A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MISSÃO DO SISTEMA CFA/CRAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MISSÃO DO SISTEMA CFA/CRAS"— Transcrição da apresentação:

1 O papel do Administrador no mercado de trabalho: Cenários e Perspectivas

2 MISSÃO DO SISTEMA CFA/CRAS
“Promover a difusão da Ciência da Administração e a valorização da profissão de Administrador, visando à defesa da sociedade”.

3 O QUE É O SISTEMA CFA/CRAs?
Autarquia Federal; Possui personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira; Tem como objetivo cumprir a legislação que regulamenta a profissão de Administrador. Integrado por entidades normativas, consultivas, orientadoras e disciplinadoras do exercício da profissão de Administrador.

4 fiscalizar o exercício da profissão;
O QUE SÃO OS CRAs? Autarquias dirigidas pelos Administradores eleitos para: habilitar legalmente os profissionais para o exercício da profissão, por meio da concessão do registro profissional; habilitar legalmente as empresas e escritórios técnicos para a exploração das atividades profissionais; fiscalizar o exercício da profissão; aplicar o Código de Ética Profissional.

5 Regulamentação da Profissão de Administração
a) Lei nº 4.769, de 09/09/1965, dispõe sobre a profissão de Administrador e a criação do Sistema CFA/CRAs; b) Decreto nº , de 22/12/1967, aprova o Regulamento da profissão de Administrador; c) Resoluções Normativas do CFA; d) Resoluções dos CRAs. Legislação:

6 O REGISTRO PROFISSIONAL
No Brasil, apenas os Administradores registrados nos CRAs podem exercer a profissão de Administrador.

7 Campos de Atuação do Administrador
(arts. 2º da Lei nº 4.769/65 e 3º do Regulamento aprovado pelo Decreto nº /67) 1. Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos; 2. Organização e Métodos; 3. Orçamentos; 4. Administração de Material; 5. Administração Financeira; 6. Administração Mercadológica/Marketing; 7. Administração de Produção; 8. Relações Industriais; 9. Outros campos considerados como desdobramentos ou conexos, entre eles Turismo e Hotelaria.

8 ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR
O Administrador exercerá a profissão como profissional liberal ou não, mediante: Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos; Realização de perícias, arbitragens, assessoria e consultoria em geral, pesquisas, estudos, análises, interpretações, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos;

9 ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR
Exercício de funções e cargos de Administrador do serviço público federal, estadual, municipal, autárquico, sociedades de economia mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido; Magistério em matérias técnicas dos campos da administração e organização.

10 ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR
Exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam, principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.

11 Campos privativos do Administrador
Lei nº 4.769/1965 Administração financeira, orçamentária e patrimonial Administração de material, mercadológica/ marketing e de produção. Administração e seleção de pessoal e relações industriais. ADM Organização e métodos, sistemas e programas de trabalho, desdobramentos e campos conexos.

12 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR
RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 253, DE 30 DE MARÇO DE 2001 Aprova o novo Código de Ética Profissional do Administrador "O que importa nesse momento é que não se deixe de pensar em Moral, em Ética e em Ética Profissional; que não nos acomodemos diante do presente momento histórico que vivemos, onde a Moral, a Ética não são mais os momentos retóricos e, portanto, cansativos. Urge que reflitam em todos os rincões sobre o valor moral e da Ética, pois só assim mudaremos a Ética do País. É o que propomos e é o que a Comissão de Ética do CFA deseja despertar em todas as organizações". Tupinambá Paraguassú

13 O Patrono dos Administradores
                                         Belmiro Siqueira, que dá nome ao concurso nacional que anualmente é promovido pelo Sistema CFA/CRAs, é o Patrono dos Administradores, título que lhe foi outorgado post mortem.

14 Modelo Feminino Modelo Masculino
        Modelo Feminino Modelo Masculino O Anel do Administrador tem como pedra a safira de cor azul-escura, pois é a cor que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demonstram sua capacidade de construir para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas. Em um dos lados da pedra safira deverá ser aplicado o Símbolo da Profissão do Administrador.

15 Este é o Símbolo do Sistema CFA/CRAs
Este é o Símbolo do Sistema CFA/CRAs. Deverá ser usado nas suas várias versões, em toda a comunicação visual dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. O Símbolo é composto de um emblema que representa a profissão de Administrador, cuja concepção e composição é detalhada no "Manual de Identidade Visual da Profissão" , inclusive especificações de cores, para aplicação em policromia ou em preto e branco.

16 O quadro como ponto de partida: uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim, os limites verticais/horizontais entram em processo recíproco de tensão. Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos: organizar, dispor para funcionar, reunir, centralizar, orientar, direcionar, coordenar, arbitrar, relatar, planejar, dirigir, encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum. As flechas indicam um caminho, uma meta, a partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro). As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade (...) as laterais, as metas a serem atingidas.

17 ADMINISTRADOR Profissional com visão sistêmica da organização para promover ações internas criando sinergia entre pessoas e recursos disponíveis e gerando processos eficazes.

18 PERSPECTIVAS DA CARREIRA DE ADMINISTRADOR

19 Perspectivas em relação ao mercado de trabalho para o Administrador nos próximos 5 anos
Visão do Administrador Visão do empregador 1° Consultoria Empresarial 2° Instituições Financeiras 2° Industrial 3° Industrial 3° Turismo e Lazer 4° Terceiro Setor 5° Turismo e Lazer 5° Instituições Financeiras Fonte: Pesquisa CFA 2006

20 A Sociedade precisa de ADMINISTRADORES que: Solucionem problemas;
Tenham foco global nos negócios; Possuam habilidades para lidar com pessoas; Busquem o autoconhecimento; Busquem o autodesenvolvimento (aprender a aprender); Sejam gestores de oportunidades

21 E de ADMINISTRADORES com:
Credibilidade profissional; Sólida formação acadêmica; Habilidades, Competências e Atitudes desenvolvidas e caracterizadas; Empreendedorismo como base de preparo profissional; Atuação Ética e comprometida com a Sociedade.

22 IDENTIDADE DO ADMINISTRADOR
Profissional com visão sistêmica da organização para promover ações internas criando sinergia entre pessoas e recursos disponíveis e gerando processos eficazes.

23 Considerações finais:
O mundo atravessa um período de mudanças aceleradas... As relações entre as pessoas e as empresas estão se transformando... Um novo cenário para a humanidade se desenha diante de nossos olhos....

24 Considerações finais:
A importância do Administrador profissional é cada vez mais reconhecida pela Sociedade; Não existe mais espaço para a gestão amadora; A qualidade da formação acadêmica e a educação continuada são elementos cruciais para o pleno exercício profissional do Administrador.


Carregar ppt "MISSÃO DO SISTEMA CFA/CRAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google