A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NEISSERIAS. As Neisserias são diplococos Gram-negativos, possuindo cerca de 0,8u de diâmetro. Esse tipo de bactéria caracteriza-se por não formar esporos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NEISSERIAS. As Neisserias são diplococos Gram-negativos, possuindo cerca de 0,8u de diâmetro. Esse tipo de bactéria caracteriza-se por não formar esporos."— Transcrição da apresentação:

1 NEISSERIAS

2 As Neisserias são diplococos Gram-negativos, possuindo cerca de 0,8u de diâmetro. Esse tipo de bactéria caracteriza-se por não formar esporos não resistentes e por serem imóveis. Essas bactérias se alimentam de substâncias orgânicas, como o sangue e proteínas animais, estimulando o crescimento de meningococos e gonococos, em uma incubação perfeita deverá conter uma amostra com 10% de CO2. O esporo é uma camada que protege a bactéria e é responsável pela resistência e ao ataque dos agentes físicos e químicos da esterilização e desinfecção.

3 Ao observamos a forma de cada coco, ele se apresentará em forma de rim, com um lado côncavo. Após uma incubação de 48 horas, em meio enriquecido, as colônias se apresentarão de forma convexas.

4 Neisseria meningitidis (meningococos) - O trato respiratório superior, especificamente na região da nasofaringe, constitui a principal porta de entrada dos meningococos no homem pode correr da seguinte maneira: Os principais sintomas da meningite inicia-se com: Cefaleia. Vômitos. Rigidez na nuca. Pode evoluir para o coma em poucos dias. Os principais sintomas da meningite inicia-se com: Cefaleia. Vômitos. Rigidez na nuca. Pode evoluir para o coma em poucos dias. De forma adquirida por contato íntimo com um portador assintomático do meningococos. Da nasofaringe, os meningococos alcançam a circulação, provocando meningococemia com febre elevada e septicemia. A consequência da meningococemia é a meningite. De forma adquirida por contato íntimo com um portador assintomático do meningococos. Da nasofaringe, os meningococos alcançam a circulação, provocando meningococemia com febre elevada e septicemia. A consequência da meningococemia é a meningite. Principais sintomas

5 Cultura de materiais extraídos da nasofaringe constituem importante meio na identificação de portadores. A punção de líquor, e subsequente centrifugação, constitui outro método de identificação. Em ambos os casos poderão ser usadas na bacterioscopia colorações segundo o Gram ou azul de metileno. O líquor deve ser colhido em ambiente hospitalar, através de punção suboccipital (logo abaixo do crânio) ou lombar (entre a terceira, a quarta e a quinta vértebras lombares). A técnica requer esterilidade absoluta e deve ser executada por um profissional médico treinado.

6 Os esfregaços das secreções uretrais ou vaginais, corados segundo Gram, constituem métodos eficientes para identificação este microrganismo. Para este exame, o corrimento uretral deverá ser colhido cuidadosamente por meio de um Swab. O tratamento baseia-se em medicamentos a base de penicilina.

7 Colônias de Gonococos Meio de cultura com meningococos Colônias de Gonococos Colônias de meningococos

8 Cocos Gram- negativos E. Coli - Agar MCC

9

10 A: Neisseria meningitidis - Diplococos Gram-negativos / B: Streptococcus pneumoniae – Cocos ou diplococos Gram-positivos / C : Streptococcus mutans – Estreptococos Gram-positivos / D : Mycobacterium tuberculosis – Bacilo Álcool-Ácido Resistente / E: Treponema pallidum – Espiroquetas Gram-negativas F: Bordetella pertussis – Cocobacilos Gram-negativos / G : Staphylococcus aureus – Estafilococos Gram- positivos / H: Corynebacterium diphtheriae – Bactérias pleomórficas (geralmente bastões) Gram-positivas


Carregar ppt "NEISSERIAS. As Neisserias são diplococos Gram-negativos, possuindo cerca de 0,8u de diâmetro. Esse tipo de bactéria caracteriza-se por não formar esporos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google