A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MENINGITE CONCEITO: Inflamação das meninges,causada por um organismo viral, bacteriano ou fúngico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MENINGITE CONCEITO: Inflamação das meninges,causada por um organismo viral, bacteriano ou fúngico."— Transcrição da apresentação:

1 MENINGITE CONCEITO: Inflamação das meninges,causada por um organismo viral, bacteriano ou fúngico.

2

3 Os enterovírus (do gênero Enteroviridae) são mais comuns no verão e início de outono causando a doença em jovens de até 15 anos. No Brasil, aparentemente os enterovírus são particularmente freqüentes. A transmissão é tipicamente fecal-oral e o período de incubação é de 3 até 6 dias.

4 A meningite bacteriana é muito mais grave do que a meningite viral
A meningite bacteriana é muito mais grave do que a meningite viral. Elas se associam a uma alta letalidade (número de mortes dividido pelo número de casos da doença). Vários estudos mostram uma mortalidade em torno de 25% dos casos 25% de casos com seqüelas neurológicas mesmo que tenham recebido tratamento adequado.

5 A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis ou Neisseria intracelullaris. O meningococo é uma bactéria do tipo diplococo que só causa a doença no homem, não infectando outros animais.  A transmissão é feita através de contato direto com secreções da garganta ou do nariz de pessoas portadoras ou convalescentes. Estas pessoas liberam os agentes etiológicos no ar que podem ser inspirados por outros indivíduos e causar a doença.

6 FISIOPATOLOGIA Fatores predisponentes incluem infecções do trato respiratório superior , otite,mastoidite, procedimentos neurocirúrgicos recentes,traumatismos cranianos. - Nas infecções agudas pode ocorrer óbito devido a toxidade bacteriana.

7 MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
CEFALÉIA HIPERTERMIA PODE OCORRER ALTERAÇÃO DO NIVEL DA CONSCIÊNCIA DESORIENTAÇÃO E A AMNÉSIA PODE OCORRER LETARGIA CHEGANDO AO COMA. RIGIDEZ DE NUCA FOTOFOBIA (AVERSÃO A LUZ)

8 Convulsões Aumento do pulso e bradicardia Lesão cutânea nos pacientes com meningite meningocócica Na meningite meningocócica ocorre infecção fulminante , com sinais severos de septicemia, início brusco de elevação da temperatura,podendo levar ao choque e morte.


Carregar ppt "MENINGITE CONCEITO: Inflamação das meninges,causada por um organismo viral, bacteriano ou fúngico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google