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RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE PORCENTAGEM: EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DOS PROCESSOS REGULADORES GERAIS DA TEORIA DE ROBBIE.

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2 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE PORCENTAGEM: EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DOS PROCESSOS REGULADORES GERAIS DA TEORIA DE ROBBIE CASE Aluna: FABIANE FISCHER FIGUEIREDO Orientadora: Drª. SILVIA MARIA DE AGUIAR ISAIA FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO Link para dissertação (PDF):

3 CENÁRIO E SUJEITOS Uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola Municipal, com 26 alunos, com idade de 10 a 14 anos. As atividade ocorreram em 7 sessões.

4 Fotos do ambiente de aplicação

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6 Sessão 1 A primeira sessão ocorreu em dois momentos: 1º momento: pesquisa quanto aos conhecimen -tos prévios sobre porcentagem; 2º momento: análise das respostas e introdução do trabalho com porcentagem por meio da resolução de problemas, envolvendo a malha quadriculada.

7 Sessão 1 A primeira sessão ocorreu em dois momentos: 1º momento 2º momento

8 Sessão 1 A primeira sessão ocorreu em dois momentos: Pesquisa quanto aos conhecimentos prévios sobre porcentagem. 1º momento 2º momento

9 Sessão 1 A primeira sessão ocorreu em dois momentos: Pesquisa quanto aos conhecimentos prévios sobre porcentagem. Análise das respostas e introdução do trabalho com porcentagem por meio da resolução de problemas, envolvendo a malha quadriculada. 1º momento 2º momento

10 Pesquisa quanto aos conhecimentos prévios sobre a noção de porcentagem: 1º momento 1.O que é porcentagem? Para que serve? 2. Você já fez uso da porcentagem alguma vez em sua vida?Quando? Onde? Por quê? 3.Onde podemos usar a porcentagem? 4.Supondo que você ficasse sabendo da seguinte informação: Na Vila Frantz há 51% de indivíduos homens e 49% de mulheres; o que entenderia por isso? 5.Descreva um exemplo de uso da porcentagem no dia-a-dia.

11 ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DOS ALUNOS buscaram em seus esquemas mentais informações quanto a situações vivenciadas no dia-a-dia e/ou que observaram suas famílias utilizarem; interagiram entre si e com o professor, o que lhes permitiu usar seus conhecimentos prévios, trocar idéias e informações; fizeram uso de conhecimentos e estratégias utilizadas por outros ( professor, colegas, familiares) para resolver as questões apresentadas

12 % Representação percentual por meio da malha quadriculada: 2º momento PORCENTAGEMPORCENTAGEM

13 a)Qual o número de quadrinhos na figura? b)Pinte o percentual que representa o total de alunos da turma 51 c)Que outra(s) maneira(s) podemos representar os quadrinhos pintados em relação ao total de quadrinhos do quadrado? 1.Considere o quadro abaixo: PORCENTAGEM 1º Problema

14 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE UMA DUPLA DE ALUNOS

15 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

16 2º Problema Para um jogo realizado na escola, foi convocada a metade dos alunos que constitui a turma 51. Qual é o percentual que representa os alunos convocados para o jogo? Represente na figura a seguir a seguinte situação :

17 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE UMA DUPLA DE ALUNOS

18 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

19 3º Problema Quantas turmas de 5ª a 8ª série há na escola? Represente na figura o percentual da turma 51 em relação ao total de turmas de 5ª a 8ª série que há na escola:

20 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE UMA DUPLA DE ALUNOS

21 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

22 4º Problema Agora represente o percentual das turmas de 5ª série da escola em relação ao total de turmas de 5ª a 8ª série:

23 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE DUAS DUPLAS DE ALUNOS

24 1º dupla

25 2º dupla

26 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE DUAS DUPLAS DE ALUNOS

27 Sessão 2 Loja Lebes, Resolução de problemas envolvendo a noção de porcentagem e recortes de um panfleto de propaganda da Loja Lebes, freqüentada pelos alunos e suas famílias. Porto Alegre Pantano Grande RS _ Brasil

28 Porto Alegre Pantano Grande A escolha do panfleto se deu pelo fato de que mencionava em seu conteúdo o desconto de 20% em vestuários de moletom. RS _ Brasil

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30 Problema 1 Quantos produtos há no panfleto? De acordo com essas propagandas, responda : Classifique os produtos do panfleto, colocando em cada caixa a quantidade respectiva:

31 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃODE UMA DUPLA DE ALUNOS ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

32 Problema 2 Determine a porcentagem que representa o número de produtos que foram classificados: ITENS % Vestuário Adulto Vestuário Infantil Calçados Banho

33 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE UMA DUPLA DE ALUNOS

34 Fazer 2 slides RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE DUPLA DE ALUNOSUMA ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

35 Problema 3 Verifique que produtos fazem parte da promoção e preencha a seguinte tabela: PRODUTOPREÇO PREÇO COM DESCONTO

36 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE UMA DUPLA DE ALUNOS

37 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS PROBLEMA 3

38 Sessão 3 Resolução de problemas envolvendo o cálculo de porcentagem, informações de um texto jornalístico, entrevistas entre os alunos quanto a existência de problemas de saúde semelhantes aos apresentados no texto jornalístico e cuidados com a saúde. Também, organizaram essas informações em gráficos de barras.

39 Problemas de saúde em jovens escolares Hipertensão 34,8 Obesidade 27,3 Sedentarismo 19,3 Fatores de risco* 56,2 Problemas cardíacos na família 16 Total da amostra Problemas encontrados 336 Em % 50% Meninas 50% Meninos *Fatores de risco principais e (potencialmente)reversíveis: tabagismo, taxa de colesterol alta, hipertensão e sedentarismo. Fatores de riscos contribuintes: diabetes, obesidade, alimentação e estresse e história familiar (pais, avós e bisavós) FONTE: Folha de S.Paulo, 19/07/99 1.Vamos analisar o seguinte texto jornalístico? Problema 1

40 Quantos meninos foram entrevistados? E quantas meninas? b) b) Quantos jovens escolares possuem: Hipertensão? Obesidade? Sedentarismo? Fatores de risco? Problemas cardíacos em família c) c) Na turma 51 há alunos que possuem esses problemas de saúde? Quais são esses problemas de saúde? Quantos alunos são? Que percentual representa esses alunos, em relação ao total de alunos da turma?

41 RESOLUÇÃO DA LETRA (A) POR UMA DUPLA DE ALUNOS

42 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

43 RESOLUÇÃO DA LETRA (B) POR UMA DUPLA DE ALUNOS

44 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

45 RESOLUÇÃO DA LETRA (C) PELOS ALUNOS Professora precisou conduzir a interpretação oral com todos os alunos da turma, para que empregassem no processo de resolução as informações que cada um dos alunos que trouxeram como tema de casa. As maiores dificuldades apresentadas foram na última pergunta, porque a maioria dos alunos não conseguiu interpretar a pergunta e compreender que se tratava de um problema a ser resolvido por eles;

46 Professora precisou interagir com cada dupla e o trio para verificar quais dificuldades de interpretação cada um teve e para fazê-los pensar sobre a resolução do problema 2 da Sessão 2, que contribuiria na busca dessa solução, já que ambos os processos de resolução eram semelhantes; Após as explicações, os alunos logo se lembraram do modo como resolveram o problema 2 da sessão anterior, e conseguiram solucionar ao questão.

47 Problema 2 e 3 2. Como está a saúde da turma? Por quê? 3. O que precisamos fazer para termos uma boa saúde?

48 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

49 4. Vamos preencher cada tabela que consta a seguir, de acordo com informações adquiridas na turma 51. PRÁTICA DE ESPORTES ALIMENTAÇÃO PARA INVENTAR: Problema 4 Classifica ç ãoN º. de alunos % Praticantes Não praticantes Classifica ç ãoN º. de alunos % Comem verduras Comem legumes Classifica ç ãoN º. de alunos %

50 Tabela 1 Entrevista realizada na turma 51 pelas alunas Luciane e Marcela, sobre a preferência dos alunos quanto aos esportes caminhar e correr ClassificaçãoNº. de alunos% Caminhar2391,36 Correr2391,36 Tabela 2 Entrevista realizada na turma 51 pelas alunas Sofia e Rita, sobre a preferência ou não de comer frutas ClassificaçãoNº. de alunos% Gosta2492,16 Não gosta13,84 Tabela 3 Entrevista realizada na turma 51 pelas alunas Beatriz e Mara, quanto à preferência ou não de estudar ClassificaçãoNº. de alunos% Estuda1350 Não estuda1350 ENTREVISTAS INVENTADAS PELOS ALUNOS

51 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DOS ALUNOS

52 Problema 5 5. A partir das informações obtidas no problema 4, vamos construir os gráficos representativos das três situações, ou seja, vamos tentar imitar o que foi feito no texto jornalístico. Problemas de saúde em jovens escolares

53 RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

54 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

55 porcentagem água corpo humano saúde Resolução de problemas envolvendo a porcentagem a partir de um texto informativo, de entrevistas e de gráficos referentes a importância da água para o corpo humano e para a saúde. Sessão 4

56 A ÁGUA E O CORPO HUMANO A água é a substância mais comum e mais importante no Planeta Terra. Sem água não poderia existir vida, pois todo ser vivo consiste principalmente deste elemento. O nosso corpo é composto basicamente de água. Esse líquido precioso está nas células, nos vasos sangüíneos e nos tecidos de sustentação. Nossas funções orgânicas necessitam da água para o seu bom funcionamento. A água hidrata, lubrifica, aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energia, entre inúmeras outras utilidades. Em média, o corpo humano tem aproximadamente 70% de água. Por isso, o ser humano precisa consumir em média de 2,5 litros de água por dia, para assim repor a quantidade que perde em atividades físicas e orgânicas. Fontes consultadas na elaboração desse texto:

57 Considerando as informações dadas, responda ao que é solicitado: Problema 1

58 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

59 Problema 2 A professora Fabiane possui 59,5 kg de água em seu corpo. Qual é a massa da professora em kg, considerando que 70% do seu corpo humano é constituído de água

60 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

61 Observe os dados que constam na TABELA 1: Será que o consumo de água pelos alunos da turma está sendo suficiente? CONSUMO EM LITROS POR DIA N º. DE ALUNOS % Menos de 1 litro 1 litro 2 litros 2,5 litros ou mais TOTAL Represente num gráfico esse consumo de água pelos alunos da turma 51 :

62 Resolução de uma dupla de alunos

63 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

64 P porcentagem Produção, interpretação e resolução de problemas envolvendo a noção de porcentagem. Sessão 5 %

65 20% Eu fui em uma loja e vi uma calça linda, mas ela era muito cara, custava R$ 100,00, então pedi para o vendedor me dar 20% de desconto e ele me deu. Quanto eu paguei pela calça? (Taison, Samuel e Maria) Clique para conferir a resposta RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS

66 20% Eu fui em uma loja e vi uma calça linda, mas ela era muito cara, custava R$ 100,00, então pedi para o vendedor me dar 20% de desconto e ele me deu. Quanto eu paguei pela calça? (Taison, Samuel e Maria) Clique para conferir a resposta RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS R$ 80,00.

67 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UM TRIO DE ALUNOS

68 Maria foi à venda comprar 2 sacos de balas por R$ 2,00 cada saco. Ela recebeu o desconto de 5% em cada saco. Quanto foi pago? Resposta: Foi pago R$ 3,80. (Mateus, João e Lucas) RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS Clique para conferir a resposta

69 Maria foi à venda comprar 2 sacos de balas por R$ 2,00 cada saco. Ela recebeu o desconto de 5% em cada saco. Quanto foi pago? (Mateus, João e Lucas) RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS R$ 3,80 Clique para conferir a resposta

70 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UM TRIO DE ALUNOS

71 RESOLUÇÃO POR UM DUPLA DE ALUNOS Na turma 51, há 12 meninas e 14 meninos. Agora, represente esses números em forma de porcentagem. Resposta: Há 46,08% de meninas na turma. Há 53,76% de meninos na turma. (Sofia e Rita) Clique para conferir a resposta

72 RESOLUÇÃO POR UM DUPLA DE ALUNOS Na turma 51, há 12 meninas e 14 meninos. Agora, represente esses números em forma de porcentagem. Resposta: Há 46,08% de meninas na turma. Há 53,76% de meninos na turma. (Sofia e Rita) Clique para conferir a resposta R$ 53,76% meninos

73 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

74 Na Vila Nova há 100 habitantes, sendo que 50% deles foram para a Vila Frantz. Quantos foram para a Vila Frantz? Resposta: Foram para a Vila Frantz 50 pessoas. (Luciane e Marcela) RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS Clique para conferir a resposta

75 Na Vila Nova há 100 habitantes, sendo que 50% deles foram para a Vila Frantz. Quantos foram para a Vila Frantz? Resposta: Foram para a Vila Frantz 50 pessoas. (Luciane e Marcela) RESOLUÇÃO POR UM TRIO DE ALUNOS Clique para conferir a resposta Pantano Grande Foram para a Vila Frantz 50 pessoas.

76 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

77 ELABORAÇÃO DE UM PROBLEMA POR UMA DUPLA DE ALUNOS Na Loja Moda Fashion todos os produtos de inverno estão com 30% de desconto. Uma mulher comprou e pagou um conjunto de calça e jaqueta por R$ 96,00. Quanto seria o preço sem desconto? (Beatriz e Mara) Clique para conferir a resposta

78 ELABORAÇÃO DE UM PROBLEMA POR UMA DUPLA DE ALUNOS Na Loja Moda Fashion todos os produtos de inverno estão com 30% de desconto. Uma mulher comprou e pagou um conjunto de calça e jaqueta por R$ 96,00. Quanto seria o preço sem desconto? (Beatriz e Mara) Clique para conferir a resposta Sem o desconto seria:R$ 124,80

79 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

80 Sessão 6 percentuais de impostos alimentícioshigiene limpezabebidas Resolução de problemas ligados aos percentuais de impostos cobrados pelo governo sobre o preço de alguns produtos alimentícios, de higiene, de limpeza e de bebidas. Para isso, os alunos fizeram uso da calculadora, da pesquisa de preços feita por eles nos supermercados e mercados do município e da tabela com os percentuais de impostos cobrados sobre os produtos pesquisados por eles.

81 ProdutosPreço em R$ Alimentos Carne Bovina5,98 Frango4,48 Feijão2,38 Arroz2,38 A çú car 1 kg 1,38 Sal0,58 Farinha de trigo1,28 Macarrão2,38 Biscoito2,38 Ó leo 1,98 Caf é 8,98 Margarina0,89 Leite Longa Vida0,98 Achocolatado3,48 Chocolate 200g2,98 Frutas1,38 Ovos2,38 Molho de Tomates2,48 Ervilha0,99 Milho verde1,28 Iogurte1,48 Mat. Limp./HigienePreço em R$ Amaciante4,89 Á gua Sanit á ria 1,58 Sapon á ceo 2,70 Esponja de a ç o 1,78 Sabão em barra0,98 Sabão em p ó 6,99 Detergente0,68 Desinfetante2,58 Á lcool 2,98 Sabonete0,39 Shampoo4,98 Condicionador6,98 Desodorante4,49 Papel higiênico1,78 Bebidas Refresco em p ó 0,58 Refrigerante lata0,98 Á gua 1,5 litros 1,28 Suco Pronto2,48 TABELA UTILIZADA PARA A PESQUISA DE PREÇOS REALIZADA PELOS ALUNOS EM SUPERMERCADOS OU MERCADOS

82 Problema 1 Observe a Tabela 1 no próximo slide e resolva: a) O que estão informando os dados da tabela? b) O que é carga tributária (imposto) e para que serve?

83 ProdutosPreço em R$ % Tributos Preço Final Carga Tributária em R$ Preço sem Tributos Alimentos Carne Bovina5,9818,67%1,124,86 Frango4,4818,00%0,813,67 Feijão2,3832,75%0,781,60 Arroz2,3832,75%0,781,60 Açúcar 1 kg1,3840,50%0,560,82 Sal0,5829,49%0,170,41 Farinha de trigo1,2834,47%0,440,84 Macarrão2,3835,20%0,841,54 Biscoito2,3838,50%0,921,46 Óleo1,9837,18%0,741,24 Café8,9836,42%3,275,71 Margarina0,8937,18%0,330,56 Leite Longa Vida0,9833,63%0,330,65 Achocolatado3,4837,84%1,322,16 Chocolate 200g2,9831,80%0,952,03 Frutas1,3821,38%0,301,08 Ovos2,3820,19%0,481,90 Molho de Tomates 2,4836,66%0,911,57 Ervilha0,9935,86%0,360,63 Milho verde1,2837,37%0,480,80 Iogurte1,4842,00%0,361,12 Mat. Limp./Higiene Amaciante4,8943,16%2,112,78 Água Sanitária1,5837,84%0,600,98 Saponáceo2,7040,50%1,091,61 Esponja de aço1,7843,50%0,771,01 Sabão em barra 0,9840,50%0,400,58 Sabão em pó6,9942,27%2,954,04 Detergente0,6840,50%0,280,40 Desinfetante2,5837,84%0,981,60 Álcool2,9843,28%1,291,69 Sabonete0,3942,00%0,160,23 Shampoo4,9851,48%2,562,42 Condicionador6,9847,63%3,323,66 Desodorante4,4947,87%2,152,34 Papel higiênico1,7837,28%0,661,12 Bebidas Refresco em pó0,5838,32%0,220,36 Refrigerante lata 0,9847,00%0,460,52 Água 1,5 litros1,2845,11%0,580,70 Suco Pronto2,4836,99%0,921,56 Fonte: Sindi Gêneros - Vales do Rio Pardo e Taquari TABELA 1:

84 RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

85 Com base nos preços pesquisados, a dupla ou o trio deve escolher: 8 tipos de alimentos de que mais gostem, 5 materiais de limpeza ou de higiene de que mais façam uso em seu dia- a-dia e 3 bebidas de que mais apreciem. Depois da escolha, a dupla deverá montar a TABELA 2, atualizando os dados Problema 2 Produtos Preços em R$ % Tributos Preço Final Carga Tributá ria em R$ Preço sem Tributos Alimentos Mat. Limp./Higiene Bebidas

86 RESOLUÇÃO DE UM TRIO DE ALUNOS

87 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UM TRIO DE ALUNOS

88 Problema 3 A dupla ou trio deverá escolher um tipo de alimento, um material de limpeza ou de higiene e uma bebida que conste tanto na TABELA 1 como na TABELA 2, para, só então, completar: a) Alimento escolhido: Preço em R$ na tabela 1: Preço em R$ na tabela 2: Em que tabela esse alimento está mais caro? Diferença em R$: % que representa essa diferença:

89 Problema 3 b) Material de limpeza ou de higiene escolhido: Preço em R$ na tabela 1: Preço em R$ na tabela 2: Em que tabela esse material de limpeza ou de higiene está mais caro? Diferença em R$: % que representa essa diferença:

90 Problema 3 c) Bebida escolhida: Preço em R$ na tabela 1: Preço em R$ na tabela 2: Em que tabela essa bebida está mais cara? Diferença em R$: % que representa essa diferença :

91 RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

92 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DE UMA DUPLA DE ALUNOS

93 O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: Sessão 7 Primeiro momento: Segundo momento: Terceiro momento: Quarto momento: Quinto momento:

94 O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: Sessão 7 Primeiro momento: coleta Loja Sotero coleta de calçados, roupas e diversos produtos usados, que não fossem mais úteis às famílias dos alunos e que pudessem ser usados na Loja Sotero;

95 Segundo momento: O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: Sessão 7 organização da sala de aula;

96 O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: Sessão 7 Terceiro momento: resolução dos problemas propostos;

97 O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: Sessão 7 Quarto momento: registro nos protocolos e nas entrevistas quanto ao modo como resolveram os problemas e como interagiram entre si, que dificuldades e facilidades encontraram nas resoluções, etc.;

98 O desenrolar da sétima e última sessão ocorreu em cinco momentos: Sessão 7 verificação de erros nas notas fiscais preenchidas durante o desenrolar da atividade e o preenchimento de novas notas fiscais com dados e informações mais precisas. Quinto momento:

99 Problema 1 Com R$100,00 no bolso, compre na Loja Sotero os seguintes produtos: 1 calça infantil; 2 camisetas em tamanho infantil; 1 camiseta tamanho adulto; 1 par de calçados; 3 produtos diversos. Será que é possível pagar essas compras Será que é possível pagar essas compras com R$100,00? com R$100,00?

100 PARA EXEMPLIFICAR, VEJAMOS A NOTA FISCAL PREENCHIDA PELO GRUPO DE 2 COMPRADORAS, 1 VENDEDORA E 1 OPERADORA DE CAIXA PARA EXEMPLIFICAR, VEJAMOS A NOTA FISCAL PREENCHIDA PELO GRUPO DE 2 COMPRADORAS, 1 VENDEDORA E 1 OPERADORA DE CAIXA: Produto Preço Unitário Quantidade Valor Total sem Desconto Valor do desconto em R$ Valor Total a Pagar em R$ Total Desconto Troco 91,00 100,00 9,00

101 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DOS ALUNOS DA TURMA 51

102 Problema 2 LOJA SOTERO Com R$150.00, é possível comprar mais de 10 produtos na LOJA SOTERO?

103 PARA EXEMPLIFICAR, VEJAMOS A NOTA FISCAL PREENCHIDA PELO GRUPO DE 2 COMPRADORES, 1 VENDEDOR E 1 OPERADORA DE CAIXA:

104 ESQUEMA REPRESENTATIVO DA RESOLUÇÃO DOS ALUNOS

105 Fotos da atividade prática Loja Sotero

106

107

108

109

110

111 Fabiane

112 Até....


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