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Informações Gerais O Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG foi criado em 2003 e está localizado na Unidade Administrativa III (Campus Pampulha).

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2 Informações Gerais O Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG foi criado em 2003 e está localizado na Unidade Administrativa III (Campus Pampulha).

3 Finalidade Vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, o CAED está sob responsabilidade da Diretoria de Educação a Distância da UFMG. A Diretoria de Educação a Distância tem a finalidade de implantar, estruturar e articular a Educação a Distância na UFMG, oferecendo cursos de graduação, especialização, aperfeiçoamento e atualização. Além do CAED, estão vinculados a essa diretoria: Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Colegiado Especial da Educação a Distância Coordenação Geral do Programa Escola de Gestores da Educação Básica Coordenação de Projetos Especiais

4 Entrada e Recepção

5 Apoiar e incentivar a elaboração de material
Atribuições Apoiar e incentivar a elaboração de material didático adequado para a EaD. Divulgar a Educação a Distância junto à comunidade acadêmica da UFMG. Implantar a plataforma de EaD (AVA-Moodle) para a oferta de cursos. Elaborar projetos de financiamento para oferta de cursos e para a implantação de polos regionais de EaD. Gerir os recursos destinados aos projetos. Criar material didático.

6 Fomentar o uso da webconferência (apoio técnico e treinamento).
Atribuições Fomentar o uso da webconferência (apoio técnico e treinamento). Ofertar cursos de capacitação de tutores. Organizar fóruns de formação continuada de professores, coordenadores de curso e de polo. Desenvolver pesquisas sobre EaD na UFMG. Incentivar e apoiar eventos científicos que utilizem as ferramentas da EaD.

7 Diretoria e Coordenação
Prof. Fernando Selmar Rocha Fidalgo Diretor de Educação a Distância da UFMG Diretor do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED/UFMG)

8 Diretoria e Coordenação
Prof. Wagner José Corradi Barbosa Coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFMG

9 Diretoria e Coordenação
Coordenador Adjunto da UAB na UFMG

10 Diretoria e Coordenação
Prof. Hormindo Pereira de Souza Jr. Coordenador do Programa Escola de Gestores da Educação Básica

11 Diretoria e Coordenação
Prof. Reginaldo Naves de Souza Lima Coordenador de Projetos Especiais

12 Ramiro, Cristina, Marcus, Marcos e Bruno
Assessoria Pedagógica Ramiro, Cristina, Marcus, Marcos e Bruno

13 Junio, Viviane, Cristiano e Denis
Assessoria Tecnológica / T. I. Junio, Viviane, Cristiano e Denis Dandara

14 Compras Márcia, Samuel e Rosana

15 Vânia, Carolina e Thatiana
Contabilidade e Finanças Vânia, Carolina e Thatiana

16 Gustavo, Lívia e Michelle
Diárias e Passagens Gustavo, Lívia e Michelle

17 Equipe Multidisciplinar
Atrás: Mariana, Pedro, Fernanda e Gelson Frente: Cristina, Priscila e Rose

18 Recepção Rosália

19 Recursos Humanos e Pessoal
Natália e Alessandra

20 Secretaria (Direção) Sônia

21 Secretaria (Geral) Graça

22 Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização,
Fomento Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão

23 Contatos (31)

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25 Objetivo geral Promover a formação em serviço de todo o contingente de profissionais envolvidos nos cursos ofertados pela UFMG no âmbito da UAB (cursos de graduação, especialização e extensão): coordenadores de polo coordenadores de curso coordenadores de tutoria docentes tutores equipe técnico-administrativa dos polos componentes da equipe multidisciplinar servidores do CAED

26 Cadastro de reserva e público externo
O curso também ofertará as vagas para: formação de um cadastro de reserva de tutores* público externo * O quadro de reserva garante apenas vantagens a serem definidas nos editais de seleção futuramente publicados pelo CAED.

27 Público e vagas (previsão)
Segmento Vagas Equipe do CAED 22 Equipe multidisciplinar do CAED 7 Coordenadores de curso 20 Coordenadores de polo 24 Coordenadores de tutoria 16 Docentes 139 Equipe técnico-administrativa dos polos 120 Tutores presenciais (em exercício) 107 Tutores a distância (em exercício) 190 Tutores presenciais (quadro de reserva) 157 Tutores a distância (quadro de reserva) Público externo * 74 TOTAL 983 * As vagas não preenchidas pelo público prioritário e pelo quadro de reserva de tutores serão remanejadas para o público externo.

28 Segmento Procedimento
Processo seletivo Segmento Procedimento Equipe do CAED Vaga garantida* Equipe multidisciplinar Coordenadores de curso Coordenadores de polo Coordenadores de tutoria Docentes Equipe técnico-administrativa dos polos Tutores presenciais Tutores a distância Tutores presenciais (quadro de reserva) Sorteio Tutores a distância (quadro de reserva) Público externo * Desde que realizada a inscrição no prazo estabelecido no Edital.

29 Requisitos para inscrição
Segmento Requisitos * Equipe do CAED Envio do formulário de inscrição devidamente preenchido Equipe multidisciplinar Coordenadores de curso Coordenadores de polo Coordenadores de tutoria Docentes Tutores presenciais Tutores a distância Equipe técnico-administrativa dos polos Envio do formulário de inscrição devidamente preenchido + Envio da declaração de função emitida pelo coordenador do polo Tutores presenciais (quadro de reserva) Envio do formulário de inscrição devidamente preenchido + Formação de nível superior +(experiência mínima de 1 ano no magistério do ensino básico ou superior OU ter formação pós-graduada OU estar vinculado a um programa de pós-graduação strictu sensu) + exigências específicas de cada curso, conforme Edital 02/2012. Tutores a distância (quadro de reserva) Público externo Formação de nível superior A comprovação dos requisitos será feita no ato da inscrição, através do envio de documentação comprobatória em formato digital (PDF ou JPEG).

30 Gestão Patrimonial e Orçamentária
Conteúdos programáticos Gestão da EaD Gestão Patrimonial e Orçamentária Tecnologias e Mídias Educacionais Planejamento Sistemas de Produção de Materiais Didáticos Mediação e Avaliação dos Processos de EaD

31 Mediação e avaliação em EaD
Disciplinas 1º Módulo (3 disciplinas obrigatórias de 30 h cada) Duração: 16/4/2012 a 16/7/2012 Moodle I Gestão da EaD Mediação e avaliação em EaD 2º Módulo (3 disciplinas optativas de 30 h cada) Duração: 6/8/2012 a 5/11/2012 Gestão da EaD II Tecnologias e mídias educativas Ferramentas tecnológicas: uso em processos administrativos e para o aprendizado Gestão administrativa e financeira pública Moodle II Pressupostos didático-pedagógicos em EaD Gestão de pessoas e equipes Gestão pública de compras e serviços Produção de material didático para EaD

32 Estrutura Básica e Funcionamento
Duração: 6 meses (2 módulos de 3 meses cada). Carga horária total: 180 horas. Pode ocorrer o aproveitamento de estudos e/ou experiência profissional de até 60 h / 4 créditos (a critério da coordenação do curso). As 3 disciplinas de cada módulo serão cursadas simultaneamente.

33 Modalidade a Distância, com encontros presenciais
Metodologia Modalidade a Distância, com encontros presenciais Aulas e avaliações através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Plataforma Moodle), por meio de textos-base, fóruns, chats, wikis, objetos de aprendizagem e outras ferramentas. 3 momentos presenciais: 1- Seminário de abertura, previsto para ocorrer durante dois dias em BH. 2 – Avaliação final do 1º módulo. 3 – Avaliação final do 2º módulo. As avaliações finais serão aplicadas em BH ou no polo do cursista.

34 Distribuição da carga-horária
144 horas (80%) a distância 36 horas (20%) em atividades presenciais 4 horas de apresentação do curso (em BH). 4 horas presenciais de Moodle (em BH). 8 horas de palestras sobre os temas dos conteúdos programáticos (em BH). 20 horas de atividades de avaliação (em BH ou no polo do cursista). Importante: Os profissionais ligados aos polos presenciais da UAB (somente aqueles vinculados à UFMG) receberão diárias e passagens para o Seminário de Abertura a ser realizado em Belo Horizonte.

35 Professor-Pesquisador Conteudista Professor-Pesquisador (“Formador”)
Corpo docente Disciplina Professor-Pesquisador Conteudista Professor-Pesquisador (“Formador”) Moodle I Anderson Pimentel Lorena Tavares Moodle II Juliana Mendonça Gestão da EaD I Aécio Antônio Deolinda Armani Gestão da EaD II Simone de Paula Gestão administrativa e financeira pública Wilmar Ferreira Gestão pública de compras e serviços Márcia Mascarenhas

36 Professor-Pesquisador Conteudista Professor-Pesquisador (“Formador”)
Corpo docente Disciplina Professor-Pesquisador Conteudista Professor-Pesquisador (“Formador”) Gestão de pessoas e equipes Júnia Marçal André Luiz Produção de material didático para EaD Cynthia Rúbia Tecnologias e mídias educativas Antônio Mendes Márcia Helena Pressupostos didático-pedagógicos em EaD Luiz Carlos Carmem Lúcia Ferramentas tecnológicas: uso em processos administrativos e para o aprendizado Eva Aparecida Roberto Márcio Mediação e avaliação em EaD Júlia Eugênia

37 Avaliação e Certificação
Para fazer jus ao certificado, o cursista deverá satisfazer às seguintes exigências: Participação nos encontros presenciais. Aproveitamento mínimo de 70% das aulas a distância e de seus procedimentos avaliativos. A avaliação será contínua e processual, através de atividades realizadas presencialmente e pelo Moodle.

38 1º Módulo Tutores e turmas
37 turmas com aproximadamente 25 alunos cada. 1 Professor-Formador para cada disciplina e 1 tutor por turma.

39 O número máximo de alunos por tutor será mantido (aproximadamente 25);
Tutores e turmas 2º Módulo O número máximo de alunos por tutor será mantido (aproximadamente 25); Cada aluno poderá receber a orientação de 3 professores-formadores e de até 3 tutores. Os tutores receberão treinamento específico para um entre os seguintes grupos temáticos: 1 Moodle II + Ferramentas Tecnológicas + Tecnologias e mídias educativas 2 Gestão de Pessoas + Gestão Administrativa e financeira pública + Gestão pública de compras e serviços 3 Gestão da EaD II + Pressupostos Didáticos + Produção de Material Didático

40 Publicação do Edital do curso 1/2/2012 Período de Inscrições
Calendário do 1º Módulo Evento Data Publicação do Edital do curso 1/2/2012 Período de Inscrições 1/3/2012 a 15/3/2012 Sorteio de vagas para o quadro de reserva de tutores e para o público externo 29/3/2012 Resultado das inscrições (cadastro de reserva, público externo e aproveitamento de disciplinas)* 2/4/2012 Seminário de abertura do curso (presencial) 13 e 14/4/2012 (BH) Início do curso no AVA 16/4/2012 Fim do 1º módulo 16/7/2012 Matrícula no 2º módulo 28/5/2012 a 1/6/2012 Início do 2º módulo 6/8/2012 Os candidatos selecionados serão automaticamente matriculados nas disciplinas do 1º módulo.

41 Obrigado! Centro de Apoio à Educação a Distância – CAED/UFMG Assessoria Pedagógica  e 


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