A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A semana da arte moderna... também conhecida como semana 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no teatro municipal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A semana da arte moderna... também conhecida como semana 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no teatro municipal."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A semana da arte moderna... também conhecida como semana 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no teatro municipal.

4 Cada dia da Semana foi... Dedicado a um determinado tema: Pintura

5 Cada dia da Semana foi... Dedicado a um determinado tema: Escultura

6 Cada dia da Semana foi... Dedicado a um determinado tema: Poesias

7 Cada dia da Semana foi... Dedicado a um determinado tema: Literatura

8 Cada dia da Semana foi... Dedicado a um determinado tema: Músicas

9 O que aconteceu em cada dia? No dia 13, Graça Aranha proferiu a conferência "A emoção estética na arte", na qual elogiou os trabalhos expostos, investiu contra o academicismo, criticou a Academia Brasileira de Letras e proclamou os artistas da Semana como personagens atuantes na "libertação da arte".

10 No dia 15, Oswald de Andrade leu alguns de seus poemas e Mário de Andrade fez uma palestra intitulada "A escrava não é Isaura", onde se referia ao "belo horrível" e evocava a necessidade do abrasileiramento da língua e da volta ao nativismo.

11 Na noite do dia 17, houve a apresentação de Villa-Lobos. A Semana prestigiou e promoveu o talento do artista, transformando-o, pela boa acolhida do grande público, na figura máxima do período nacionalista do qual se insere a produção musical modernista.

12 O presidente do Estado de São Paulo, da época, Dr. Washington Luís, apoiou o movimento, especialmente através de Rene Thiollier, que solicitou patrocínio para trazer os artistas do Rio de Janeiro, Plínio Salgado e Menotti Del Píchia, membros de seu partido, o Partido Republicano Paulista.

13 Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro como: Tarsila do Amaral Anita Malfatti Plínio Salgado Víctor Brecheret Oswald de Andrade Mário de Andrade Entre Outros...

14 O que foi esta semana ? A Semana de 1922 representa o marco do lançamento público do Modernismo Brasileiro, uma vez que os artistas que lá exibiam suas obras tinham como objetivos a ruptura com as tradições acadêmicas, a atualização das artes e da literatura brasileiras em relação aos movimentos de vanguarda europeus e o encontro de uma linguagem autenticamente nacional.

15 De onde veio esta ideia ? Agora que foi explicado o que foi o evento, seus objetivos, é provável que se pense: Mas, como surgiu a ideia de montar uma Semana de Arte Moderna?

16 Com a ajuda de registros do livro de memórias de Di Cavalcanti chamado "Viagem de Minha Vida - Testamento da Alvorada", ele assinala que foi ele o idealizador da Semana de Arte Moderna, tendo como um modelo a Semana de Deauville, na França.

17 Semana da Arte Moderna Grupo Ronaldo Luana Samuel Abraão Pamela Série: 3 º A Escola E. E. Profª Isabel Ferreira da Silva Disciplina: Português Professora: Izabel Costa Data de Criação: 12 de abril de 2010

18 Créditos Imagens http://www.google.com.br Texto http://www.puc-campinas.edu.br


Carregar ppt "A semana da arte moderna... também conhecida como semana 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no teatro municipal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google