A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise do Comportamento Verbal Classificação do Comportamento Verbal ­ Estrutura (gramática) versus Função. Análise Funcional do Comportamento Verbal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise do Comportamento Verbal Classificação do Comportamento Verbal ­ Estrutura (gramática) versus Função. Análise Funcional do Comportamento Verbal."— Transcrição da apresentação:

1 Análise do Comportamento Verbal Classificação do Comportamento Verbal ­ Estrutura (gramática) versus Função. Análise Funcional do Comportamento Verbal ­ Ocasião em que as respostas ocorrem (estímulo antecedente verbal), a topografia da resposta e conseqüências que produzem (estímulos conseqüentes) ­ Os estímulos podem ser verbais ou não, bem como suas conseqüências.

2 Correspondências entre classes vocais e escritas As comunidades Verbais modelam as correspondências. ­ Entre os estímulos verbais e respostas verbais As respostas verbais e resposta vocal ­ O termo verbal é genérico, aplicando-se a qualquer modalidade de comportamento verbal ­ A resposta vocal específico para a respostas falada Correspondências entre estímulos verbais e respostas verbais. ­ Função elementar é a reprodução do comportamento verbal.

3 Comportamento Ecóico Consiste na correspondência entre um estímulo verbal e uma resposta verbal Características do comportamento ecóico ­ É ocasionado por um estímulo verbal vocal (falante). ­ Os fonemas tem correspondência um-a-um com o estímulo vocal (articulação). ­ O Ecóico não é definido pela correspondência acústica, mas pela correspondência fonética – comportamento do papagaio. ­ O tamanho da unidade pode variar de um fonema até um sentenças completas. ­ Diferenças na qualidade vocal (intensidade e timbre) e dialetos são irrelevantes. ­ Não envolve significado do que foi ecoado.

4 Transcrição Consiste na correspondência entre estímulos e respostas verbais escritas. Características da transcrição ­ É ocasionado por um estímulo verbal escrito. ­ Depende de correspondências de propriedades verbais (soletração, ordem e pontuação) e não visuais (manuscrita ou impressa) ­ O tamanho da unidade pode variar de uma letra até um sentença longa. ­ É um comportamento que deve ser explicitamente ensinado. ­ Não envolve significado do que foi transcrito.

5 Comportamento Textual Uma resposta vocal corresponde a um estímulo verbal escrito. Características da transcrição ­ A correspondência é arbitrária entre os estímulos e as respostas verbais. ­ Estímulos e respostas são de modalidades diferentes. ­ Deve ser ensinado de fora explicita ­ A modalidade da resposta deve ser vocal. ­ Comportamento Textual versus Leitura Respostas textuais são parte da leitura. Leitura envolve compreensão

6 Ditado Uma estímulo vocal pode estabelecer a ocasião uma resposta escrita. Características do ditado ­ Estamos interessados no comportamento de quem recebe o ditado e não do falante que dita. ­ Estímulos e respostas são de modalidades diferentes e portanto arbitrários. ­ A relação entre o estímulo e a resposta tem que ser ponto a ponto.

7 Estímulo VocalResposta Vocal Ecóico Resposta Escrita Ditado Estímulo Escrito Textual Transcrição Relação entre classes

8 Tato É a relação entre o comportamento verbal e o ambiente. O tato é uma resposta verbal ocasionada por um estímulo não verbal. Características do Tato ­ É uma resposta verbal (não importando a topografia) ­ A variável de controle é um estímulo não-verbal (objeto, propriedade, evento, etc). ­ A propriedade do estímulo é irrelevante (auditivo, visual, etc.)

9 Mando Uma resposta verbal que especifica o reforço para o falante e tem o objetivo de eliminar uma condição aversiva ou de privação. Características do Mando ­ A resposta é verbal (não importando a topografia). ­ A forma da resposta é controlada por uma condição aversiva ou de privação. ­ A resposta do falante especifica o reforço esperado. (mesmo que o reforço não ocorra)


Carregar ppt "Análise do Comportamento Verbal Classificação do Comportamento Verbal ­ Estrutura (gramática) versus Função. Análise Funcional do Comportamento Verbal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google