Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O vestibular com cotas na UnB
REDE OBSERVA O vestibular com cotas na UnB Jacques Velloso NESUB & FE - UnB Salvador, março de 2005
2
Vestibular UnB 2004 e sistema de cotas (parcial e preliminar)
Comparação do desempenho no vestibular: cotistas não-cotistas? A questão dos dados socioeconômicos Uma solução provisória Resultados preliminares para aprovados O apoio a cotistas
3
Alguns dados sobre o desempenho dos cotistas
Cotistas com notas máximas maiores que não-cotistas: Artes Plásticas (B), C. Contábeis, Eng. Mecatrônica, Com. Social, Geologia, Matemática (N) Cotistas com notas mínimas maiores que mínimas dos não-cotistas: Artes Cênicas, Artes Cênicas (B), Artes Plásticas (L, N), Pedagogia (N), Química (L, N), Enfermagem e Obstetrícia
4
Como funciona o vestibular com cotas na UnB (linhas gerais)
Todos os candidatos Classificação: notas mínimas em cada prova objetiva Escore bruto mínimo= 66 (soma algébrica das notas) Padronização das diferenças em relação à média global Ponderação para o “argumento final”: Humanidades: maior em Linguagens e C. Sociais Ciências e Saúde: maior em C. Natureza e Matem. Ordenação dos candidatos: sistema/ curso/ turno Têm chance? Correção da prova de redação Aptos: classificados por sistema / curso/ turno
5
Diferenças na escolaridade do pai
Cotistas: concentração de candidatos cujo pai tem 1º grau incompleto Sistema universal: predomínio de candidatos cujo pai tem nível superior A questão do questionário socioeconômico (adiante)
6
Vestibular UnB: escolaridade do pai dos candidatos por sistema de ingresso
7
Preenchimento do questionário
Sistema universal & inscrições Internet Preenchimento não-obrigatório Inscrição cotistas: pessoalmente Diferenças no índice de preenchimento Critério: escolaridade do pai 2005: preenchimento obrigatório
8
Vest. UnB: candidatos que informaram a escolaridade do pai por condição de aprovação
9
Como fazer com os casos sem resposta?
Atribuir média da escolaridade do pai aos casos sem resposta? Verificação de diferenças entre os que responderam e não responderam Expressivas diferenças registradas
10
Vest. UnB: diferenças nas notas dos que informaram a escolaridade do pai (%)
11
Uma estratégia alternativa
Importante comparar cotistas e não-cotistas com nível socioeconômico semelhante Prestígio do curso tradicionalmente associado a nível social Demanda por vaga e modismos ou alterações no mercado de trabalho Alternativa: agrupamento por desempenho Comparação de desempenho com demanda
12
Vest. UnB: agrupamento de cursos das Humanidades pelo argumento final dos candidatos (afastamento padronizado)
13
Vest. UnB: agrupamento de cursos das Ciências pelo argumento final dos candidatos (afastamento padronizado)
14
Vest. UnB: agrupamento de cursos da Saúde pelo argumento final dos candidatos (afastamento padronizado)
15
Resultados dos aprovados: cotistas e sistema universal
Cotistas com notas médias sempre menores que não-cotistas Exceção: Saúde Alto (Medicina) Variação da diferença das médias: 3% (Medicina) 600% (Ciências Médio) Êxito: boa parte dos negros não ingressaria sem as cotas
16
Vest. UnB: diferença nas notas dos aprovados no sistema universal e de cotas
17
Em conclusão (parcial e preliminar)
Programas de apoio baixa renda UnB: B. Alimentação, Moradia, V. Livro, B. Permanência Êxito: Apoiados mesmo desempenho outros Sistema de cotas UnB: Êxito no ingresso Êxito na permanência? Êxito no desempenho? Cotistas: indispensável apoio acadêmico, eventualmente outros também Sucesso cotas depende apoio
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.