A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C OMPORTAMENTO VERBAL. S IGNIFICADOS O dicionário contém significados semelhantes ao significado da palavra original. O significado depende da VI, das.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C OMPORTAMENTO VERBAL. S IGNIFICADOS O dicionário contém significados semelhantes ao significado da palavra original. O significado depende da VI, das."— Transcrição da apresentação:

1 C OMPORTAMENTO VERBAL

2 S IGNIFICADOS O dicionário contém significados semelhantes ao significado da palavra original. O significado depende da VI, das condições em que o comportamento ocorre.

3 O QUE É O COMPORTAMENTO VERBAL ? É um comportamento da classe dos operantes. Se faz necessário a presença de um falante e ouvinte para que haja um episódio verbal. Deve-se alterar o comportamento de alguém.

4 O comportamento verbal é modelado e mantido por um ambiente verbal - por pessoas que respondem ao comportamento de certo modo por causa das práticas do grupo do qual são parte. Essas práticas e a interação resultante entre o falante e o ouvinte abarcam o fenômeno que está sendo considerado aqui sob a rubrica de comportamento verbal.( Skinner, 1957, p. 226 ).

5 O UTRAS CARACTERÍSTICAS a) É estabelecido e mantido por reforçamento. b) reforçamento é mediado pelo comportamento ouvinte. c) requer um falante e um ouvinte: episódio verbal. d) reforçamento mediado requer que o ouvinte tenha sido especificamente treinado para reforçar o falante (entendê-lo; emitir respostas funcionalmente relacionadas)

6 E XEMPLOS Falar com alguém... Contar piadas.... Fazer um conta de modo privado.... Fazer um sinal e a pessoa emitir o comportamento coerente com este.

7 V ÍDEO : O CONTADOR DE PIADAS

8 E NQUANTO OBJETO DE ESTUDO O comportamento verbal estuda, basicamente, a relação falante – ouvinte num episódio verbal. É um estudo passível de observação pública (existência é material) fatos são reais e naturais. Tem como objetivo a previsão e controle.

9 T IPOS DE CV Ecóico Cópia Ditado Tacto Mando Textual Gestual Intraverbal Autoclítico.

10 V OCAL Envolve a fala. Se a resposta e emitida, o operante é forte... Os níveis de energia da resposta podem demonstrar a importância de um estímulo. Ex: CASA bela. Verifica a velocidade e a repetição na presença de um dado estímulo.

11 F ORMAS DE REGISTRO Gravação.... Alfabeto fonético.... Limitação da parte biológica (uma vez que o indivíduo é ontogeneticamente e filogeneticamente determinado).

12 E CÓICO O SD é auditivo e a repetição se dá pelo uso de palavras. A relação entre o estímulo e a resposta é do tipo acústica. Ex: irmão 1: Vou contar para mamãe que você me bateu. Irmão 2: Vou contar para mamãe que você me bateu. Irmão 1: Pare de me imitar. Irmão 2: Pare de me imitar.

13 Repetir um telefone... Repetir um conceito... Repetições em geral.

14 G ESTUAL O SD por parte do falante é gestual. O ouvinte deve ser treinado para reforçar este comportamento. Ex:

15 C ÓPIA O estímulo é visual. Resposta do tipo motora. A relação SD – R é do tipo funcional gráfica.

16 D ITADO Sd é auditivo... (idioma – parte de compreensão escrita). A resposta é motora, também. Ex: dizer escreva aí: psicologia.

17 T EXTUAL Comportamento de ler... O estímulo discriminativo é visual. A resposta é vocal. O reforço é social.

18 Talvez você case, talvez não. Talvez tenha filhos, talvez não. Talvez se divorcie aos 40, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante. Faça o que fizer, não se auto congratule demais, nem seja severo demais com você. As Suas escolhas tem sempre metade das chances de dar certo, é assim pra todo mundo. Desfrute de seu corpo, use-o de toda maneira que puder, mesmo! Não tenha medo do seu corpo ou do que as outras pessoas possam achar dele É o maior instrumento que você jamais vai construir. Dance! Mesmo que não tenha aonde além de seu próprio quarto. Leia as instruções, mesmo que não vá segui-las depois. Não leia revistas de beleza, elas só vão fazer você se achar feio!

19 T ACTO Discriminação feita em eventos encobertos e abertos válido tanto para objetos como para eventos. As respostas podem ser vocais ou motoras. A consequência reforçadora é do tipo social.

20 A pessoa pode responder a parte do estímulo como um todo ou ao todo como parte (tacto extrapolado). Ex: Nossa, nossa assim... (parte/todo) Ex 2:

21 É uma categoria de extrema importância para se aprender a descrever comportamentos (eventos). Imagine a situação. Você tem um filho e vão juntos a uma festa... Neste dia, os termômetros marcam 20 graus em Goiânia (raríssimo). Ao chegar na festa seu filho encontra os colegas e começa a brincar de correr com eles. Você senta e vai conversar. Você que está sentindo frio, diz ao seu filho: Venha vestir seu agasalho!!! Está fazendo frio!!!!

22 Seu filho lhe diz: Mãe, estou com calor, estou até suado!!!! A mãe coloca a blusa no filho e diz: vista sim, se não você vai adoecer. Como fica o processo de discriminação aprendido pela criança? Como ela pode aprender a responder de forma discriminada, se o ambiente reforça a resposta contrária?

23 Sensação de dor... Sentimentos/emoções. Algumas pessoas são condicionadas a não verbalizarem que estão com raiva.

24 M ANDO Motivação e emoção O comportamento é expressado de forma vocal ou motora O reforço é do tipo social O mando deve ser capaz de provocar mudanças em eventos encobertos

25 Parte do comportamento verbal que está intimamente relacionada com o comportamento de seguir regras do sujeito. Ex: pedir alguma coisa pra alguém me passe o sal venha aqui

26 M ANDOS DISFARÇADOS A relação é a mesma que o mando.... O mando disfarçado é apenas um tipo de mando e não de comportamento verbal.... Propagandas em geral usam do mando disfarçado ou até mesmo do mando.

27 I NTRAVERBAL É o comportamento controlado pelo verbal vocal anterior do outro sujeito. A resposta pode ser do tipo motora ou vocal. Pode não haver uma linearidade aparente. Ex: conversar fiado

28 A UTOCLÍTICO É o comportamento de se organizar. o falante funciona como ouvinte de si mesmo (NECESSARIAMENTE). Os estímulos são visuais (palavras visualizadas) ou auditivos (música ouvida). Os estímulos são do tipo encobertos.

29 A consequência é do tipo social. O reforço é por parte do sujeito... Ele mesmo reforça seus comportamentos. É uma categoria considerada não primária. Autoclítico em geral incluem palavras que modificam os efeitos de outras palavras sobre o ouvinte, e os arranjos e ordenações que denominamos estrutura gramatical (Catania, 1984, p. 244).

30 É uma categoria especial de tactos, pois envolvem a discriminação.


Carregar ppt "C OMPORTAMENTO VERBAL. S IGNIFICADOS O dicionário contém significados semelhantes ao significado da palavra original. O significado depende da VI, das."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google