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Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Secretaria de Avaliação.

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1 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha Titular da Secretaria de Avaliação Institucional – UFRGS TAE Débora Trindade DeAngelis TAE Rejane Conceição da Silva Enade A Prova de Matemática

2 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Apresentar informações de interesse à comunidade acadêmica sobre o Exame de Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade Divulgar informações sobre a realização das provas das áreas que participam do Enade 2008 Discussão sobre a natureza da avaliação dos cursos através do Enade Objetivos da Apresentação

3 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Trata-se de uma obrigação de Estado implicitamente prevista na Constituição, pois é função do mesmo zelar pela Qualidade da Educação É também um compromisso de Estado, assumido pelo país diante de organismos internacionais (ONU), atividade afeta ao Sistema Educacional do país Não se trata, portanto, de imposição de Programa de Governo Aplica-se a todos os níveis de Ensino Educação envolve Ensino, Pesquisa e Extensão Os instrumentos de avaliação são definidos em legislação Por que o governo avalia a Educação ?

4 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Para as instituições e estudantes abrangidos pelo Sistema Federal de Educação, através do SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Lei Federal nº 10841/04 Sistema Federal de Educação Superior: compõe- se das instituições públicas federais e de todas as instituições privadas ( estaduais não fazem parte) Foco no subsídio à captação de informações para geração de políticas educacionais. Respeito à diversidade das instituições atuantes em educação superior (IES). Integração da Avaliação da Educação Superior em todos os seus níveis (graduação e e pós- graduação). Como é feita esta avaliação na Educação Superior ?

5 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Formas de avaliação da Educação Superior no SINAES: Avaliação institucional Auto-avaliação institucional Avaliação institucional externa (avaliadores Inep) Avaliação da Graduação: ACG - avaliação externa de cursos de graduação (avaliadores Inep) ENADE (avalia os cursos indiretamente, através da avaliação direta dos alunos) Avaliação da Pós-Graduação: Avaliação de Programas de Pós-Graduação (avaliadores CAPES) Quais os instrumentos de avaliação do SINAES ?

6 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Legislação: O ENADE está previsto na própria lei do SINAES Anualmente, são editadas portarias regulatórias específicas do exame daquele ano, estabelecendo prescrições sobre itens tais como os seguintes: Procedimentos que o MEC/Inep adotará para a prova do ano Definição das áreas que serão examinadas no ano Estabelecimento das comissões de assessoramento das diversas áreas que prestarão o exame ENADE - Fundamentos

7 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Legislação (portarias / continuação ): Estabelecimento das comissões de assessoramento das diversas áreas que prestarão o exame Essas comissões, por sua vez, estabelecem as prescrições da prova de cada área, a qual será, depois, elaborada por uma empresa contratada para esta finalidade e também responsável pela sua aplicação em todo o país Observação importante: As comissões de assessoramento somente têm acesso à prova após a sua aplicação aos estudantes Até esta aplicação, as comissões vêem apenas algumas questões-espelho ENADE - Fundamentos

8 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Legislação (portarias / continuação ): Estabelecimento das diretrizes da prova, conforme uma parte das prescrições elaboradas pelas comissões Há uma parte das prescrições que é pública (tornadas portarias); outra parte é entregue exclusivamente à agência que elaborará as provas (sigilosas) O contato entre a comissão e a banca proposta pela empresa que elabora e aplica a prova dá-se exclusivamente na pessoa do presidente desta banca A comissão não conhece os demais membros da banca; porém, estabelece os critérios para que a pessoa possa ser membro desta banca (verificação é feita pelo próprio Inep) ENADE - Fundamentos

9 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Diferenças entre os princípios de avaliação do ENADE e do ENC (Provão): ENADE avaliação dinâmica: avalia o processo (e o produto) é mais justo com a IES que recebe alunos menos qualificados permite avaliar um número bem maior de cursos, em menos tempo ENC (Provão) avaliava somente o produto (avaliação estática) é mais favorável à IES que recebe o estudante de nível médio mais bem preparado ENADE - Fundamentos

10 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Componente pedagógica: Avaliação do ganho de valor (análise de mudança) obtido pela exposição do estudante à Educação provida pela IES Tem de ser avaliado o mesmo grupo de estudantes na condição inicial de ingressantes e na condição final de concluintes Avaliação do processo e do produto final Componente psicométrica: Provas têm de ser pautadas pelo princípio da comparabilidade Necessidade de avaliar a entrada e a saída do processo Intervalo de tempo padrão: 3 anos ENADE - nova proposta de avaliação por exame

11 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Ingressantes 2005 Concluintes 2008 ENADE – Análise de Mudança Aquisição de Competências Desenvolvimento de Habilidades Qual a efetiva influência da educação recebida pelo estudante no processo de aprendizado ? Processo de Aprendizado Ação da IES ?

12 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O Enade provê os seguintes resultados: Nota do estudante: é secreta e é fornecida apenas ao estudante, mediante senha, não sendo divulgada publicamente ou utilizada para qualquer finalidade Nota do curso, calculada de forma relativa (ao desempenho geral de todos os participantes da prova num determinado tipo de curso) Esta nota é transformada num conceito, numa escala de 1 a 5 (Conceito do Curso) Projeção esperada para a nota do curso, calaculada através de um índice, o IDD Este IDD é transformado, também, num conceito, numa escala de 1 a 5 (Conceito-IDD) Avaliação do questionário sócio-econômico para o curso Avaliação do questionário preenchido pelo coordenador do curso ENADE – resultados

13 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS A nota final para obtenção do conceito do curso é dada pela expressão: NF = 0,25*NP T10 + 0,60*NP F30 + 0,15*NP I30 Onde: NP T10 – é a nota padronizada dos alunos iniciantes e concluintes do curso nas 10 questões sobre conhecimentos gerais NP F30 – é a nota padronizada dos alunos concluintes do curso nas 30 questões de conhecimentos de área do curso NP I30 – é a nota padronizada dos alunos iniciantes do curso nas 30 questões de conhecimentos de área do curso ENADE – a nota do curso

14 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS A nota padronizada é calculada usando-se as expressões a seguir: AP IES = (M IES – M área ) DP área Onde: AP IES - é o afastamento-padrão de acertos dos estudantes do curso da IES M IES - média do número de acertos de todos os estudantes da IES - por curso (ou número de acertos do próprio estudante, para cálculo da sua nota individual) M área - é a média de acertos dos estudantes de toda a área, em todo o país DP área - é o desvio-padrão de acertos dos estudantes de toda a área de conhecimento, em todo o país ENADE – a nota do curso

15 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Nota normalizada: NP = 5 (AP IES + AP mín ) (AP mín + AP máx ) Onde: M IES - é a média de acertos dos estudantes da IES M área - é a média de acertos dos estudantes da área no país AP mín e AP máx - são os valores mínimo e máximo de AP, considerados em módulo, para uma dada área, verificados dentre todas as IES participantes do exame nessa área ENADE – a nota do curso

16 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Observações importantes: a expressão para NP é aplicada 3 vezes para o cálculo de NP T10, de NP F30 e de NP I30, de modo a obter a nota final do curso para que uma questão seja considerada válida para a prova, deve ter poder de discriminação significativo, devendo ser mais acertada por alunos que tiveram bom desempenho do que por alunos que tiveram desempenho ruim; isto foi avaliado por um teste de correlação cursos que ainda não tenham egressos (cursos novos) não tiveram sua nota final computada ENADE – a nota do curso

17 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O conceito foi dado pela classificação assim estabelecida (prevista na lei do SINAES): ENADE – Resultados: o conceito do curso ConceitoNota Final 10 a 0,9 21 a 1,9 32 a 2,9 43 a 3,9 54 a 5

18 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O Índice de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) foi introduzido no Enade 2005 pelo Inep Este índice é avaliado por área de conhecimento (ou por grupo de cursos, no caso das Engenharias) Este índice toma por base os estudantes de melhor nível de desempenho, sendo menos suscetível à contaminação pelos fator ausência à prova (ou ao fator boicote – seja parcial ou integral) Um conceito IDD maior significa que o curso atingiu um resultado mais compatível com a projeção esperada de resultados para o perfil dos estudantes do curso ENADE – Índice IDD

19 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Como é feita a avaliação do desempenho esperado dos estudantes (e dos seus cursos) ? Através da projeção dos resultados esperados para os concluintes a partir do desempenho dos ingressantes do curso... do grau de instrução de seus pais (ambas as variáveis apresentaram, nas séries históricas, inclusive, ENC [Provão], alta correlação com os resultados de estudantes concluintes) ENADE – Índice IDD

20 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Os resultados do IDD são apresentados em número de desvios-padrões em que o curso encontra-se acima ou abaixo da média dos cursos de sua área (ou grupo) O IDD é, portanto, um índice relativo ao perfil do próprio estudante do curso e à média do comportamento dos cursos da sua área Ao final, é calculado um Conceito-IDD, também numa escala de 1 à 5, como a do conceito final do curso Apenas o intervalo [-3 DP; + 3 DP] é considerado para esta análise; cursos fora desse intervalo são considerados outliers e recebem automaticamente classificação 1 (se abaixo de –3 DP) ou 5 (se acima de + 3 DP) Portanto, a preocupação maior recai sobre cursos com piores conceitos-IDD, cujos estudantes poderiam, em tese, ter obtido melhores resultados ENADE – Conceito-IDD

21 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O INEP escolhe uma amostra representativa dos alunos de cada curso, com base em critérios estatísticos e nas definições adotadas pelo ENADE: O INEP escolhe uma amostra representativa dos alunos de cada curso, com base em critérios estatísticos e nas definições adotadas pelo ENADE: estudantes de final de primeiro ano dos cursos (ingressantes): estudantes de final de primeiro ano dos cursos (ingressantes): aqueles que até o dia 1º/ago/2008 haviam concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso estudantes de último ano dos cursos (concluintes): estudantes de último ano dos cursos (concluintes): aqueles que até o dia 1º/ago/2008 haviam concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso ou que sejam formandos neste segundo semestre de 2005 a avaliação do ganho (análise de mudança) advém do desempenho comparado entre o mesmo grupo de estudantes nas condições de ingressantes e de concluintes (intervalo de 3 anos) a avaliação do ganho (análise de mudança) advém do desempenho comparado entre o mesmo grupo de estudantes nas condições de ingressantes e de concluintes (intervalo de 3 anos) ENADE – Elementos do desenho da amostra

22 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Exame aplicado tanto aos ingressantes, como aos concluintes de cada curso São 40 questões, a resolver em 4h00min. Há uma parte da prova (primeiras 10 questões), comum a todos os estudantes que prestam o exame, independentemente do seu curso: avaliação de formação geral; esta parte da prova tem peso de 25% sobre a nota O restante da prova (30 questões) destina-se à avaliação dos conteúdos, habilidades e competências inerentes à área do curso; com peso de 75% sobre a nota Há tanto questões discursivas, quanto de múltipla escolha, podendo ambas serem de grau baixo, médio ou elevado de dificuldade. O peso relativo de cada tipo de questão na prova varia de acordo com a deliberação de cada comissão de assessoramento, não podendo, porém, ultrapassar os 5% por questão. ENADE – Elementos do desenho da Prova

23 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O comparecimento do estudante selecionado amostralmente é obrigatório para que a prova tenha validade estatística! Por isso, a lei obriga ao comparecimento (para estudantes selecionados)! Por outro lado, estudantes que realizarem voluntariamente o Enade (sem terem sido selecionados), não contam para os índices do seu curso... E se o estudante não comparecer ? O estudante fica com situação irregular junto ao Inep, pois o Enade é um componente curricular obrigatório de todos os cursos superiores, hoje, no país! Sem realizar algum componente curricular, o curso do estudante não estará completo, e ele, portanto, não poderá ser diplomado! ENADE – Comparecimento à Prova

24 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Arquitetura e Urbanismo Ciências Sociais Biologia Computação Filosofia Física Geografia História Letras Matemática Pedagogia Química Engenharia (todos os ramos) ENADE 2008: Cursos participantes

25 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Cursos Superiores de Tecnologia (Tecnólogos): Alimentos Construção de Edifícios Automação Industrial Gestão da Produção Industrial Manutenção Industrial Processos Químicos Fabricação Mecânica Analise e Desenvolvimento de Sistemas Redes de Computadores Saneamento Ambiental ENADE 2008: Cursos participantes

26 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O Enade é baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos (inclusive, para efeito de divisão das áreas em que são realizadas as diferentes provas) As DCN estão baseadas em conceitos da Psicopedagogia A atividade docente é baseada no ato de avalizar o processo cognitivo por parte do estudante, isto é, em se garantir que o estudante, efetivamente, aprendeu Aprender, aqui, significa desenvolver atitudes, habilidades e competências no eventual contexto da assimilação de conteúdos Enade – Fundamentos Psicopedagógicos

27 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Por isso, é necessário conhecer algumas definições subjacentes à prova, advindas da Psicopedagogia: Atitude – predisposição à execução de alguma atividade com determinado padrão de recorrência. Habilidade – domínio do uso do intelecto (eventualmente, agregado à destreza) de modo a executar tarefas específicas. Competência – capacidade de execução de atividades compostas pela execução de várias tarefas (requerendo, portanto, a presença de múltiplas habilidades ). Enade – Fundamentos Psicopedagógicos

28 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Observações: O desenvolvimento das habilidades supõe, em algum grau, o envolvimento emocional e está relacionado com a freqüência e a intensidade de treinamento. É condicionante do aprendizado e da formação da competência. A aquisição da competência está baseada no desenvolvimento das habilidades e relaciona-se com o domínio de métodos e técnicas efetivamente aprendidas pelo estudante. O desempenho da competência está associado à presença da atitude. Obs.: as atitudes, habilidades e competências a serem desenvolvidas nos cursos de graduação são habilidades acadêmicas, e não habilidades profissionais, as quais derivam do exercício profissional. Enade – Fundamentos Psicopedagógicos

29 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Então, como devem ser elaboradas as questões da prova do Enade de modo a se examinar se esse objetivo central do processo de aprendizado foi atingido ? O conjunto das questões da prova é elaborado de modo a que todo o conjunto de habilidades e competências que se espera desenvolver nos egressos da área (previstas nas DCN) sejam cobertos Os conteúdos de formação da área devem ser utilizados, pela banca que elabora a prova, na verdade, como um coadjuvante do exame das habilidades e competências a ser efetuado. Enade – Fundamentos Psicopedagógicos

30 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS A formação da competência supõe a assimilação de saberes e requer a existência de habilidades e a presença de atitudes previamente desenvolvidas Habilidade Atitude + Formação da Competência Assimilação de Conhecimento + Enade – Fundamentos psicopedagógicos =

31 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Todas as provas, de todas as áreas, têm as mesmas 10 questões de Formação Geral (FG), com mesmo peso relativo sobre a nota final de estudantes e cursos de todas as áreas O componente específico (CE) compõe as últimas 30 questões da prova de cada área, e sua configuração é deliberada pela comissão de assessoramento de cada área, dentro de regras pré-estabelecidas pelo Inep Por exemplo, o número de questões discursivas ou o seu peso relativo sobre a nota do CE é pré-estabelecido pelo Inep Enade - A estrutura das diversas provas

32 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Itens que são definidos pela comissão de cada área: Grau de dificuldade de cada questão Conjunto de atitudes-habilidades- competências-conteúdos que serão examinados em cada questão da prova (restrito ao previsto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos da área) Forma das questões que deverão ser elaboradas pela banca (ex.: escolha múltipla, asserção-razão, etc.) Distribuição de conteúdos a serem examinados por partes do CE (ex.: grupo de últimas 5 questões diferenciadas por subárea dentro da área) Enade - a estrutura das diversas provas

33 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Tipo de questões respondidas pelos estudantes que realizarão as provas da Área de Matemática e da Formação Geral do Enade: Formação Geral : comum aos cursos de todas as áreas 10 (dez) questões, discursivas e de múltipla escolha, que abordarão situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas. Componente Específico da área de Matemática, 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte sete) de múltipla escolha, envolvendo situação-estímulo. Enade – A Prova de Matemática

34 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Conteúdos comuns a todos os cursos participantes do ENADE 2008 (inclusive, cursos de Matemática): 10 questões referentes à formação geral Conteúdos abordados: sociodiversidade: multiculturalismo e inclusão; exclusão e minorias; biodiversidade; ecologia; novos mapas sócio e geopolíticos; globalização; arte e filosofia; políticas públicas: educação, habitação, saúde e segurança; redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor; relações interpessoais (respeitar, cuidar, considerar e conviver); vida urbana e rural; inclusão/exclusão digital; cidadania; violência; terrorismo, avanços tecnológicos, relações de trabalho. Enade – A Prova de Matemática

35 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Forma de abordagem: situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas Habilidades a serem examinadas: analisar, sintetizar, criticar, deduzir, construir hipóteses, estabelecer relações, fazer comparações, detectar contradições, decidir, organizar, trabalhar em equipe e administrar conflitos. Competências a serem examinadas: ética profissional e compromisso com a sociedade Competências a serem examinadas nas questões discursivas: (construção de texto com) clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, adequação de vocabulário e correção gramatical. Enade – A Prova de Matemática

36 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Perfil do profissional da área de Matemática: Um profissional capaz de: a) conceber a Matemática como um corpo de conhecimentos rigoroso, formal e dedutivo, produto da atividade humana, historicamente construído; b) analisar criticamente a contribuição do conhecimento matemático na formação de indivíduos e no exercício da cidadania; c) dominar os conhecimentos matemáticos e compreender o seu uso em diferentes contextos interdisciplinares; d) identificar, formular e solucionar problemas; Enade – A Prova de Matemática

37 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Um profissional capaz de: e) valorizar a criatividade e a diversidade na elaboração de hipóteses, de proposições e na solução de problemas; f) produzir conhecimento na sua área de atuação e utilizar resultados de pesquisa para o aprimoramento de sua prática profissional; g) identificar concepções, valores e atitudes em relação à Matemática e seu ensino, visando à atuação crítica no desempenho profissional. Enade – A Prova de Matemática

38 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Habilidades & Competências examinadas no contexto da área de Matemática (cf. DCNS de Matemática): a) ler e interpretar textos e expressar-se com clareza e precisão; b) interpretar e utilizar a linguagem matemática com a precisão e o rigor que lhe são inerentes; c) estabelecer relações entre os aspectos formais e intuitivos da Matemática; d) formular conjecturas e generalizações, elaborar argumentações e demonstrações matemáticas e examinar conseqüências do uso de diferentes definições; Enade – A Prova de Matemática

39 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Habilidades & Competências: e) utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para analisar dados, elaborar modelos, resolver problemas e interpretar suas soluções; f) utilizar diferentes representações para um conceito matemático, transitando por representações simbólicas, gráficas e numéricas, entre outras. Enade – A Prova de Matemática

40 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Conforme Diretrizes Curriculares dos cursos de Matemática, são considerados conteúdos curriculares básicos dos cursos de Matemática, a serem incluídos nos mesmos conforme as suas especificidades e perfil pretendido para o egresso: Comuns aos Bacharelandos e Licenciandos e referentes a conteúdos matemáticos da Educação Básica: a)contagem e análise combinatória, probabilidade e estatística: população e amostra, organização de dados em tabelas e gráficos, distribuição de freqüências, medidas de tendência central; b)funções: formas de representação (gráficos, tabelas, representações analíticas, etc), reconhecimento, construção e interpretação de gráficos cartesianos de funções, funções inversas e funções compostas, funções afins, quadráticas, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas; Enade – A Prova de Matemática

41 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Comuns aos Bacharelandos e Licenciandos e referentes a conteúdos matemáticos da Educação Básica: c)progressões aritmética e geométrica; d)equações e inequações; e)polinômios: operações, divisibilidade, raízes; f)matrizes, determinantes e sistemas lineares; g)geometria plana: paralelismo; perpendicularidade, congruência; semelhança, trigonometria, isometrias, homotetias e áreas; h)geometria espacial: sólidos geométricos, áreas e volumes; Enade – A Prova de Matemática

42 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Comuns aos Bacharelandos e Licenciandos e referentes a conteúdos matemáticos da Educação Básica: i)geometria analítica plana: plano cartesiano, equações da reta e da circunferência, distâncias; j)números complexos: interpretações geométrica e algébrica, operações, fórmula de De Moivre. Enade – A Prova de Matemática

43 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Comuns aos Bacharelandos e Licenciandos e referentes aos conteúdos matemáticos do Ensino Superior: a)números reais: racionais, irracionais, frações ordinárias, representações decimais; b)geometria analítica: vetores, produtos interno e vetorial, determinantes, retas e planos, cônicas e quádricas; c)funções de uma variável: limites, continuidade, derivada, interpretações da derivada, Teorema do Valor Médio, aplicações; Enade – A Prova de Matemática

44 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Comuns aos Bacharelandos e Licenciandos e referentes aos conteúdos matemáticos do Ensino Superior: d)integrais: primitivas, integral definida, Teorema Fundamental do Cálculo, aplicações; e)funções de várias variáveis: derivadas parciais, derivadas direcionais; diferenciabilidade, regra da cadeia, aplicações; f)integrais múltiplas: cálculo de áreas e volumes, Teorema de Green; g)teoria elementar dos números: princípio da indução finita, divisibilidade, números primos, Teorema Fundamental da Aritmética, equações diofantinas lineares, congruências módulo m, Pequeno Teorema de Fermat; Enade – A Prova de Matemática

45 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Comuns aos Bacharelandos e Licenciandos e referentes aos conteúdos matemáticos do Ensino Superior: h)álgebra linear: soluções de sistemas lineares, espaços vetoriais, subespaços, bases e dimensão, transformações lineares e matrizes, autovalores e autovetores, produto interno, mudança de coordenadas; i)fundamentos de análise: números reais, seqüências e séries, funções reais de uma variável, limites e continuidade; j)estruturas algébricas: grupos, anéis e corpos, anéis de polinômios. Enade – A Prova de Matemática

46 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Específicas para os Bacharelandos: a) álgebra: anéis e corpos, ideais, homomorfismos e anéis quociente, fatoração única em anéis de polinômios, extensões de corpos, grupos, subgrupos, homomorfismos e quocientes, grupos de permutações, cíclicos, abelianos e solúveis; b) espaços vetoriais com produto interno: operadores autoadjuntos, operadores normais, Teorema Espectral, formas canônicas, aplicações; c) análise: derivada, Fórmula de Taylor, integral, espaços de funções; d) integrais de linha e superfície, Teoremas de Green, Gauss e Stokes; Enade – A Prova de Matemática

47 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Específicas para os Bacharelandos: e) funções de variável complexa: Equações de Cauchy- Riemann, Fórmula Integral de Cauchy, resíduos, aplicações; f) equações diferenciais ordinárias, sistemas de equações diferenciais lineares; g) geometria diferencial: estudo local de curvas e superfícies, primeira e segunda forma fundamental, curvatura gaussiana, geodésicas, Teoremas Egregium e de Gauss-Bonet; h) topologia dos espaços métricos. Enade – A Prova de Matemática

48 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Específicas para os Licenciandos: a) Matemática, História e cultura: conteúdos, métodos e significados na produção e organização do conhecimento matemático; b) Matemática, sociedade e educação: políticas públicas, papel social da escola e organização e gestão do projeto pedagógico; c) Matemática, escola e ensino: valores, concepções e crenças na definição de finalidades do ensino de matemática, na seleção, organização e tratamento do conhecimento matemático a ser ensinado; intenções e atitudes na escolha de procedimentos didáticopedagógicos de organização e gestão do espaço e tempo de aprendizagem; Enade – A Prova de Matemática

49 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Específicas para os Licenciandos: d) Matemática e comunicação na sala de aula: interações entre alunos, professor e saberes matemáticos; uso da História da Matemática, de tecnologias e de jogos; modelagem e resolução de problemas; e) Matemática e avaliação: análise de situações de ensino e aprendizagem em aulas da escola básica; análise de concepções, hipóteses e erros dos alunos; análise de recursos didáticos. Enade – A Prova de Matemática

50 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Análise dos Resultados Quantitativos Especial atenção a eventuais resultados negativos na avaliação do Enade devem ser dados a cursos mantidos por departamentos ou unidades que se destacam noutros modos de avaliação (ACG, avaliações da CAPES, etc.). É possível que esteja sendo descuidada a atenção com o ensino de graduação em detrimento de outras atividades, como a pesquisa, requerendo ações corretivas, em especial, da parte dos coordenadores de cursos e dos diretores de unidades. Há casos em que a ausência de estudantes em grande número ou, inclusive, o boicote prejudicaram as avaliações. Mas esses casos são de conhecimento do Inep e é dado tratamento especial a eles na avaliação geral do SINAES.

51 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Especial atenção deve ser dada à leitura dos relatórios do desempenho do curso no tocante a conteúdos em que os estudantes apresentaram maiores dificuldades na prova. Ainda, deve-se ler com atenção o resumo técnico geral, que faz um apanhado geral do que foi o Enade, em todas as áreas do conhecimento, trazendo dados importantes também sobre o perfil sócio-econômico dos estudantes Deve-se examinar também os relatórios de desempenho de área, que resumem a leitura do desempenho dos estudantes em cada área de conhecimento avaliada pelo Enade. Análise dos Resultados Quantitativos

52 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O MEC disponibiliza 3 índices para acompanhamento da Qualidade da Educação Superior pela sociedade: Graduação: Conceito Preliminar de Curso de graduação (CPC), divulgado pelo Inep, e composto por 3 parcelas: Conceito-geral do Enade Conceito-IDD do Enade Insumos ofertados pelo curso Pós-Graduação: Conceito dos Programas de Pós- Graduação (divulgado pela CAPES). Institucional: Índice Geral de Cursos (IGC), referente à IES, consolidado e divulgado pelo Inep, e calculado como a média entre a média dos CPCs de seus cursos de graduação e a média dos conceitos dos seus programas de pós- graduação. Como é consolidada a avaliação do SINAES ?

53 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O Conceito Preliminar de Curso – CPC é gerado para cada curso da IES, a partir dos 3 índices abaixo, com a seguinte ponderação: Nota do Enade (peso 40%); IDD do Enade (peso 30%); IDD das condições de oferta - Insumos (peso 30%) Este índice também é transformado em Conceito, numa escala de valores de 1 a 5 Geração do CPC

54 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Os Insumos considerados no cálculo do CPC Detalhamento dos Insumos (30%)Distribuição dos Pesos Questio nário Infra-estrutura e instalações físicas - os equipamentos disponíveis são suficientes para o número de estudantes (aulas práticas) 10,2% Recursos didático-pedagógicos - os planos de ensino contêm todos os seguintes aspectos: objetivos; procedimentos de ensino e avaliação; conteúdos e bibliografia da disciplina. 27,1% Cadastro Corpo docente - percentual de professores (no mínimo) doutores no curso 38,9% 62,7% Corpo docente - percentual de professores que cumprem regime parcial ou integral (não horista) no curso 23,8%

55 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O Índice Geral de Cursos – IGC de uma IES é gerado a partir de 2 índices, com a seguinte ponderação: Índice referente ao valor médio dos CPC dos cursos de graduação da IES, denominado conceito médio da graduação Índice referente ao valor médio das notas dos programas de pós-graduação Ambos os índices são ponderados pelo número de estudantes em cada curso de graduação ou programa de pós-graduação. Também este índice IGC é convertido em conceito conforme a classificação numa escala de valores de 1 a 5. Geração do IGC

56 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Primeiramente, verificar quais são as instituições ou quais de seus cursos necessitam melhorar urgentemente as suas condições de oferta, para atingirem um patamar minimamente aceitável. Em segundo lugar, oferecer à sociedade subsídios para melhor exercer o seu direito de escolha a cursos e instituições de melhor qualidade. A atribuição ao Estado da função de zelar pela Qualidade da Educação é definida pela própria Constituição Federal. Para poder exercer esta função constitucional, o Estado avalia e regula a Educação. Qual o propósito dos índices de avaliação CPC e IGC?

57 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O que acontece com cursos e IES cujo desempenho não foi considerado satisfatório pelo MEC ? O MEC irá exigir que passem por um processo de melhoria, sob supervisão da SESu (órgão do MEC responsável pela regulação da Educação Superior), a fim de continuarem credenciados (IES) ou reconhecidos (cursos) oficialmente pelo Estado. Propósito básico do processo supervisório é suscitar a melhoria da qualidade !! (Fechar cursos e descredenciar IES não é o foco)! Como o Estado exerce a função de supervisão ?

58 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O processo de supervisão baseia-se em... Assinatura de termo próprio entre o MEC e a IES pelo qual esta se compromete, dentro de um determinado prazo, a prover as melhorias que tenham sido apontadas pela comissão de avaliadores e que tenham sido acatadas pelo órgão regulador (SESu). Visita inicial de avaliadores dos órgãos que executam a avaliação pelo MEC para averiguação das condições de oferta in loco. Realização de nova(s) visita(s) de comissão (comissões) de avaliadores para verificação do cumprimento do termo acordado. Como é efetuado o processo de supervisão ?

59 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS As informações de interesse geral sobre o Enade podem ser encontradas no Manual do Enade. O Inep disponibiliza este manual e as portarias referentes ao Enade pelo site bem como a atualização das informações de interesse geral mais importantes.www.inep.gov.br Informações específicas sobre a inscrição e a seleção de estudantes para a prova são acessíveis aos coordenadores de curso através do site enade.inep.gov.br. enade.inep.gov.br Normalmente, este último site somente é acessível, de modo individualizado, a cada coordenador de curso, o qual recebe uma senha própria para acesso. Enade: informações gerais

60 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O estudante receberá, no endereço de domicílio, o seu cartão individual de informação, onde constará o local de prova e as indicações sobre o modo como o mesmo deverá se identificar aos fiscais de prova para a efetuação da mesma. O endereço domiciliar e as informações sobre o documento de identidade são aquelas constantes no Portal do Aluno da UFRGS. O Cartão de Informação do Estudante conterá instruções para a correção de dados pessoais. O estudante deverá preencher o formulário com as correções cadastrais e apresentá-lo ao fiscal de prova, no dia e local determinado para o Exame. Os fiscais de prova também fornecerão o instrumento apropriado à correção de dados pessoais, caso seja necessário. Enade: informações gerais

61 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Os estudantes selecionados ou optantes pela participação no Enade serão distribuídos para a prova em obediência ao município de funcionamento do curso/habilitação, exceto para os casos previstos no art. 6º da Portaria Normativa nº. 3/2008, desde que a IES tenha informado ao Inep, em prazo hábil. Estudantes de mais de um curso de graduação: se o estudante concluinte ou ingressante de mais de um curso de graduação a ser avaliado pelo Enade 2008 for selecionado para mais de um curso, deverá optar por uma das provas e comparecer ao local determinado no respectivo Cartão de Informação do Estudante. Após a realização da prova, o estudante deve enviar correspondência ao Inep detalhando os cursos e as IES que freqüentou, acompanhada de cópia dos respectivos Cartões de Informação do Estudante. Enade: informações gerais

62 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O conjunto das informações obtidas pela realização do Enade deve servir como ponto de partida para verificação da qualidade dos cursos oferecidos pelas IES do Sistema Federal de Educação Superior A partir de seus resultados, espera-se que a comunidade acadêmica repense os fundamentos da Educação em geral Para o Governo Federal, o Enade é um valioso instrumento de avaliação da Educação Superior, utilizado para o estabelecimento (e as correções cabíveis) das políticas públicas com relação à Educação em geral no país Boa prova a todos !!! Conclusões Gerais

63 Enade 2008 – A Prova de Matemática Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Equipe da SAI – Secretaria de Avaliação Institucional: Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha Titular da Secretaria de Avaliação Institucional - UFRGS Membro da Comissão Geral de Assessoramento das Engenharias / INEP Coordenador da Comissão de Assessoramento do Grupo VI das Engenharias (Enade) TAE Débora Trindade DeAngelis Ramal TAE Rejane Conceição da Silva Ramal Enade 2008 – A Prova de Matemática


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