A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução às Redes. Vários computadores ligados entre si por meios electrónicos com o objectivo de trocarem informação de forma rápida e fácil, permitindo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução às Redes. Vários computadores ligados entre si por meios electrónicos com o objectivo de trocarem informação de forma rápida e fácil, permitindo."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução às Redes

2 Vários computadores ligados entre si por meios electrónicos com o objectivo de trocarem informação de forma rápida e fácil, permitindo a partilha de hardware e software.

3 Partilha de hardware Partilha de uma impressora na rede, poupando os custos de ter uma impressora para cada computador; Partilha de um modem podendo os vários computadores da rede aceder à Internet por uma só linha telefónica; O mesmo se pode aplicar a discos rígidos, drives de CD/DVD, etc.

4 Partilha de software Partilha de dados e programas pelos computadores da rede; Partilha de bases de dados; Manutenção dos computadores por administração remota; Cópias de segurança mais fáceis por se efectuarem apenas num computador.

5 Protocolo é uma "linguagem" usada para transmitir dados pela rede. Para que dois computadores possam comunicar, eles devem usar o mesmo protocolo (ou seja, a mesma linguagem).

6 Protocolo

7 - TCP/IP - IPX/SPX - Netbeui

8 LAN (Local Area Network) – Rede de área local em que a distância entre os computadores é curta, geralmente dentro do mesmo edifício; Campus – Rede que liga vários edifícios de uma organização concentrados numa determinada área em que cada edifício pode ter uma ou mais redes LAN; MAN (Metropolitan Area Network) – Liga edifícios numa mesma cidade, geralmente organizações que têm vários edifícios espalhados por diferentes pontos da mesma cidade; WAN (Wide Area Network) – Interliga computadores entre regiões, países e todo o mundo, por exemplo a Internet. Peer-to-peer (ponto a ponto) – P2P – Os vários computadores têm competências iguais, não existindo nenhum computador dedicado para partilhar recursos. O utilizador define os recursos que quer partilhar que podem ser de hardware ou software, podendo todos os computadores da rede lhe aceder; Cliente-servidor – Existem um ou vários computadores dedicados à partilha de recursos, com maior capacidade que os restantes com um sistema operativo de rede (ex: Windows Server). Os computadores que acedem ao servidor são designados clientes.

9 TipoDistânciaExemplo LAN10 mSala de aula Campus100 mCampus de uma universidade MAN1 KmEdifícios da Câmara Municipal WAN100 - 1000 KmRede empresarial WAN10 000 KmInternet WAN100 000 KmLigação por satélite


Carregar ppt "Introdução às Redes. Vários computadores ligados entre si por meios electrónicos com o objectivo de trocarem informação de forma rápida e fácil, permitindo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google