A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Gustavo Galindo ggalindo@fafire.br ENADE 2009 Prof. Gustavo Galindo ggalindo@fafire.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Gustavo Galindo ggalindo@fafire.br ENADE 2009 Prof. Gustavo Galindo ggalindo@fafire.br."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Gustavo Galindo ggalindo@fafire.br
ENADE 2009 Prof. Gustavo Galindo

2 Objetivos Aproximar os coordenadores de curso da visão abrangente da Comissão de Especialistas do MEC/INEP Debater em grupo como melhor estimular os alunos a participar do ENADE Melhorar o desempenho do curso de administração na avaliação Gerar subsidios para participação do CFA/CRAs no processo de avaliação

3 Média Nacional o ENADE 2006 Administração
37,7

4 Conceito Preliminar de Cursos - CPC
Portaria Normativa nº 4, de 5 de agosto de 2008 INSUMOS (40%) 20% a titulação de doutores; 5% a titulação de mestres; 5% - regime de trabalho docente parcial ou integral; 5% a infra-estrutura; 5% questão pedagógica; ENADE (60% ) 15% o desempenho dos concluintes; 15% o desempenho dos ingressantes; e 30% o IDD. CPC 1 e 2 receberão visita do MEC

5 O Papel do Sistema CFA/CRAs na Formação do Administrador
Prof. Gustavo Galindo

6 História da Profissão do Administrador
Década de 40 acentua a necessidade de mão-de- obra qualificada; Em 1952 iniciava o ensino de Administração no Brasil; Em 1965 foi reconhecida a profissão de Administrador no Brasil; Em 1966 foi estabelecido o primeiro currículo mínimo do Curso de Administração; Em 1983 foi o inicio da latinidade da profissão com criação da OLA

7 Conquistas do Ensino de Administração
Em 1973 foi criada a ANPAD (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração); Em 1991 foi criada a ANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração); Desde 1996 o CFA intensificou a parceria com o MEC objetivando a melhoria da qualidade dos cursos de Administração; Desde 2006 o CFA subsidia o MEC no processo de reconhecimento e de renovação de reconhecimento de cursos de bacharelado em Administração.

8 Números de Educação Superior de Administração
1.755 – IES 2.970 – Cursos autorizados – matriculados Vagas oferecidas – Profissionais registrados – Empresas constituídas

9 O Sistema CFA/CRAs

10 Missão do Sistema CFA/CRAs
“Promover a difusão da Ciência da Administração e a valorização da profissão de Administrador, visando à defesa da sociedade”.

11 O Sistema CFA/CRAs é integrado pelo CFA e pelos 25 CRAs

12 Campos de atuação do Administrador
Administração financeira, orçamentária e patrimonial. Administração de material, mercadológica/ marketing e de produção. Administração e seleção de pessoal e relações industriais. Organização e métodos, sistemas e programas de trabalho, desdobramentos e campos conexos.

13 Ações do Sistema na Formação Profissional
Pesquisa do Perfil do Administrador Premio Belmiro Siqueira RBA – Revista Brasileira de Administração Livros Responsabilidade Fiscal Saga do Empreendedor Obras de Guerreiro Ramos Parceria com o MEC/INEP

14 Revista Brasileira de Administração Publicada bimestralmente pelo CFA
Veículos de Comunicação do Conselho Federal de Administração Revista Brasileira de Administração Publicada bimestralmente pelo CFA

15 Todas Instituições do Brasil recebem exemplar da RBA
2009 assinantes

16 Inovação Artigo Acadêmico Livro Empresa Cidadã

17 Perfil Profissional do Administrador 2006

18 Formação profissional: A escolha do curso
Pesquisa Nacional O Administrador e o Mercado de Trabalho Formação profissional: A escolha do curso 27% afirmaram que o motivo principal foi o seu projeto profissional (abrir empresa, ampliar negócio, carreira etc.); 19% formação generalista e abrangente; 15% existência de amplo mercado de trabalho; 14% por vocação.

19 Perfil do Profissional de Administração Desejado
Prof. Gustavo Galindo

20 A sociedade precisa de Administradores que:
Credibilidade profissional; Sólida formação acadêmica; Habilidades, competências e atitudes desenvolvidas e caracterizadas; Busquem o autoconhecimento; Busquem o autodesenvolvimento (aprender a aprender);

21 Busca do auto-conhecimento

22 A sociedade precisa de Administradores que:
Solucionem problemas; Tenham foco global nos negócios; Possuam habilidades para lidar com pessoas; Sejam gestores de oportunidades Empreendedorismo como base de preparo profissional; Atuação Ética e comprometida com a Sociedade.

23 Identificar e Solucionar Problemas

24 Habilidades Habilidades Exigidas Encontradas 65% 35% 95% 70% 15% 05%
Inglês Estudantes 65% 35% Recém - formados 95% 70% Espanhol 15% 05% Recém formados 45% 25% Redação em Português 100% Informática Atualidades 90% 40% Raciocínio Lógico 60% Fonte: Passarelli e Associados, 2002

25 Prof. Gustavo Galindo ggalindo@fafire.br
O Papel do Sistema CFA/CRAs na Formação do Administrador Quem é Profissional do Futuro? Prof. Gustavo Galindo

26 As coisas mudam. A única questão é: já que o ritmo é tão rápido, irão a sociedade e o homem mudar rápido bastante? Isaac Asimov

27

28 Tecnologia

29 Celular para crianças 3 anos
Como integrar a tecnologia na sala de aula? Como integrar a tecnologia fora da sala de aula?

30 Sensação de Velocidade
Capacidade de atenção em sala de aula Duração do ‘minuto’

31 O Emprego segundo a Geração Y
Mais adaptados ao trabalho colaborativo Grande valor a vida pessoal e qualidade de vida Sem visão de carreira para vida, conscientes que irão ter vários empregos ao longo da vida Não querem um chefe, mas um mentor Super interessante, especial – set/09

32

33 nós podemos ter os professores mais dedicados, os pais mais atenciosos, as melhores escolas no mundo e nada disso vai ter importância a não ser que todos vocês cumpram as suas responsabilidades. Barrack Obama


Carregar ppt "Prof. Gustavo Galindo ggalindo@fafire.br ENADE 2009 Prof. Gustavo Galindo ggalindo@fafire.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google