A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO (CPC). O QUE É? É um conceito calculado para cada curso avaliado no ENADE, seguindo 8 (oito) componentes: professores doutores;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO (CPC). O QUE É? É um conceito calculado para cada curso avaliado no ENADE, seguindo 8 (oito) componentes: professores doutores;"— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO (CPC)

2 O QUE É? É um conceito calculado para cada curso avaliado no ENADE, seguindo 8 (oito) componentes: professores doutores; professores mestres; professores com regime de dedicação integral ou parcial; infraestrutura; organização didático-pedagógica; nota dos concluintes no ENADE; nota dos ingressantes no ENADE (no ENEM a partir de 2011); indicador de diferença entre os desempenhos observado e esperado (IDD)

3 PROFESSORES DOUTORES Proporção de professores vinculados ao curso que apresentam titulação igual ou maior do que doutorado; É um número entre 0 e 1.

4 PROFESSORES MESTRES Proporção de professores vinculados ao curso que apresentam titulação igual ou maior do que mestrado; É um número entre 0 e 1.

5 PROFESSORES COM REGIME DE DEDICAÇÃO INTEGRAL OU PARCIAL Proporção de professores vinculados ao curso que apresentam regime de dedicação integral ou parcial; É um número entre 0 e 1.

6 INFRAESTRUTURA Questionário socioeconômico do ENADE: Questão: Aulas práticas: os equipamentos disponíveis são suficientes para todos os alunos? ( A) = Sim, em todas elas. (B) = Sim, na maior parte delas. (C) = Sim, mas apenas na metade delas. (D) = Sim, mas em menos da metade delas. (E) = Não, em nenhuma. Proporção de alunos que responderam as alternativas (A) ou (B); É um número entre 0 e 1.

7 ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO- PEDAGÓGICA Questionário socioeconômico do ENADE: Questão: Os planos de ensino contêm todos os seguintes aspectos: objetivos; procedimentos de ensino e avaliação; conteúdos e bibliografia da disciplina? ( A) = Sim, todos contêm. (B) = Sim, a maior parte contém. (C) = Sim, mas apenas cerca da metade contém. (D) = Sim, mas apenas menos da metade contém. (E) = Não, nenhum contém. Proporção de alunos que responderam a alternativa (A); É um número entre 0 e 1.

8 NOTA DOS CONCLUINTES Nota dos concluintes no ENADE: peso de 75% para a prova específica e 25% para a formação geral; É um número entre 0 e 100,28.

9 NOTA DOS INGRESSANTES Nota dos ingressantes no ENADE: peso de 75% para a prova específica e 25% para a formação geral (a partir de 2011, a nota dos ingressante é a sua nota obtida no ENEM); É um número entre 0 e 100,28 (no ENADE) ou entre 0 e 875 – aproximadamente, visto que a escala é mutável (no ENEM).

10 IDD Indicador de diferença entre os desempenhos observado e esperado, que serve para verificar a evolução do aluno ao longo do curso; É calculado pelo INEP a partir de regressão linear múltipla, levando em conta todos os outros fatores citados; É um número que varia de zero até um valor indefinido.

11 PADRONIZAÇÃO Cada um dos oito componentes é padronizado (subtraindo-se seu valor da média e dividindo pelo desvio padrão de todas as IES que apresentam determinado curso); Após serem padronizados, os valores são transformados em um número entre 0 e 5 (contínuo).

12 CÁLCULO DO CPC Cada um dos valores padronizados e transformados em uma escala de 0 a 5, são multiplicados pelos seguintes pesos: ComponentePeso professores doutores0,20 professores mestres0,05 professores com regime de dedicação integral ou parcial0,05 infraestrutura0,05 organização didático-pedagógica0,05 nota dos concluintes0,15 nota dos ingressantes0,15 IDD0,30

13 ÍNDICE CPC Do cálculo anterior, surge o valor contínuo do CPC, que é discretizado da seguinte forma: Valor Discreto do CPCValor Contínuo do CPC 10,00 a 0,94 20,95 a 1,94 31,95 a 2,94 42,95 a 3,94 53,95 a 5,00

14 OBSERVAÇÕES FINAIS O CPC não serve para avaliarmos um curso independentemente dos outros. O CPC é um conceito que serve para comparar determinado curso de uma IES com o mesmo curso de outras IES; Resumindo: o CPC mostra se o curso em uma IES é melhor ou pior do que em outra IES, mas não indica se esse curso é bom ou ruim.


Carregar ppt "CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO (CPC). O QUE É? É um conceito calculado para cada curso avaliado no ENADE, seguindo 8 (oito) componentes: professores doutores;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google