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Preconceito e Inclusão Social Leandro R. Tessler Comvest – Unicamp

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Apresentação em tema: "Preconceito e Inclusão Social Leandro R. Tessler Comvest – Unicamp"— Transcrição da apresentação:

1 Preconceito e Inclusão Social Leandro R. Tessler Comvest – Unicamp

2 Feminismo, Racismo e Cidadania Sumário Brasil: racismo e preconceito Ação Afirmativa Desempenho Acadêmico Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp

3 Feminismo, Racismo e Cidadania Racismo e Preconceito no Brasil Brasil: sociedade multirracial –76 milhões de brasileiros se declararam pretos ou pardos no Censo 2000, quase metade da população –Intermiscigenação: mais pardos do que pretos –Segunda maior população negra do mundo

4 Feminismo, Racismo e Cidadania Remuneração do Trabalho IBGE, PNAD

5 Feminismo, Racismo e Cidadania Remuneração do Trabalho IBGE, PNAD, Roberto Martins

6 Feminismo, Racismo e Cidadania Racismo e Preconceito A pobreza no Brasil é essencialmente negra A população negra evade mais da escola, e é consequentemente menos treinada –Estado de SP: só 12% dos concluintes do ensino médio (2002) se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas As desigualdades econômicas entre brancos e negros NÃO podem ser imputadas apenas à educação

7 Feminismo, Racismo e Cidadania Ação Afirmativa Visão de futuro –Que sociedade queremos? Respeitar os princípios acadêmicos –Autonomia –Mérito Inclusão Social com Qualidade

8 Feminismo, Racismo e Cidadania Inclusão Social com Qualidade Estudo Comvest –Objetivo: determinar quais os parâmetros que influenciam o desempenho dos estudantes da Unicamp. –Será que a classificação no vestibular pode prever de desempenho na universidade? Metodologia –7094 ingressados entre 1994 e 1997 –6 faixas por classificação no vestibular, todas com o mesmo número de pessoas –Comparar a classificação no final do curso e no Vestibular –Buscar parâmetros preditores: classificação no vestibular, escola pública x escola particular, cursinho x não cursinho, etc... Conclusão –Em todas as faixas, ter feito todo o ensino médio exclusivamente em escola pública é o fator determinante para melhorar o desempenho do aluno.

9 Feminismo, Racismo e Cidadania Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) Programa de isenção das taxas de inscrição Pontuação no vestibular –30 pontos extras para alunos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. –40 pontos extras para auto-declarados pretos, pardos e indígenas que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Programa de apoio ao estudante carente

10 Feminismo, Racismo e Cidadania Escola Pública na Unicamp

11 Demanda no Vestibular Unicamp para grupos-alvo do PAAIS Isentos Escola Pública Pretos, pardos, indígenas Vestibular ,4%30,9%10,8% Vestibular ,0%31,4%14,0% Vestibular ,3%34,1%19,0%

12 Feminismo, Racismo e Cidadania PAAIS e turno dos cursos Escola Pública Pretos, pardos e indígenas Isentos Noturno40%51%13%20%6%12% Integral17%25%9%13%2%4% Geral28%33%11%15%3%6%

13 Feminismo, Racismo e Cidadania PAAIS e os 5 cursos mais concorridos CursoEscola pública Pretos, pardos, indígenas Isentos Medicina Ciências Biológicas Comunicação Social Arquitetura Urbanismo Farmácia Total % das vagas7,8%25,1%6,7%13,7%0,0%2,0%

14 Feminismo, Racismo e Cidadania Matriculados Cursos Gênero

15 Feminismo, Racismo e Cidadania Conclusões Vestibular Nacional Unicamp –Escola pública sempre presente entre os matriculados na mesma proporção dos inscritos –Pretos, pardos e indígenas (sempre) presentes entre os matriculados na mesma proporção dos inscritos PAAIS –Primeiro programa de ação afirmativa sem cotas do Brasil –Mérito, Autonomia e Inclusão Social –Resultados muito positivos Ação Afirmativa é parte do caminho para uma sociedade mais justa e mais cidadã


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