A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

R ETHINKING THE R OLE OF I NDUSTRIAL R ESEARCH Mark B. Myers Richard S. Rosenbloom Joana Mendonça Miguel Torres Preto Pedro Faria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "R ETHINKING THE R OLE OF I NDUSTRIAL R ESEARCH Mark B. Myers Richard S. Rosenbloom Joana Mendonça Miguel Torres Preto Pedro Faria."— Transcrição da apresentação:

1 R ETHINKING THE R OLE OF I NDUSTRIAL R ESEARCH Mark B. Myers Richard S. Rosenbloom Joana Mendonça Miguel Torres Preto Pedro Faria

2 21/03/2003Inovação e Transferência de Tecnologia I NTRODUÇÃO In technology based enterprises, the management of innovation is a key business process. For these firms, competitive advantage is derived from a continuing stream of innovations, not only in new products and services but also in the distribution and support of those products and services. Nova perspectiva do papel integrador da investigação na indústria Motor da inovação capaz de explorar comercialmente novas tecnologias, proporcionando uma competição para novos mercados Investigação no contexto de toda a empresa Mercados Necessidades dos consumidores Competências essenciais a new self-concept for industrial research aquisição estruturada de conhecimento e suporte à aprendizagem ao longo de todos os passos do processo de inovação

3 21/03/2003Inovação e Transferência de Tecnologia I NOVAÇÃO C OMO P ROCESSO G LOBAL Fonte: The Competitiveness of Nations in a Global Knowledge-Based Economy The Competitiveness of Nations in a Global Knowledge-Based Economy H.H. Chartrand; April 2002 Firm-Specific Knowledge General Knowledge Research Perceive Potential Markets Invent or Create Detailed Design & Test Re-design & Produce Market Distribute & Service Technology Platforms Communities of Practice ResearchDevelopmentProductionMarket Distribute & Service The Linear Model of Innovation

4 21/03/2003Inovação e Transferência de Tecnologia O P APEL DA I NVESTIGAÇÃO Análise de 3 produtos significativos: desktop laser printer related printer page description language desktop workstation Exciting discoveries!!! Scientific artifacts… Market needs Indefinição do papel da investigação no processo de inovação > Technology pull Má interligação entre os elementos do processo de inovação

5 21/03/2003Inovação e Transferência de Tecnologia O P APEL DA I NVESTIGAÇÃO Quais são as capacidades que uma empresa deverá possuir para que consiga integrar a sua estrutura de investigação no processo de inovação? Visão Dimensão temporal Como é que a estrutura de investigação poderá contribuir de uma forma mais efectiva para a execução lucrativa dos diferentes passos do processo de inovação? Visão da investigação integrada na estratégia da empresa Antecipa a interacção das tendências da tecnologia com as tendências económicas, competitivas e sociais Ex: Aceleração na velocidade de mudança nas tecnologias de informação Incerteza dos desenvolvimentos do mercado Capacidade de resposta rápida as oportunidades do mercado Ex: FAX – idealizado nos anos 60 mas apenas considerado necessário nos anos 90 Grande alcance Definível Exequível

6 21/03/2003Inovação e Transferência de Tecnologia 3M invests heavily in technology. Our expenditures on R&D (as a percent of sales) are about double the average for U.S. companies. And our technical personnel invest their time and intellect in honing and advancing their knowledge. We claim to have about 30 technology platforms (technologies that produce multiple products for multiple markets). Aplicações: Cristais líquidos ferro-eléctricos Substitutos dos CFCs Surfactantes Fluoro-polímeros Plataformas Tecnológicas Exemplos: Fluoroquímicos Micro-replicação Adesivos Farmacêuticos e Biociências Micro-interconectividade

7 21/03/2003Inovação e Transferência de Tecnologia I NCREMENTAÇÃO R ADICAL Incrementação Radical = abordagem em que se testam conceitos radicalmente novos numa série de experiências de aprendizagem no mercado A aprendizagem que ocorre em cada experiência regressa aos laboratórios e é utilizada para modificar e melhorar o produto para a sua nova aplicação Incerteza na direcção futura dos mercados Criação de equipas de co-desenvolvimento Produtos orientados para as necessidades do mercado

8 21/03/2003Inovação e Transferência de Tecnologia G ROWTH P ROGRAMMEProduct-Services of the Future Sistemas Produto-Serviço" são combinações de produtos e serviços que visam responder às necessidades dos clientes. Sistemas Monitorizados Integrados contribuem para o aumento do valor acrescentado dos produtos. Sistemas Produto-Serviço cumprem funções e fornecem serviços aos consumidores sem ser necessário existir uma transferência da propriedade do produto. Serviço Design Outros ProduçãoFornecedor Fim de vida Produtor Fornecedor Serviço Cliente Potencial para melhorar A actividades de R&D nos Produtos-Serviços do futuro poderão ser essenciais para o processo de inovação industrial. As actividades de investigação devem ter origem em sistemas produto-serviço completos. A investigação como base para o desenvolvimento futuro de Sistemas Produto-Serviço deve ter em consideração todos os aspectos importantes do ciclo de vida.

9 21/03/2003Inovação e Transferência de Tecnologia C ONCLUSÕES A renovação e adaptação das bases de investigação são objectivos importantes para qualquer empresa que invista significativamente em investigação científica. A antiga noção de que a investigação é independente das restantes operações de uma empresa, e dos seus clientes é obsoleta. Consequentemente, a investigação deve tornar-se um elemento central da cadeia de valor. As circunstâncias actuais exigem que a produtividade da investigação evolua, e que contribua para a implementação de processos que permitam a renovação contínua do conhecimento dos trabalhadores de todas as áreas. O paradigma do futuro deverá ser baseado na capacidade das empresas identificarem e participarem na mudança dos mercados

10 21/03/2003Inovação e Transferência de Tecnologia ResearchDevelopmentProductionMarket Distribute & Service The Linear Model of Innovation


Carregar ppt "R ETHINKING THE R OLE OF I NDUSTRIAL R ESEARCH Mark B. Myers Richard S. Rosenbloom Joana Mendonça Miguel Torres Preto Pedro Faria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google