A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução às Redes. Vários computadores ligados entre si por meios electrónicos com o objectivo de trocarem informação de forma rápida e fácil, permitindo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução às Redes. Vários computadores ligados entre si por meios electrónicos com o objectivo de trocarem informação de forma rápida e fácil, permitindo."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução às Redes

2 Vários computadores ligados entre si por meios electrónicos com o objectivo de trocarem informação de forma rápida e fácil, permitindo a partilha de hardware e software.

3 Partilha de hardware Partilha de uma impressora na rede, poupando os custos de ter uma impressora para cada computador; Partilha de um modem podendo os vários computadores da rede aceder à Internet por uma só linha telefónica; O mesmo se pode aplicar a discos rígidos, drives de CD/DVD, etc.

4 Partilha de software Partilha de dados e programas pelos computadores da rede; Partilha de bases de dados; Manutenção dos computadores por administração remota; Cópias de segurança mais fáceis por se efectuarem apenas num computador.

5 Protocolo é uma "linguagem" usada para transmitir dados pela rede. Para que dois computadores possam comunicar, eles devem usar o mesmo protocolo (ou seja, a mesma linguagem).

6 Protocolo

7 - TCP/IP - IPX/SPX - Netbeui

8 LAN (Local Area Network) – Rede de área local em que a distância entre os computadores é curta, geralmente dentro do mesmo edifício; Campus – Rede que liga vários edifícios de uma organização concentrados numa determinada área em que cada edifício pode ter uma ou mais redes LAN; MAN (Metropolitan Area Network) – Liga edifícios numa mesma cidade, geralmente organizações que têm vários edifícios espalhados por diferentes pontos da mesma cidade; WAN (Wide Area Network) – Interliga computadores entre regiões, países e todo o mundo, por exemplo a Internet. Peer-to-peer (ponto a ponto) – P2P – Os vários computadores têm competências iguais, não existindo nenhum computador dedicado para partilhar recursos. O utilizador define os recursos que quer partilhar que podem ser de hardware ou software, podendo todos os computadores da rede lhe aceder; Cliente-servidor – Existem um ou vários computadores dedicados à partilha de recursos, com maior capacidade que os restantes com um sistema operativo de rede (ex: Windows Server). Os computadores que acedem ao servidor são designados clientes.

9 TipoDistânciaExemplo LAN10 mSala de aula Campus100 mCampus de uma universidade MAN1 KmEdifícios da Câmara Municipal WAN KmRede empresarial WAN KmInternet WAN KmLigação por satélite


Carregar ppt "Introdução às Redes. Vários computadores ligados entre si por meios electrónicos com o objectivo de trocarem informação de forma rápida e fácil, permitindo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google