A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A cor e a luz Prof. Daniel Almeida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A cor e a luz Prof. Daniel Almeida."— Transcrição da apresentação:

1 A cor e a luz Prof. Daniel Almeida

2 O que é a cor A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

3 Como o objeto absorve uma cor
A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.

4 Como o olho funciona A estrutura celular da retina (à direita, 1 cone e 9 bastonetes; ao centro, 2 células bipolares; à esquerda, 3 axónios de células ganglionares que pertencem ao nervo óptico). Os cones são distribuídos de forma desequilibrada sobre a retina. 94% são do tipo R (vermelhos e laranjas) e G (verdes e amarelos), enquanto apenas 6% são do tipo B (azuis e violetas. Esta aparente distorção é um equilíbrio inicialmente supremo, que regrediu com o tempo.

5 Cores primárias O branco é a união de todas as cores.
O preto é ausência de cores. Desde as experiências de Le Blond, em 1730,o azul, o vermelho e o verde vem sendo consideradas cores primárias. Newton inventou um disco com as sete cores do espectro visível, violeta,índigo, vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, pintadas ou coladas. Girando o disco, as sete cores se superpõem aos nossos olhos, dando a sensação de luz branca.

6 História da Teoria da Cor
Aristóteles concluiu que as cores eram uma propriedade dos objetos. Assim como peso, material, textura, eles tinham cores. O vermelho, o verde, azul, amarelo, branco e preto. O poeta medieval Plínio certa vez teorizou que as três cores básicas seriam o vermelho vivo, o ametista e uma outra que chamou de conchífera.

7 História da Teoria da Cor
Leon Battista Alberti, contemporâneo de Leonardo da Vinci, disse que seriam quatro as mais importantes, o vermelho, verde, azul e o cinza.As cores em número de quatro estão relacionadas aos quatro elementos (Fogo-vermelho; Ar-Azul; Água-verde; Terra-Cinza). Leonardo da Vinci reuniu anotações para dois livros distintos e seus escritos foram posteriormente reunidos em um só livro intitulado Tratado da pintura e da paisagem.

8 Cor luz Cor-luz, ou colorido, é a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca.Ou seja, a cor é uma sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão. A cor-luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz, que pode se decompor em muitas cores, concluindo-se que a luz branca contém todas as cores.

9 Sistemas de Luz Também chamados de sistemas de Síntese Aditiva, os sistemas aditivos são utilizados principalmente em luminotécnica e em equipamentos de cine-foto e eletrônicos. O mais utilizado é o sistema RGB (vermelho, verde e azul). Pode-se destacar também os sistemas HSB (matiz, saturação e brilho), HLS e Lab.

10 Medição e reprodução Matiz – corresponde à intensidade espectral de cor (isto é, qual o comprimento de onda dominante); Brilho – corresponde à intensidade luminosa (isto é, mais brilho, mais luz, mais "claridade"); Saturação – corresponde à pureza espectral relativa da luz (alta saturação = cor bem definida dentro de estreita faixa espectral; baixa saturaçao = cor "indefinida" tendendo ao branco, ampla distribuição espectral).

11 Cor pigmento Cor-pigmento é a substância material que, conforme a sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela. É a qualidade da luz refletida que determinda a sua denominação.


Carregar ppt "A cor e a luz Prof. Daniel Almeida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google