A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANIMAIS INVERTEBRADOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANIMAIS INVERTEBRADOS"— Transcrição da apresentação:

1 ANIMAIS INVERTEBRADOS
Poríferos Equipe: Alan Jordão, Clara Vilas-Boas, Turma: 7M3 Giulia Souza e Júlia Duarte Professora: Lana Ano: 2013

2 Reino, filo e significado do nome do filo
Os poríferos pertencem ao reino “Animalia”, que agrupa todo ser pluricelular, eucarionte e heterótrofo por ingestão. Significado do nome do filo Porífero significa “portador de poros” e pertencem a esse Filo animais como as esponjas. Filo O filo dos Poríferos abriga animais aquáticos, geralmente marinhos, sem tecidos ou órgãos definidos e sésseis, que e se encontram fixados ao solo.

3 Características principais e modo de vida
Os poríferos são animais simples, com tecidos parcialmente diferenciados, porém sem músculos, sistema nervoso ou órgãos internos. Cada célula da esponja alimenta-se por si própria. Esse filo é o mais primitivo. Embora sejam pluricelulares, as células dos poríferos formam agregados frouxos, não constituindo tecidos verdadeiros. As esponjas podem ser de formas variadas. Modo de vida Esses seres vivem isolados ou em colônias. Existe apenas uma família de agua doce, a Spongillidae.

4 Nutrição e relações com os seres humanos e meio ambiente
A esponja absorve a água pelos seus poros. A água vai para a cavidade central do porífero, denominada átrio. Nela os coánocitos digerem microrganismos orgânicos encontrados na água e os transporta para outras células. Depois a água é levada para o ósculo, lugar onde a água restante é liberada para o mar. Relações com os seres humanos e o meio ambiente Esponjas do mar eram transformadas em esponjas de banho. As esponjas produzem metabólitos secundários, que são a base para vários produtos farmacêuticos. A repartição espacial das esponjas é fortemente influenciada pela qualidade da água.

5 Reprodução e curiosidades
Os poríferos se reproduzem de maneira sexuada e assexuada de acordo com o ambiente que eles vivem. A maioria dos poríferos são hermafroditas. Os poríferos podem ser reproduzirem assexuadamente por, brotamento, fragmentação e gemulação. Curiosidades Uma curiosidade é que a função dos flagelos das células é vibrar e promover a circulação das água. A esponja consegue produzir lua dentro delas e fazem isso usando uma talento natural existente dentro de seus corpos. Existe apenas uma espécie de esponja de água doce a Spongillidae.

6 Bibliografia http://noticias.r7.com
AGUIAR, JoãoB.V. “Para viver juntos.” Ciências.7º ano.2ª.ed.2011

7 Perguntas 01- Os poríferos podem se reproduzir de três maneiras diferentes assexuadamente. Quais são elas? Escolha uma e explique-a. 02- As esponjas não possuem sistema digestório, e a digestão exclusivamente entre suas células. Qual célula é responsável pela distribuição do alimento pela esponja? 03- Por que as esponjas são consideradas um dos seres mais simples?

8 Respostas 01- Os poríferos podem se reproduzir de maneira assexuada por brotamento, por fragmentação e por gemulação. Brotamento: o broto formado por amebócitos aparece no corpo da esponja, podendo sair e originar outro indivíduo ou permanecer preso, originando colônias. Fragmentação: fragmentos de uma esponja, por menores que sejam, podem originar novas esponjas, devido ao seu alto poder de regeneração. Gemulação: este tipo de reprodução assexuada ocorre necessariamente apenas em espécies dulcícolas. Originam-se gêmulas no interior da esponja (estruturas de resistência). São formadas por células indiferenciadas e cercadas por um rígido envoltório. 02- A célula denominada coanócitos, que além de distribuir o alimento pelas células é responsável pelo movimento da água pela esponja do mar. 03- Porque não apresentam músculos, sistema nervoso nem órgãos internos.


Carregar ppt "ANIMAIS INVERTEBRADOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google