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Democratização do Acesso ao Ensino Superior na UFMG Prof. Antônio Emílio A. Araújo Profa. Maria do Carmo L. Peixoto Prof. Mauro Mendes Braga Prof. Ricardo.

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1 Democratização do Acesso ao Ensino Superior na UFMG Prof. Antônio Emílio A. Araújo Profa. Maria do Carmo L. Peixoto Prof. Mauro Mendes Braga Prof. Ricardo Fenati

2 A proposta a seguir é parte de um documento maior que se ocupa do tema do acesso à Universidade. Além dos problemas atinentes à democratização, são debatidas questões referentes à concepção mais geral do exame vestibular e à composição e conteúdo da atuais provas.

3 Princípios orientadores do estudo 1. Compromisso programático da atual gestão com a democratização do acesso à Universidade 2. Exercício da autonomia da Universidade no estabelecimento dos critérios do acesso 3. Manutenção do requisito do mérito e da qualidade acadêmica no processo de seleção

4 Parâmetros de Análise Classificação dos cursos por nota mínima de aprovação Classificação dos cursos por nota mínima de aprovação Escola de origem do candidato Escola de origem do candidato Raça do candidato (Branca e PP) Raça do candidato (Branca e PP) Turno do curso Turno do curso

5 Curso X (entre 6 e 10) CIENC. COMP. CIENC. BIOL. DIA COM. SOCIAL DIREITO ENG. CONTR. AUT. ENG. ELETRICA ENG. QUIMICA FARMACIA FISIOTERAPIA MEDICINA ODONTOLOGIA 12 cursos Classificação dos Cursos por nota mínima de aprovação (média )

6 Curso Z (entre 0 e 3) AGRONOMIA BIBLIO. DIA BIBLIO. NOITE CIENC. CONTABEIS ENG. CIVIL ENG. DE MINAS ENG. METALURGICA ESTATISTICA GEOLOGIA MAT. COMPUTACIONAL MUSICA BACHARELADO PEDAGOGIA DIURNO PEDAGOGIA NOTURNO QUIMICA NOITE (LICENC.) 15 cursos ADM. DIA ADM. NOITE ARQUIT. A. CENICAS BELAS-ARTES CIENC. ATUARIAIS CIENC. BIOL. NOITE CIENC. ECON. CIENCIAS SOCIAIS EDUCACAO FISICA ENG. PRODUCAO ENG. MEC. DIURNO ENG. MEC. NOITE ENFERMAGEM FILOSOFIA FISICA DIA FISICA NOITE (LIC.) FONOAUDIOLOGIA GEOGRAFIA DIURNO GEOGRAFIA NOITE (LIC.) HISTORIA DIURNO HISTORIA NOTURNO (LIC.) LETRAS DIURNO LETRAS NOTURNO MATEMATICA DIURNO MATEMATICA NOITE (LIC.) MEDICINA VETERINARIA MUSICA LICENCIATURA PSICOLOGIA QUIMICA DIURNO TERAPIA OCUPACIONAL TURISMO 32 cursos Curso Y (entre 3 e 6)

7 Escola de Origem do Candidato e Turno de Curso

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12 Universidades Federais por Estado Matrículas em cursos noturnos Estado%Estado%Estado% AC40GO25PI02 AL34MA25 RJ (média) 25 AP32MT37RN0,0 AM21MS55 RS (média) 24 BA0,5 MG (média) 16RO0,0 CE18PB28SC21 DF20PR23SP22 ES15PE20SE16 Média Brasil: 23% Fonte: MEC – Boletim de dados físicos e orçamentários / 2000

13 Universidades Federais em Minas Gerais Matrículas em cursos noturnos UNIV.% UFJF16 UFMG13 UFOP25 UFU29 UFV17 UFSJR12 UFLA0,0 Fonte: MEC – Boletim de dados físicos e orçamentários / 2000

14 Maiores Universidades Federais Matrículas em cursos noturnos UNIV.% UNB20 UFMG13 UFRJ19 UFF31 UFRGS09 UFSC21 UFSCAR22 Fonte: MEC – Boletim de dados físicos e orçamentários / 2000

15 Percentuais de matrículas superiores a 30% em cursos noturnos UNIV.% UFAL34 UFAP32 UFMT37 UFMS55 UFF31 UFSCAR22 Fonte: MEC – Boletim de dados físicos e orçamentários / 2000

16 Percentuais de Aprovação No. de Cursos Até 30% 14 De 30 a 50% 15 Mais de 50% 27 Escola Pública no Vestibular da UFMG Situação Atual Escola Pública no Vestibular da UFMG Situação Atual

17 Vagas oferecidas na UFMG por turno em 2003

18 Cursos Noturnos Potencial de Inclusão Escola Pública Situ- ação candi- dato Adm. D Adm. N C. Biol. D C. Biol. N Mec. D Mec. N Vestibular 2002 Apro- vados Vestibular 2003 Inscr Class Valores Percentuais

19 Raça do Candidato e Turno de Curso

20 Qual é sua raça ou cor? 1.Branca 2.Preta 3.Parda 4.Amarela 5.Indígena Questionário Sócio-Econômico Questionário Sócio-Econômico

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24 Cursos Noturnos Potencial de Inclusão Racial Adm. D Adm. N C. Biol. D C. Biol. N Mec. D Mec. N BPPBPPBPPBPPBPPBPP Inscr Class Valores PercentuaisVestibular 2003

25 Bases da Proposta

26 Cursos com Menos de 20% de Escola Pública FONTE : Vestibular 2002 Administração Diurno (20) Administração Diurno (20) Arquitetura e Urbanismo (17) Arquitetura e Urbanismo (17) Ciências Econômicas (15) Ciências Econômicas (15) Direito (20) Direito (20) Medicina (17,5) Medicina (17,5)

27 Cursos com menos de 30% de aprovados da Escola Pública FONTE : Vestibular 2002 Adm. Diurno (20) Adm. Diurno (20) Arquitetura (17) Arquitetura (17) Ciênc. Biol. Dia (25) Ciênc. Biol. Dia (25) Ciênc.Econ. (15) Ciênc.Econ. (15) Comun. Social (21) Comun. Social (21) Direito (20) Direito (20) Eng. Cont. Aut. (24) Eng. Cont. Aut. (24) Eng. Prod. (21) Eng. Prod. (21) Mec. Dia (22,5) Mec. Dia (22,5) Fisioterapia (27) Fisioterapia (27) Medicina (17,5) Medicina (17,5) Med. Vet. (23) Med. Vet. (23) Psicologia (29) Psicologia (29)

28 Proposta de Criação de Cursos Noturnos Ciênc. Comp. (36) Ciênc. Comp. (36) Eng. Cont. Aut. (24) Eng. Cont. Aut. (24) Eng. Elétrica (34) Eng. Elétrica (34) Comun. Social (21) Comun. Social (21) Farmácia (40) Farmácia (40) Arquitetura (17) Arquitetura (17) Ciênc. Econ. (15) Ciênc. Econ. (15) Cursos de prestígio Cursos de prestígio Psicologia (29) transferir um dos turnos para a noite Psicologia (29) transferir um dos turnos para a noite Direito (20) indicação de vagas noturnas em edital Direito (20) indicação de vagas noturnas em edital Implementação imediata Implementação imediata

29 Propostas Adicionais para Criação de Cursos Noturnos Odontologia (31) Próximo 30% Escola Pública Licenc. Ed. Física (46) Demanda formação profissional Demanda formação profissional A. Cênicas (50) Eng. Civil (40) Eng. Prod. (21) Eng. Met. (62) Estatística (51) Geologia (49) Cand./vaga < 10 Cand./vaga < 10

30 Proposta de cota para escola pública mantida a aferição de mérito Medicina (17,5%) –> 25% Medicina (17,5%) –> 25% Medicina Veterinária (23%) –> 33% Medicina Veterinária (23%) –> 33% Fisioterapia (27%) –> 40% Fisioterapia (27%) –> 40% Cotas para a Segunda Etapa

31 Escola Pública Escola Privada BrancosPretos/PardosBrancosPretos/Pardos 14,511,424,423,6 Esc. Pública Esc. Privada BrancosPretos/Pardos132419,514,3 Adendo: a questão da cota racial Chances de aprovação para a 2a. etapa Vestibular 2003 Valores Percentuais

32 Operacionalização das cotas para a escola pública Operacionalização das cotas para a escola pública Regulamentação legal Regulamentação legal Adequação e preenchimento obrigatório do Questionário Socio-econômico Adequação e preenchimento obrigatório do Questionário Socio-econômico Tempo de permanência em escola pública Tempo de permanência em escola pública Comprovação de estudos em escola pública Comprovação de estudos em escola pública

33 Questionário Socio-econômico Escola de Origem Questionário Socio-econômico Escola de Origem Ano e escola de conclusão do ensino médio Ano e escola de conclusão do ensino médio Tipo de ensino médio concluído Tipo de ensino médio concluído Lugar (cidade ou país) de conclusão do ensino médio Lugar (cidade ou país) de conclusão do ensino médio Tipo de escola de ensino médio por dependência administrativa Tipo de escola de ensino médio por dependência administrativa

34 FIM Obrigado!


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