A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARQUITETURA E URBANISMo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARQUITETURA E URBANISMo"— Transcrição da apresentação:

1 ARQUITETURA E URBANISMo
Introdução à Arquitetura e Urbanismo ARQUITETURA E URBANISMo

2 DADOS SOBRE A DISCIPLINA Introdução à Arquitetura e Urbanismo
PROGRAMA – PLANO DE ENSINO CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO PROFESSOR: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA DADOS SOBRE A DISCIPLINA NOME Introdução à Arquitetura e Urbanismo CARGA HORÁRIA ANUAL CARGA HORÁRIA SEMANAL SÉRIE ANO 72 4 2013 Ementa Arquitetura e Urbanismo: introdução conceitual. Elementos constitutivos do campo da arquitetura e do urbanismo. Arquitetura e sociedade. Estudo do fenômeno arquitetônico do ponto de vista teórico. O processo criativo em arquitetura. Estudo dos fatores da arquitetura e suas relações. Teoria do projeto. Reconhecimento dos elementos constituintes dos espaços urbanos. Inventário e classificação dos diferentes tipos de espaços arquitetônicos: do edifício e da cidade.

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Arquitetura e Urbanismo: introdução conceitual. Elementos constitutivos do campo da arquitetura e do urbanismo. Arquitetura e sociedade. Estudo do fenômeno arquitetônico do ponto de vista teórico. O processo criativo em arquitetura. Estudo dos fatores da arquitetura e suas relações. Teoria do projeto. Reconhecimento dos elementos constituintes dos espaços urbanos. Inventário e classificação dos diferentes tipos de espaços arquitetônicos: do edifício e da cidade.

4 Objetivos Bibliografia básica
1. Apresentar os conceitos fundamentais de Arquitetura e Urbanismo: tipologia, partido, conceitos de espaço e programa; 2. Desenvolver a compreensão do aluno em relação às várias fases do projeto, como estudo preliminar, anteprojeto e projeto executivo; 3. Introduzir ao aluno a compreensão e leitura dos espaços urbanos; 4. Estudar as categorias e classificações da Arquitetura; 5. Desenvolver no aluno a compreensão de que a Arquitetura não é um fenômeno isolado, mas o resultado de complexas relações sociais; Bibliografia básica LIMA, J.F. O que é ser arquiteto. 1ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. WILHEM, J. Cidades: O substantivo e o adjetivo. 3ed. São Paulo: Perspectiva, 2003. BENEVOLO, L. História da cidade. 4ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. CHOAY, FRANCOISE. O urbanismo. Coleção Estudos. 67ed. São Paulo: Perpesctiva, 2003

5 O QUE É ARQUITETO Sua formação se dá através dos cursos de arquitetura e urbanismo que tem duração de cinco anos, onde são abordados temas com, história da arte, história da arquitetura e do urbanismo, representação gráfica, informática, resistência dos materiais, construção, planejamento urbano, projeto de edificações, conforto ambiental, paisagismo, arquitetura de interiores, entre outros. No Brasil, as primeiras escolas de arquitetura originaram-se nos cursos de Belas Artes (Rio de Janeiro) e engenharia (São Paulo). Atualmente existem mais de 140 escolas e cursos de arquitetura espalhados pelo Brasil. Fonte:

6 O QUE FAZ UM ARQUITETO A formação do arquiteto possibilita atuação em várias áreas. Atualmente a Lei , criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), regulamentando exclusivamente a profissão. Esta legislação determina as atribuições do arquiteto e urbanista, com as especificações de serviços que podem executar cabendo ao arquiteto as seguintes atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores; planejamento físico, local, urbano e territorial, e serviços afins e correlatos:

7 Estudo, planejamento, projeto e especificação.
Assistência, assessoria e consultoria. Direção de obra e serviço técnico. Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico. Desempenho de cargo e função técnica. Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica e extensão. Elaboração de orçamento. Padronização, mensuração e controle de qualidade.

8 Execução de obra e serviço técnico.
Fiscalização de obra e serviço técnico. Produção técnica e especializada. Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção. Execução de instalação, montagem e reparo. Operação e manutenção de equipamento e instalação. Execução de desenho técnico.

9 O que é Arquitetura e Urbanismo
O que é Arquitetura e Urbanismo? Entende-se como campo de intervenção do arquiteto e urbanista os espaços nos quais o homem vive. O arquiteto e urbanista é, portanto, um profissional que desenvolve pesquisa e concretiza projetos de construção e reestruturação do espaço de modo a garantir a qualidade de vida, atendendo às necessidades funcionais, psicológicas, estéticas e sociais do homem, bem como suas relações com o meio ambiente. O que faz o Arquiteto e Urbanista? A atividade profissional Arquitetura e Urbanismo promove a transformação dos espaços a partir de conceitos ambientais fundamentados em conhecimentos técnicos e artísticos integrados a outras áreas do saber, objetivando proporcionar ao homem soluções ambientais mais saudáveis, confortáveis, belas e economicamente viáveis. O exercício profissional do arquiteto e urbanista, no Brasil, é regulamentado por lei desde Atualmente a Lei , criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), regulamentando exclusivamente a profissão. A habilitação é única e a legislação competente atribui ao arquiteto e urbanista o exercício de atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos, monumentos, arquitetura paisagística e de interiores, urbanismo, planejamento físico, urbano e regional. Nesses campos, o arquiteto e urbanista pode exercer as atividades de elaboração, coordenação, supervisão, orientação técnica e especificação de projetos, planejamento e acompanhamento de obras, assessoria e/ou consultoria, execução de perícias e avaliações.


Carregar ppt "ARQUITETURA E URBANISMo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google