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A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS 1.

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1 A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS 1

2 Gestão de Pessoas – Tendências e Perspectivas 1.O Cenário Mundial liderar significa planejar, organizar, dirigir, controlar – atividades de pessoas para atingir um objetivo específico 2.Variáveis no processo de Gestão Variáveis ambientais Tecnológicas Legais Financeiras Pessoal 2

3 Gestão de Pessoas – Tendências e Perspectivas 3.Todas as ações acontecerão em função de turbulências, incertezas e esforços para concretizar as funções gerenciais 4.As pessoas representarão o cerne, o coração das operações, agilizando todos os recursos disponíveis pelo seu talento, competência, discernimento, visão e capacidade empreendedora 3

4 Gestão de Pessoas – Tendências e Perspectivas 5.O ser humano como o pivô para agilização, desenvolvimento e consolidação dos esforços produtivos 6.Ao longo dos anos no Brasil e no mundo as pessoas foram conduzidas de diferentes formas e por setores que tinham denominações diferenciadas 4

5 Gestão de Pessoas – Tendências e Perspectivas 7.Após 1930 o setor de Administração de Pessoal tendo como gestor a figura do Feitor 8.Novo tratamento ao trabalhador brasileiro após a criação do Ministério do Trabalho, amparado pela Lei de 1º de maio de 1943 Aviso prévio, férias, recrutamento via jornais, prova de datilografia, treinamento fora da empresa O profissional top de RH era geralmente um bacharel em Direito 5

6 Gestão de Pessoas – Tendências e Perspectivas 9.No final dos anos 70 o RH foi impulsionado pelos movimentos sindicalistas e passou inclusive a ter um tratamento específico nos cursos de Administração de algumas universidades 6

7 Gestão de Pessoas – Tendências e Perspectivas 10.O novo perfil fortalece as áreas de recrutamento, seleção, treinamento, desmembrando áreas de rotinas legais e trabalhistas, criando novos focos de ação, tais como: Planos de carreira Benefícios Valorização e saúde do trabalhador Inclusão de TI para criação de sistemas de bancos de dados Auditoria em RH Terceirização de serviços Desenvolvimento de competências 7

8 Perspectivas para o Século XXI 1.O novo cenário mundial justifica a atualização de todos os subsistemas de RH Recrutamento Seleção Treinamento e desenvolvimento Benefícios Cargos e salários Avaliação 2.A dinâmica da vida organizacional demanda soluções customizadas, rápidas e modeladas conforme as circunstâncias e as potencialidades de cada empresa 8

9 Perspectivas para o Século XXI 3.Há uma nítida compreensão de que em qualquer negócio, quer na área privada quer na pública, as pessoas querem formar um corpo a contribuir, sob a forma de rede, para a instalação de um clima favorável que conduza a resultados 4.O capital humano como combustível mais valoroso que faz toda a máquina organizacional andar e chegar ao seu destino 5.O setor de RH deverá funcionar como unidade de consultoria interna para as demais áreas da empresa, aconselhando, orientando, monitorando e propondo soluções de melhorias 9

10 Nova Abordagem Organizacional no Novo RH 1.Arquitetura organizacional: HOLÍSTICA (sistêmica e integrada), apoiada nos seguintes princípios (NADLER, 1994) Princípio da finalidade Adequação arquitetônica Materiais estruturais Tecnologias colaterais 10

11 Nova Abordagem Organizacional no Novo RH 2.Para a CTI - Corporate Transition Internacional Inc. (1987) as organizações bem-sucedidas devem trabalhar com 7 Cs: Comprometimento Criação conjunta Conexão Comunicação Celebração Clima bom Confiança 11

12 Gestor de Pessoas 1.O profissional dessa área deverá utilizar estratégias que perspassem toda a organização 2.Segundo a visão de vários pensadores e autores (Hanenberg, Runion, Silvano e outros) sua presença é demanda pelas seguintes posturas: Saber impactar Aprender segredos Pensar reflexivamente Não trabalhar desnecessariamente Ser ético 12

13 Gestor de Pessoas 3.As exigências do mundo organizacional são constantes e contínuas. Todas as inovações sempre exigirão do bom profissional o exercício de suas competências 4.Portanto ao mundo empresarial a nova ordem está lançada: RH estratégico, flexível, integrado, comunicativo e ético 13

14 Gestor de Pessoas 5.Conhecer o ambiente; avaliar as incertezas; identificar e posicionar talentos; recompensá-los e desenvolvê-los. Eis a nobre missão do RH voltado ao século XXI 14


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