A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta."— Transcrição da apresentação:

1

2 O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta demanda preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.

3 Tudo começou com os Estados Unidos para impedir que a União Soviética se expandisse.

4 A União Soviética cabia expandir a área sobre a influência socialista. Aos Estados Unidos, impedir que essa influência se expandisse. O primeiro-ministro britânico Winston Churchill usou pela primeira vez a expressão Cortina de Ferro, que seria citada frequentemente durante a Guerra Fria para designar a separação entre o mundo socialista e o capitalista, numa alusão a regime extremamente fechado, adotado pelos soviéticos.

5 O presidente Harry Truman fez uma declaração onde os Estados Unidos deveriam apoiar os povos livres que resistiam à tentativa de servidão por minorias armadas ou pressão externa e ficou conhecida como Doutrina Truman. Uma das primeiras medidas dos EUA, dentro do espírito dessa política, foi o plano de recuperação econômica e investimentos para os países da Europa Ocidental destruída pelos anos de operação de Guerra em seu territórios. Essa ajuda afastaria a provável influência soviética nessa parte do continente e ficou conhecida como Plano Marshall, general George Marshall.

6 Criado em 1949 pelos Estados Unidos, essa aliança visou garantir a segurança mútua contra uma maior expansão do socialismo na Europa. A OTAN era composta por 26 membros.Os objetivos mudaram e agora visa a segurança dos países membros. O objetivo atualmente é garantir a segurança militar no continente europeu e exercer influência nas decisões geopolíticas da região.

7 Em 1949,foi transformada em dois países distintos, um só povo, mas sistemas econômicos diferentes. Alemanha Ocidental: era o capitalismo oficialmente Alemanha,capital Bonn. Compreendia os setores de domínio inglês, francês e americano. Alemanha Oriental: Socialismo. Os EUA procuraram impedir o que chamava de efeito dominó, isto é que outros países asiáticos fossem atingidos pelo regime socialista.Para isso, firmaram alianças militares que ficou conhecido como cordão sanitário. Principais tratados : Anzus e o Seato ou Otase.

8 Foi criada em 1947 para coordenar as atividades de inteligência forra dos EUA. Responsável por fornecer informações de segurança nacional para os políticos seniores. A CIA se engaja em atividades secreta, a pedido do presidente dos EUA. Projeto MKULTRA: a CIA esteve envolvida em várias atividades ilegais de pesquisa em seres humanos com resultados devastadores para suas vítimas.

9 A nação que primeiro desenvolvesse a tecnologia nuclear e conquistasse o espaço seria considerada a mais avançada cientificamente. Os EUA começaram a corrida nuclear dramática, jogando bombas atômicas nas cidades Japonesas Hiroshima e Nagasaki, para forçar a rendição do Japão no final da Segunda Guerra.

10 A vitória final foi dos EUA, no dia 20 de julho de 1969 marcou a chegada do homem à lua. Os norte-americanos Neil Armstrong, Edwin Aldrin Jr e Michael Collins a bordo da Apollo 11. Em 1973 os EUA lançaram o Skylab que acabou se desintegrando em contato com a atmosfera. Defesa estratégica do presidente americano Ronald Reagan, que ficou conhecida como Guerra nas Estrelas, sua ideia era construir um grande escudo espacial para defesa contra mísseis. Os americanos colocaram em 1990 o telescópio Húbble em órbita. Em 1997 a sonda Mars Pathifinder pousar em Marte. Em 2003 o ônibus espacial Colúmbia explodiu ao entrar na atmosfera, matando sete astronauta.

11 A Guerra da Coreia foi travada entre 25 de Junho de 1950 a 27 de Julho de 1953, opondo a Coreia do Sul e seus aliados, que incluíam os Estados Unidos da América e o Reino Unido, à Coreia do Norte, apoiada pela República Popular da China e pela antiga União Soviética. O resultado foi a manutenção da divisão da península da Coreia em dois países. Em 1950, cinco anos e meio depois de vencer a Alemanha Nazista principalmente no front oriental russo em pleno inverno rigorosíssimo, os Estados Unidos e a União Soviética, ex-aliados, entram em conflito pelo controle da Coreia, uma nova zona de influência comercial e territorial, arriscando provocar uma terceira guerra mundial.

12 Guerra do Vietnã (ou Vietname, ou Vietnam, ou ainda, segundo os vietnamitas, Guerra Americana) foi um conflito armado ocorrido no Sudeste Asiático entre 1959 e 30 de abril de A guerra colocou em confronto, de um lado, a República do Vietnã (Vietnã do Sul) e os Estados Unidos, com participação efetiva, porém secundária, da Coreia do Sul, da Austrália e da Nova Zelândia; e, de outro, a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) e a Frente Nacional para a Libertação do Vietname (FNL). A China, a Coreia do Norte e, principalmente, a União Soviética prestaram apoio logístico ao Vietnã do Norte, mas não se envolveram efetivamente no conflito.

13 Nas primeiras horas do dia 13 de agosto de 1961, um grupo de militares já estava bem adiantado na tarefa de cercar os portões de Brandenburgo com arame farpado. Em tempos de pós-Segunda Guerra, a ação era resultado da disputa entre os soviéticos e capitalistas. Afinal de contas, ao dividirem o mundo em zonas de influência, o controle do território alemão representava uma conquista bastante significativa. Sob tal contexto, os agentes do lado socialista tomaram a divisão física como solução. Alguns dias depois, os oficiais da República Democrática Alemã, acompanhados por outros militares armados, descarregaram sacos de areia, cimento e tijolos. Assim nascia o Muro de Berlim. Inicialmente, o arame farpado fora substituído por uma mureta que media apenas um metro de altura. Aos poucos, cercas, guaritas, sensores de movimento, minas terrestres e cães de guarda desnudavam o lugar que simbolizaria o epicentro da ordem bipolar. No meio tempo em que a obra se executava, vários oficias e civis notavam que aquela ação teria implicações restritivas irreversíveis. Dois dias após as primeiras obras, um oficial oriental chamado Conrad Schumann pulou o emaranhado de farpas para ser acolhido por um veículo militar da parte ocidental. Em alguns pontos onde antigos prédios serviam de extensão do muro, os civis atravessavam cômodos e janelas para fugirem para a banda capitalista.

14 Um mundo bipolar começou a ruir com a queda do muro de Berlim, em 1989 e desmoronou totalmente. O mundo atual é uma consequência desse período : hoje os EUA assumira m o papel de única superpotência, e o poder não é mais de quem tem as armas mais poderosas, mas de quem tem a economia mais forte.

15


Carregar ppt "O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google