A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 – Introdução aos processos de fabricação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 – Introdução aos processos de fabricação"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 – Introdução aos processos de fabricação
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques dos Anjos Aula 2 – Introdução aos processos de fabricação Slides gentilmente cedidos pelo prof. Vitor, com adaptações minhas.

2 Processo de Fabricação

3 Processos de Fabricação
Usinagem Processo de fabricação com remoção de materiais com função de obter peças com dimensões definidas.

4 Processos de Fabricação Usinagem
Torneamento Operação em que a peça gira em torno do seu próprio eixo enquanto a ferramenta avança longitudinalmente e/ou radialmente (eixos x e y), removendo material.

5 Processos de Fabricação Usinagem
Fresamento Operação em que a peça fica estática e a ferramenta de corte movimenta-se com movimentos x, y e z.

6 Processos de Fabricação Usinagem
Furação Operação de usinagem para obtenção de furo, geralmente cilíndricos, utilizando ferramenta multi cortante

7 Processos de Fabricação Usinagem
Rosqueamento Operação de usinagem para obtenção de filetes uniformes em peça cilíndrica Nota: há também processo de fabricação de roscas externas por conformação mecânica. Este é o processo utilizado na produção da maioria dos parafusos

8 Processos de Fabricação Usinagem
CNC - CAD-CAM Processo de fabricação de usinagem controlado por computador. Comando Numérico computadorizado - CNC

9 Processos de Fabricação
Soldagem Processo de fabricação que visa a união de duas ou mais peças, assegurando na junta a propriedades químicas e físicas.

10 Processos de Fabricação Soldagem
Arco elétrico c/ Eletrodo Revestido Consistem na fusão do eletrodo com a peça através do calor produzido com o arco elétrico.

11 Processos de Fabricação Soldagem
Oxi-gás combustível Processo consiste na fusão do material proveniente da chama gerada pela queima de uma mistura de gases.

12 Processos de Fabricação Soldagem
MIG/MAG (Metal Inert Gas – Metal Active Gas) Processo de soldagem por arco elétrico com gás de proteção. A soldagem se dá entre a peça e o eletrodo não revestido (arame) consumido de forma contínua.

13 Processos de Fabricação Soldagem
TIG (Tungsten Inert Gas) Processo de soldagem por arco elétrico com gás com eletrodo sólido de Tungstênio não consumível.

14 Processos de Fabricação Soldagem
Arco Submerso Método que consiste na formação do arco elétrico protegido por uma camada de fluxo; ou seja, submerso em um fluxo protetor.

15 Processos de Fabricação Soldagem
Resistência Processo de soldagem através da pressão entre as peças e os eletrodos não consumíveis, fazendo passar uma alta corrente elétrica que ocasiona segundo a lei de Joule (Q = K R I² t) uma quantidade de calor proporcional ao tempo, resistência elétrica e intensidade de corrente elétrica suficientes para atingir o ponto de fusão.

16 Considerações Existem inúmeros processos de fabricação, com suas aplicações e particularidades. Outros processos estão em desenvolvimento. Cada processo requer um estudo técnico-econômico de aplicação a cada situação. O engenheiro de produção precisa conhecer os processos de produção com o objetivo de selecionar o de melhor custo-benefício para a aplicação desejada.


Carregar ppt "Aula 2 – Introdução aos processos de fabricação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google