A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A semana da arte moderna... também conhecida como semana 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no teatro municipal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A semana da arte moderna... também conhecida como semana 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no teatro municipal."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A semana da arte moderna... também conhecida como semana 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no teatro municipal.

4 Cada dia da Semana foi... Dedicado a um determinado tema: Pintura

5 Cada dia da Semana foi... Dedicado a um determinado tema: Escultura

6 Cada dia da Semana foi... Dedicado a um determinado tema: Poesias

7 Cada dia da Semana foi... Dedicado a um determinado tema: Literatura

8 Cada dia da Semana foi... Dedicado a um determinado tema: Músicas

9 O que aconteceu em cada dia? No dia 13, Graça Aranha proferiu a conferência "A emoção estética na arte", na qual elogiou os trabalhos expostos, investiu contra o academicismo, criticou a Academia Brasileira de Letras e proclamou os artistas da Semana como personagens atuantes na "libertação da arte".

10 No dia 15, Oswald de Andrade leu alguns de seus poemas e Mário de Andrade fez uma palestra intitulada "A escrava não é Isaura", onde se referia ao "belo horrível" e evocava a necessidade do abrasileiramento da língua e da volta ao nativismo.

11 Na noite do dia 17, houve a apresentação de Villa-Lobos. A Semana prestigiou e promoveu o talento do artista, transformando-o, pela boa acolhida do grande público, na figura máxima do período nacionalista do qual se insere a produção musical modernista.

12 O presidente do Estado de São Paulo, da época, Dr. Washington Luís, apoiou o movimento, especialmente através de Rene Thiollier, que solicitou patrocínio para trazer os artistas do Rio de Janeiro, Plínio Salgado e Menotti Del Píchia, membros de seu partido, o Partido Republicano Paulista.

13 Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro como: Tarsila do Amaral Anita Malfatti Plínio Salgado Víctor Brecheret Oswald de Andrade Mário de Andrade Entre Outros...

14 O que foi esta semana ? A Semana de 1922 representa o marco do lançamento público do Modernismo Brasileiro, uma vez que os artistas que lá exibiam suas obras tinham como objetivos a ruptura com as tradições acadêmicas, a atualização das artes e da literatura brasileiras em relação aos movimentos de vanguarda europeus e o encontro de uma linguagem autenticamente nacional.

15 De onde veio esta ideia ? Agora que foi explicado o que foi o evento, seus objetivos, é provável que se pense: Mas, como surgiu a ideia de montar uma Semana de Arte Moderna?

16 Com a ajuda de registros do livro de memórias de Di Cavalcanti chamado "Viagem de Minha Vida - Testamento da Alvorada", ele assinala que foi ele o idealizador da Semana de Arte Moderna, tendo como um modelo a Semana de Deauville, na França.

17 Semana da Arte Moderna Grupo Ronaldo Luana Samuel Abraão Pamela Série: 3 º A Escola E. E. Profª Isabel Ferreira da Silva Disciplina: Português Professora: Izabel Costa Data de Criação: 12 de abril de 2010

18 Créditos Imagens Texto


Carregar ppt "A semana da arte moderna... também conhecida como semana 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no teatro municipal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google