. aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso no ano de realização do ENADE, assim como os que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES. a avaliação do ganho (análise de mudança) advém do desempenho comparado entre o mesmo grupo de estudantes nas condições de ingressantes e de concluintes a avaliação do ganho (análise de mudança) advém do desempenho comparado entre o mesmo grupo de estudantes nas condições de ingressantes e de concluintes ENADE – Elementos do desenho da amostra

15 O INEP em 2011 seleciona os alunos concluintes de cada curso, com base em critérios estatísticos e nas definições de inscrição adotadas pelo ENADE: O INEP em 2011 seleciona os alunos concluintes de cada curso, com base em critérios estatísticos e nas definições de inscrição adotadas pelo ENADE: Em resumo: Em resumo: Ingressantes são inscritos no exame, mas não comparecem, não fazem a prova. Ingressantes são inscritos no exame, mas não comparecem, não fazem a prova. Dados dos ingressantes obtidos com o ENEM serão utilizados na avaliação do ENADE do curso. Dados dos ingressantes obtidos com o ENEM serão utilizados na avaliação do ENADE do curso. Concluintes são inscritos e estão obrigados a comparecer ao exame. Concluintes são inscritos e estão obrigados a comparecer ao exame. ENADE – Elementos do desenho da amostra

16 Exame apenas aos concluintes de cada curso São 40 questões, a resolver em 4h00min. Há uma parte da prova (primeiras 10 questões), comum a todos os estudantes que prestam o exame, independentemente do seu curso: avaliação de formação geral; esta parte da prova tem peso de 25% sobre a nota O restante da prova (30 questões) destina-se à avaliação dos conteúdos, habilidades e competências inerentes à área do curso; com peso de 75% sobre a nota Há tanto questões discursivas, quanto de múltipla escolha, podendo ambas serem de grau baixo, médio ou elevado de dificuldade. O peso relativo de cada tipo de questão na prova varia de acordo com a deliberação de cada comissão de assessoramento, não podendo, porém, ultrapassar os 5% por questão. ENADE – Elementos do desenho da Prova

17 O comparecimento do estudante concluinte selecionado é obrigatório para que a prova tenha validade estatística, já que a nota é relativa (e não, absoluta) Por isso, a lei obriga ao comparecimento (para estudantes concluintes selecionados)! ENADE – Comparecimento à Prova

18 Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular de anos anteriores do Enade, inscritos no Enade 2011, nos termos da Portaria Normativa Nº 8/2011, serão dispensados da prova a ser aplicada em 2011 e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo INEP. Assim, a lista de estudantes inscritos, gerada pelo sistema de inscrição do ENADE, constitui requisito suficiente para comprovar a regularidade dos estudantes em tela junto ao ENADE O relatório de regularidade junto ao ENADE, a ser emitido pelo Inep em dezembro, ratificará a dispensa já atribuída aos estudantes irregulares.

19 Arquitetura e Urbanismo Artes Visuais (licenciatura) Ciências Sociais Biologia Computação Educação Física (licenciatura) Filosofia Física Geografia História Letras Matemática Música (licenciatura) Pedagogia (licenciatura) Química Engenharia (todos os ramos) ENADE 2011: Cursos participantes

20 Cursos Superiores de Tecnologia (Tecnólogos): Alimentos Construção de Edifícios Automação Industrial Gestão da Produção Industrial Manutenção Industrial Processos Químicos Fabricação Mecânica Analise e Desenvolvimento de Sistemas Redes de Computadores Saneamento Ambiental ENADE 2011: Cursos participantes

21 O Enade é baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos (inclusive, para efeito de divisão das áreas em que são realizadas as diferentes provas) As DCN estão baseadas em conceitos da Psicopedagogia A atividade docente é baseada no ato de avalizar o processo cognitivo por parte do estudante, isto é, em se garantir que o estudante, efetivamente, aprendeu Aprender, aqui, significa desenvolver atitudes, habilidades e competências no eventual contexto da assimilação de conteúdos Enade – Fundamentos Psicopedagógicos

22 Por isso, é necessário conhecer algumas definições subjacentes à prova, advindas da Psicopedagogia: Atitude – predisposição à execução de alguma atividade com determinado padrão de recorrência. Habilidade – domínio do uso do intelecto (eventualmente, agregado à destreza) de modo a executar tarefas específicas. Competência – capacidade de execução de atividades compostas pela execução de várias tarefas (requerendo, portanto, a presença de múltiplas habilidades ). Enade – Fundamentos Psicopedagógicos

23 A formação da competência supõe a assimilação de saberes e requer a existência de habilidades e a presença de atitudes previamente desenvolvidas Habilidade Atitude + Formação da Competência Assimilação de Conhecimento + Enade – Fundamentos psicopedagógicos =

24 Como consequência desses conceitos e da legislação vigente, a prova do ENADE não é uma prova meramente conteudista, mas, sim, uma prova destinada a avaliar habilidades, atitudes e conteúdos, de forma a culminar com a formação de competências! Assim, o conjunto das questões da prova é elaborado de modo a que todo o conjunto de competências que se espera desenvolver nos egressos da área (previstas nas DCN) sejam cobertos. Enade – Fundamentos Psicopedagógicos

25 Todos os ramos de Engenharia prestaram exame em 2008 e o repetirão em 2011 A divisão inicial dos grupos foi acertada pelo INEP com membros da ABENGE e da ABEPRO (entidades ligadas ao ensino de Engenharia) convocados para reunião em dezembro/2004, com esta finalidade Dificuldade: mais de 1300 cursos e cerca de 50 especialidades Divisão em 8 grupos: 7 grupos de Engenharia compostos por cursos que efetivamente seguem as diretrizes curriculares da Engenharia Grupo VIII: cursos que têm a denominação de Engenharia, mas que, na realidade, não seguem as diretrizes curriculares da área de Engenharia Engenharia agrícola e florestal, enquadrados nas ciências da terra, inclusive, de certo modo, remanescentes do ENADE 2004, 2007 ENADE: participam todas as Engenharias

26 Enade - Grupos da Engenharia – previsão inicial GrupoCURSOS I Civil, Geológica, Cartográfica, Recursos Hídricos, Sanitária, Agrimensura II Elétrica, Computação, Industrial Elétrica, Eletrotécnica, Comunicações, Redes de Comunicação, Eletrônica, Mecatrônica, Controle e Automação, Telecomunicações III Mecânica, Industrial Mecânica, Aeroespacial, Aeronáutica, Automotiva, Naval IV Química, Bioquímica, Biotecnologia, Industrial Química, Alimentos, Têxtil V Materiais, Metalúrgica, Materiais – Plástico, Eng. Física VI Produção, Industrial, Produção Mecânica, Produção Elétrica, Produção Química, Produção Têxtil, Produção de Materiais, Produção Civil VII Ambiental, Minas, Petróleo, Industrial Madeireira, Engenharia VIII Agrícola, Florestal, Pesca Total

27 Tipo de questões respondidas pelos estudantes que realizarão as provas dos Grupos I à VII da Engenharia: Formação geral: 10 questões (comuns a todas as áreas de conhecimento a prestarem exame, não apenas a Engenharia) Formação geral em Engenharia: 10 questões referentes aos conteúdos básicos de Engenharia (cf. Diretrizes Curriculares da Engenharia) Questões comuns ao Grupo: 20 questões referentes aos conteúdos profissionalizantes (inclusive, específicos) comuns a cada um dos grupos Questões da especialidade: dessas 20, 5 questões poderão contemplar cada especialidade dentro do grupo (caso dos grupos da Eng. Civil, Eng. Elétrica, Eng. Química e Eng. de Materiais, além do Grupo VII). Enade – A Prova da Engenharia

28 Engenharia (Grupo I) 10/conhecimentos gerais + 10/ conhecimentos gerais de engenharia + 15/civil + 5/especialidade Engenharia (Grupo II) 10/conhecimentos gerais + 10/ conhecimentos gerais de engenharia + 15/elétrica + 5/especialidade Engenharia (Grupo III) Engenharia (Grupo III) 10/conhecimentos gerais + 10/ conhecimentos gerais de engenharia + 20/mecânica Engenharia (Grupo IV) Engenharia (Grupo IV) 10/conhecimentos gerais + 10/ conhecimentos gerais de engenharia + 15/química + 5/especialidade Engenharia (Grupo V) Engenharia (Grupo V) 10/conhecimentos gerais + 10/ conhecimentos gerais de engenharia + 15/materiais + 5/especialidade Engenharia (Grupo VI) Engenharia (Grupo VI) 10/conhecimentos gerais + 10/ conhecimentos gerais de engenharia + 20/produção Engenharia (Grupo VII) Engenharia (Grupo VII) 10/conhecimentos gerais + 10/ conhecimentos gerais de engenharia + 15/engenharia (genérica) + 5/especialidade Enade – A Prova da Engenharia

29 Conteúdos comuns a todos os cursos participantes do ENADE 2011 (inclusive, cursos de Engenharia): 10 questões referentes à formação geral Conteúdos abordados: arte e cultura; avanços tecnológicos; ciência, tecnologia e inovação; democracia, ética e cidadania; ecologia/biodiversidade; globalização e geopolítica; políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, transporte, segurança, defesa, desenvolvimento sustentável; relações de trabalho; responsabilidade social: setor público, privado, terceiro setor; sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão/exclusão, relações de gênero; tecnologias de Informação e Comunicação; vida urbana e rural; violência. Enade – A Prova da Engenharia

30 Distribuição dos pesos das 10 questões do componente de Formação Geral (FG): 7 questões objetivas: 85% da nota do componente FG 3 questões discursivas: 15% da nota do componente FG Enade – A Prova da Engenharia

31 Forma de abordagem: situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas Habilidades a serem examinadas: analisar, sintetizar, criticar, deduzir, construir hipóteses, estabelecer relações, fazer comparações, detectar contradições, decidir, organizar, trabalhar em equipe e administrar conflitos. Competências a serem examinadas: ética profissional e compromisso com a sociedade Competências a serem examinadas nas questões discursivas: (construção de texto com) clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, adequação de vocabulário e correção gramatical. Enade – A Prova da Engenharia

32 Questões comuns a todos os cursos de Engenharia participantes do ENADE 2011 (exclusivamente, para os cursos de Engenharia dos Grupos I a VII): 10 questões referentes a conhecimentos gerais em Engenharia, conforme diretrizes curriculares das Engenharias (Resolução C.N.E./C.E.S. 11/2002) Tópicos abordados: Matemática; Física; Informática; Expressão Gráfica; Fenômenos de Transporte; Mecânica dos Sólidos; Eletricidade Aplicada; Química; Ciência e Tecnologia dos Materiais; Administração; Economia; Ciências do Ambiente; Comunicação e Expressão; Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania; Metodologia Científica e Tecnológica. Forma de abordagem: caracterização de situações típicas de problemas de Engenharia (aliás, regra geral que foi proposta às bancas que elaboraram as provas das Engenharias, para todas as questões propostas) Enade – A Prova da Engenharia

33 Habilidades & Competências examinadas no contexto de cada ramo de Engenharia (cf. diretrizes curriculares das Engenharias): aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia identificar, formular e resolver problemas de engenharia desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas supervisionar a operação e a manutenção de sistemas Enade – A Prova da Engenharia

34 avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica atuar em equipes multidisciplinares compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia assumir a postura de permanente busca de atualização profissional Enade – A Prova da Engenharia

35 Conforme Art. 6º § 3º das Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharia, são considerados conteúdos profissionalizantes dos cursos de Engenharia, a serem incluídos nos mesmos conforme as suas especificidades e perfil pretendido para o egresso: Algoritmos e Estruturas de Dados Algoritmos e Estruturas de Dados Bioquímica Bioquímica Ciência dos Materiais Ciência dos Materiais Circuitos Elétricos Circuitos Elétricos Circuitos Lógicos Circuitos Lógicos Compiladores Compiladores Construção Civil Construção Civil Controle de Sistemas Dinâmicos Controle de Sistemas Dinâmicos Conversão de Energia Conversão de Energia Eletromagnetismo Eletromagnetismo Eletrônica Analógica e Digital Eletrônica Analógica e Digital Engenharia do Produto Engenharia do Produto Ergonomia e Segurança do Trabalho Ergonomia e Segurança do Trabalho Estratégia e Organização Estratégia e Organização Físico-química Físico-química Enade – A Prova da Engenharia

36 Geoprocessamento Geoprocessamento Geotecnia Geotecnia Gerência de Produção Gerência de Produção Gestão Ambiental Gestão Ambiental Gestão Econômica Gestão Econômica Gestão de Tecnologia Gestão de Tecnologia Hidráulica, Hidrologia Aplicada e Saneamento Básico Hidráulica, Hidrologia Aplicada e Saneamento Básico Instrumentação Instrumentação Máquinas de fluxo Máquinas de fluxo Matemática discreta Matemática discreta Materiais de Construção Civil Materiais de Construção Civil Materiais de Construção Mecânica Materiais de Construção Mecânica Materiais Elétricos Materiais Elétricos Mecânica Aplicada Mecânica Aplicada Métodos Numéricos Métodos Numéricos Microbiologia Microbiologia Mineralogia e Tratamento de Minérios Mineralogia e Tratamento de Minérios Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas Operações Unitárias Operações Unitárias Enade – A Prova da Engenharia

37 Organização de computadores Organização de computadores Paradigmas de Programação Paradigmas de Programação Pesquisa Operacional Pesquisa Operacional Processos de Fabricação Processos de Fabricação Processos Químicos e Bioquímicos Processos Químicos e Bioquímicos Qualidade Qualidade Química Analítica Química Analítica Química Orgânica Química Orgânica Reatores Químicos e Bioquímicos Reatores Químicos e Bioquímicos Sistemas Estruturais e Teoria das Estruturas Sistemas Estruturais e Teoria das Estruturas Sistemas de Informação Sistemas de Informação Sistemas Mecânicos Sistemas Mecânicos Sistemas operacionais Sistemas operacionais Sistemas Térmicos Sistemas Térmicos Tecnologia Mecânica Tecnologia Mecânica Telecomunicações Telecomunicações Termodinâmica Aplicada Termodinâmica Aplicada Topografia e Geodésia Topografia e Geodésia Transporte e Logística Transporte e Logística Enade – A Prova da Engenharia

38 Questões comuns apenas ao Grupo I: 15 questões referentes aos conteúdos profissionalizantes das diretrizes curriculares mais especificamente relacionados com a Engenharia Civil Tópicos abordados: construção Civil e/ou Qualidade; fundações ou Obras de Terra; geologia de Engenharia; gestão Ambiental; gestão Econômica; hidráulica; hidrologia Aplicada; legislação Profissional; materiais de Construção Civil; mecânica dos Solos; obras de infraestrutura; pavimentação; saneamento Básico e/ou Ambiental; segurança do Trabalho; sistemas Estruturais; sistemas Prediais; tecnologia da Construção Civil; teoria das Estruturas; topografia e/ou Geoprocessamento; transporte e/ou Logística; uso de Novos Materiais e/ou Sustentabilidade na Engenharia Civil. Engenharia – Prova do Grupo I

39 Questões da especialidade: 5 questões, a contemplarem tópicos específicos de cada especialidade. Especialidades: Engenharia Sanitária: Hidráulica; Biologia e Microbiologia Sanitária; Bioquímica; Química Orgânica; Saneamento Básico e Ambiental; Mecânica dos Solos; Sistemas Estruturais; Climatologia; Direito e Legislação Ambiental; Controle da Poluição Ambiental. Engenharia Cartográfica: Cartografia; Astronomia de Campo; Sensoreamento remoto; Geofísica; Fotogrametria e Fotointerpretação; Sistemas de Informações Geográficas; Desenho Topográfico e Cartográfico; Saneamento Básico e Ambiental; Transportes; Legislação Cartográfica. Engenharia – Prova do Grupo I

40 Engenharia Geológica: Química Orgânica; Físico-Química; Geoquímica; Paleontologia; Mineralogia; Sedimentologia; Geologia Estrutural; Estratigrafia; Geofísica; Petrologia; Geologia Econômica. Engenharia Hídrica: Hidráulica; Biologia e Microbiologia Sanitária; Bioquímica; Transporte e meios de Navegação; Hidrologia Fluvial e Subterrânea; Irrigação e Drenagem; Sistemas e Circuitos Hidráulicos; Aproveitamento Hidroelétrico; Saneamento Básico e Ambiental; Controle da Poluição Ambiental. Engenharia – Prova do Grupo I

41 Engenharia de Agrimensura: Astronomia de Campo; Hidráulica; Saneamento Básico e Ambiental; Mecânica dos Solos; Fotogrametria e Fotointerpretação; Cartografia; Transportes; Desenho Topográfico e Cartográfico; Loteamento e cadastro Técnico municipal; Direito Agrário e Legislação. Engenharia – Prova do Grupo I

42 Questões comuns apenas ao Grupo II: 15 questões referentes aos conteúdos profissionalizantes das diretrizes curriculares mais especificamente relacionados com a Engenharia Elétrica Tópicos abordados: Circuitos elétricos; Circuitos lógicos; Conversão de energia; Eletromagnetismo; Eletrônica analógica; Eletrônica digital; Sinais e sistemas; Materiais elétricos; Métodos numéricos. Engenharia – Prova do Grupo II

43 Questões da especialidade: 5 questões, a contemplarem tópicos específicos de cada especialidade. Especialidades: Computação: e estrutura de dados; Organização de computadores; Redes de computadores; Sistemas de informação; Sistemas operacionais. Controle e automação: Controle de sistemas dinâmicos; Modelagem, análise e simulação de sistemas; Robótica; Sistemas lineares e não lineares; Automação industrial. Eletrônica: Instrumentação; Sistemas digitais; Processamento de sinais de áudio e vídeo; Circuitos eletrônicos; Dispositivos semicondutores. Engenharia – Prova do Grupo II

44 Eletrotécnica : Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; Máquinas elétricas; Modelagem e análise de sistemas de potência; Instalações elétricas; Acionamentos elétricos. Telecomunicações : Transmissão digital da informação; Antenas e propagação; Sistemas de comunicação; Redes de comunicação de dados; Telefonia. Engenharia – Prova do Grupo II

45 Questões comuns apenas ao Grupo III: 20 questões referentes aos conteúdos profissionalizantes das diretrizes curriculares mais especificamente relacionados com a Engenharia Mecânica Tópicos abordados: Ciência dos Materiais; Controle de Sistemas Dinâmicos; Engenharia do Produto; Ergonomia e Segurança do Trabalho; Instrumentação; Máquinas de Fluxo; Materiais de Construção Mecânica; Mecânica Aplicada; Métodos Numéricos; Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas; Processos de Fabricação; Qualidade; Sistemas Mecânicos; Sistemas Térmicos; Tecnologia Mecânica; Termodinâmica Aplicada. Engenharia – Prova do Grupo III

46 Obs.: (as especialidades não tiveram questões específicas dentro do Grupo III) Industrial Mecânica Industrial Mecânica Aeroespacial Aeroespacial Aeronáutica Aeronáutica Automotiva Automotiva Naval Naval Engenharia – Prova do Grupo III

47 Questões comuns apenas ao Grupo IV: 15 questões referentes aos conteúdos profissionalizantes das diretrizes curriculares mais especificamente relacionados com a Engenharia Química Tópicos abordados: Mecânica dos fluidos, transferência de calor e transferência de massa; Termodinâmica física; Termodinâmica química; Cinética homogênea, cinética heterogênea e cálculo de reatores; Operações Unitárias em sistemas particulados; Operações Unitárias com transferência de calor e de massa; Processos industriais (balanços de massa e de energia, análise de processos, sem focar nos processos unitários específicos). Engenharia – Prova do Grupo IV

48 Questões da especialidade: 5 questões, a contemplarem tópicos específicos de cada especialidade. Especialidades: Engenharia de Alimentos: Preservação, conservação e distribuição de alimentos; Higiene e segurança alimentar; Embalagens; Pré-processamento e processamento de alimentos; Controle de qualidade em alimentos; Química, bioquímica e microbiologia de alimentos Engenharia Bioquímica: Bioquímica; Microbiologia industrial; Engenharia Bioquímica; Bioprocessos Engenharia de Biotecnologia: Bioquímica; Microbiologia industrial; Engenharia Bioquímica; Bioprocessos Engenharia Têxtil: Processos específicos da indústria têxtil Engenharia – Prova do Grupo IV

49 Habilidades adicionalmente examinadas pela prova do Grupo IV: iniciativa e atitude; capacidade de raciocínio lógico e abstrato; capacidade analítica e de síntese; capacidade de lidar com o fracasso; visão integradora; capacidade em fragmentar para resolver problemas; capacidade crítica; capacidade de ação transformadora; capacidade de fazer analogias a partir de fundamentação básica; capacidade de obtenção e sistematização de informações Engenharia – Prova do Grupo IV

50 Questões comuns apenas ao Grupo V: 15 questões referentes aos conteúdos profissionalizantes das diretrizes curriculares mais especificamente relacionados com a Engenharia de Materiais Tópicos abordados: Ciência dos Materiais (nas classes dos materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos, dando ênfase aos seguintes conteúdos: ligações químicas e suas relações com propriedades dos materiais; sólidos cristalinos e amorfos; solidificação; difusão; diagramas de fases; defeitos cristalinos; mecanismos de endurecimento; mecanismos de tenacificação; propriedades mecânicas; transformações de fases; seleção de materiais; processamento de materiais; caracterização de materiais). Engenharia – Prova do Grupo V

51 Físico-química e termodinâmica aplicada. Mineralogia e Tratamento de Minérios. Operações Unitárias. Processos de Fabricação. Química Orgânica. Análise de falhas. Reologia. Metalurgia extrativa Questões de especialidade: 5 questões, a contemplarem tópicos específicos de cada especialidade. Especialidades / tópicos: Materiais metálicos Materiais cerâmicos Materiais poliméricos Engenharia Metalúrgica Engenharia – Prova do Grupo V

52 Questões comuns apenas ao Grupo VI: 20 questões referentes aos conteúdos profissionalizantes das diretrizes curriculares mais especificamente relacionados com a Engenharia de Produção Tópicos abordados: Gestão da Produção, Gestão da Qualidade, Gestão Econômica, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Gestão do Produto, Pesquisa Operacional, Gestão Estratégica e Organizacional, Gestão do Conhecimento, Gestão Ambiental Engenharia – Prova do Grupo VI

53 Questões comuns apenas ao Grupo VII: 15 questões referentes aos conteúdos profissionalizantes das diretrizes curriculares relacionados com os diversos cursos listados neste grupo Tópicos abordados: Ciência dos Materiais; Conversão de Energia; Estratégia e Organização; Gestão Ambiental; Gestão Econômica; Gestão Tecnológica; Mecânica Aplicada; Modelagem, Análise e Simulação de Processos; Segurança do Trabalho Engenharia – Prova do Grupo VII

54 Questões específicas dos diversos cursos: 5 questões. Cursos e tópicos correspondentes: Engenharia Ambiental: Climatologia e Meteorologia; Controle de Poluição; Ecologia Aplicada; Estudo e Análise de Impactos Ambientais; Legislação Ambiental; Processos Biotecnológicos; Recuperação de Áreas Poluídas e Degradadas; Tratamento e Reaproveitamento de Efluentes e Resíduos Sólidos. Engenharia Ambiental: Climatologia e Meteorologia; Controle de Poluição; Ecologia Aplicada; Estudo e Análise de Impactos Ambientais; Legislação Ambiental; Processos Biotecnológicos; Recuperação de Áreas Poluídas e Degradadas; Tratamento e Reaproveitamento de Efluentes e Resíduos Sólidos. Engenharia de Minas: Caracterização Tecnológica de Minérios; Economia Mineral; Geologia Aplicada; Lavra a Céu Aberto e Subterrânea; Legislação Mineral e Ambiental; Mecânica das Rochas; Mineralogia e Tratamento de Minérios; Perfuração e Desmonte de Rochas; Pesquisa Mineral; Pesquisa Operacional; Planejamento de Lavra; Transporte e Logística; Tratamento de Efluentes e Resíduos Sólidos da Mineração. Engenharia de Minas: Caracterização Tecnológica de Minérios; Economia Mineral; Geologia Aplicada; Lavra a Céu Aberto e Subterrânea; Legislação Mineral e Ambiental; Mecânica das Rochas; Mineralogia e Tratamento de Minérios; Perfuração e Desmonte de Rochas; Pesquisa Mineral; Pesquisa Operacional; Planejamento de Lavra; Transporte e Logística; Tratamento de Efluentes e Resíduos Sólidos da Mineração. Engenharia – Prova do Grupo VII

55 Engenharia de Petróleo: Administração e Economia Aplicada à Engenharia de Petróleo; Elementos de Construção de Máquinas; Engenharia de Reservatórios; Estimulação e Completação de Poços; Gênese e Migração de Petróleo; Geologia Aplicada; Mecânica de Fluidos Aplicada à Engenharia de Petróleo; Mecânica de Rochas Aplicada; Métodos Geofísicos de Pesquisa; Perfuração de Poços; Pesquisa Operacional; Recuperação de Óleo e Gás; Sistemas de Revestimentos de Poços; Termodinâmica Aplicada; Transporte e Logística de Petróleo. Engenharia de Petróleo: Administração e Economia Aplicada à Engenharia de Petróleo; Elementos de Construção de Máquinas; Engenharia de Reservatórios; Estimulação e Completação de Poços; Gênese e Migração de Petróleo; Geologia Aplicada; Mecânica de Fluidos Aplicada à Engenharia de Petróleo; Mecânica de Rochas Aplicada; Métodos Geofísicos de Pesquisa; Perfuração de Poços; Pesquisa Operacional; Recuperação de Óleo e Gás; Sistemas de Revestimentos de Poços; Termodinâmica Aplicada; Transporte e Logística de Petróleo. Engenharia Industrial Madeireira: Anatomia da Madeira; Biodegradação e Preservação da Madeira; Celulose e Papel; Estruturas de Madeira; Gestão da Produção; Logística; Processamento Mecânico da Madeira; Processos de Fabricação (Serraria, Beneficiamento, Painéis); Propriedades Físicas e Mecânicas da Madeira; Secagem da Madeira. Engenharia Industrial Madeireira: Anatomia da Madeira; Biodegradação e Preservação da Madeira; Celulose e Papel; Estruturas de Madeira; Gestão da Produção; Logística; Processamento Mecânico da Madeira; Processos de Fabricação (Serraria, Beneficiamento, Painéis); Propriedades Físicas e Mecânicas da Madeira; Secagem da Madeira. Engenharia – Prova do Grupo VII

56 Engenharia: Os conteúdos a serem considerados são os definidos pelos tópicos constantes do Art. 6º § 3º das Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharia Engenharia: Os conteúdos a serem considerados são os definidos pelos tópicos constantes do Art. 6º § 3º das Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharia Obs.: considera-se incluídos em curso genericamente denominado Obs.: exclusivamente, para fins de realização do ENADE, considera-se incluídos em curso genericamente denominado Engenharia aqueles estudantes que ainda não optaram por um ramo específico de Engenharia, no início da realização de seus cursos, quando este for o procedimento adotado pelas suas IES. Engenharia – Prova do Grupo VII

57 O grupo dos ramos de Engenharia listados no Grupo VIII não segue as diretrizes curriculares comuns aos demais ramos de Engenharia Questões comuns apenas ao Grupo VIII: 20 questões referentes aos conteúdos básicos e profissionalizantes comuns às diretrizes curriculares específicas relacionadas com os diversos cursos listados neste grupo (Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia da Pesca) Questões específicas a cada um desses 3 ramos: 10 questões Engenharia – Prova do Grupo VIII

58 O que acontece com cursos e IES cujo desempenho não foi considerado satisfatório pelo MEC ? O MEC irá exigir que passem por um processo de melhoria, sob supervisão da SESu (órgão do MEC responsável pela regulação da Educação Superior), a fim de continuarem credenciados (IES) ou reconhecidos (cursos) oficialmente pelo Estado. Propósito básico do processo supervisório é suscitar a melhoria da qualidade !! (Fechar cursos e descredenciar IES não é o foco)! Como o Estado exerce a função de supervisão ?

59 As informações de interesse geral sobre o Enade podem ser encontradas no Manual do Enade. O Inep disponibiliza este manual e as portarias referentes ao Enade pelo site p ortal.inep.gov.br/enade, bem como a atualização das informações de interesse geral mais importantes. p ortal.inep.gov.br/enade Informações específicas sobre a inscrição, a seleção de estudantes para a prova, o acesso ao questionário sócio-econômico, ao local de prova, ao cartão de informação e o requerimento de dispensa feito pelo estudante são acessíveis aos coordenadores de curso através do site enadeies.inep.gov.br/enadeIes/ (Acesso IES Coordenador). enadeies.inep.gov.br/enadeIes/ Enade: informações gerais

60 O estudante poderá verificar o seu cartão individual de informação, acessível também pelo site enade.inep.gov.br, onde constará o local de prova e as indicações sobre o modo como o mesmo deverá se identificar aos fiscais de prova para a efetuação da mesma. enade.inep.gov.br O endereço domiciliar e as informações sobre o documento de identidade são aquelas constantes no Portal do Aluno da UFRGS. O Cartão de Informação do Estudante conterá instruções para a correção de dados pessoais. O estudante deverá preencher o formulário com as correções cadastrais e apresentá-lo ao fiscal de prova, no dia e local determinado para o Exame. Os fiscais de prova também fornecerão o instrumento apropriado à correção de dados pessoais, no dia da prova, caso seja necessário. Enade: informações gerais

61 Os estudantes concluintes selecionados para participação no Enade serão distribuídos para a prova em obediência ao município de funcionamento do curso/habilitação, exceto para os casos previstos nos §§ 2º a 4º do art. 6º da Portaria Normativa nº. 8/2011, desde que a IES tenha informado ao Inep, em prazo hábil. Estudantes de mais de um curso de graduação: se o estudante concluinte de mais de um curso de graduação a ser avaliado pelo Enade 2011 for selecionado para mais de um curso, deverá optar por uma das provas e comparecer ao local determinado no respectivo Cartão de Informação do Estudante. Após a realização da prova, o estudante deve enviar correspondência ao Inep detalhando os cursos e as IES que freqüentou, acompanhada de cópia dos respectivos Cartões de Informação do Estudante. Enade: informações gerais

62 Os estudantes habilitados que não tenham sido inscritos ou não tenham realizado o ENADE fora das hipóteses de dispensa referidas na Portaria Normativa nº 40/2007 estarão em situação irregular, não podendo receber o histórico escolar final. Após a realização do Enade, os estudantes habilitados para o Enade que não tenha participado da prova realizada no dia 06 de novembro de 2011 por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal, terão 10 (dez) dias para apresentar no sistema a justificativa de ausência no Enade O INEP analisará a justificativa e comunicará à instituição o deferimento ou indeferimento da dispensa. O estudante que permanecer em situação irregular deverá ser inscritos no ENADE no ano seguinte, nesta condição.

63 O ENADE destina-se a verificar a qualidade dos cursos oferecidos pelas IES do Sistema Federal de Educação Superior. Em 2011, o ENADE será aplicado apenas aos estudantes concluintes dos cursos os quais são os únicos que deverão comparecer à prova no dia 06/11. O comparecimento é obrigatório e necessário para efeito de geração de nota relativa. Antes do exame, o estudante concluinte também deve responder ao Questionário do Estudante, via web, o qual também é parte integrante do exame e, consequentemente, traz implicações sobre a avaliação final do curso. Os estudantes ingressantes são inscritos apenas para efeito de utilização de seus dados no cômputo da avaliação do curso, mas não fazem a prova!! Conclusões Gerais

64 Como consequência disso, a participação no ENADE torna-se um ato de cidadania, em que o estudante dá a sua parcela de esforço pela melhoria da qualidade da Educação no país! A UFRGS, como Universidade formadora, acima de tudo, de cidadãos conscientes, espera que cada estudante cumpra, da melhor forma possível, com a sua parte, como cidadão, com o esforço de toda a sociedade brasileira em conseguir a melhoria geral da qualidade da Educação, que é o alicerce de uma sociedade mais justa e igualitária! Conclusões Gerais

65 A UFRGS informa a sua comunidade universitária sobre o ENADE através da página eletrônica da SAI: Eventualmente, algumas outras informações são repassadas através de chamadas especiais na página principal da Universidade ou via mensagens postadas no Portal do Estudante As COMGRADs eventualmente irão realizar encontros com os estudantes a respeito do exame Boa prova a todos os estudantes concluintes inscritos no ENADE 2011 !! Conclusões Gerais

66 Equipe da SAI – Secretaria de Avaliação Institucional: Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha Titular da Secretaria de Avaliação Institucional - UFRGS Membro da Comissão Geral de Assessoramento das Engenharias / INEP Coordenador da Comissão de Assessoramento do Grupo VI das Engenharias (Enade) Profª Drª. Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues VICE-SECRETÁRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TAE Débora Trindade De Angelis TAE Antônio Edmar Teixeira de Holanda TAE Fernanda Brasil Mendes TAE Flavia Renata Pinto Barbosa TAE Claudete Lampert Gruginskie Estatístico Gilberto Müller Beuren Bolsista Ana Danielle Santana Cavalheiro Telefone: Enade 2011 – Engenharias


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