A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques."— Transcrição da apresentação:

1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques dos Anjos Aula 2 – Introdução aos processos de fabricação Slides gentilmente cedidos pelo prof. Vitor, com adaptações minhas.

2 Processo de Fabricação

3 Processos de Fabricação Usinagem Processo de fabricação com remoção de materiais com função de obter peças com dimensões definidas.

4 Processos de Fabricação Usinagem Torneamento Operação em que a peça gira em torno do seu próprio eixo enquanto a ferramenta avança longitudinalmente e/ou radialmente (eixos x e y), removendo material.

5 Processos de Fabricação Usinagem Fresamento Operação em que a peça fica estática e a ferramenta de corte movimenta-se com movimentos x, y e z.

6 Processos de Fabricação Usinagem Furação Operação de usinagem para obtenção de furo, geralmente cilíndricos, utilizando ferramenta multi cortante

7 Processos de Fabricação Usinagem Rosqueamento Operação de usinagem para obtenção de filetes uniformes em peça cilíndrica Nota: há também processo de fabricação de roscas externas por conformação mecânica. Este é o processo utilizado na produção da maioria dos parafusos

8 Processos de Fabricação Usinagem CNC - CAD-CAM Processo de fabricação de usinagem controlado por computador. Comando Numérico computadorizado - CNC

9 Processos de Fabricação Soldagem Processo de fabricação que visa a união de duas ou mais peças, assegurando na junta a propriedades químicas e físicas.

10 Processos de Fabricação Soldagem Arco elétrico c/ Eletrodo Revestido Consistem na fusão do eletrodo com a peça através do calor produzido com o arco elétrico.

11 Processos de Fabricação Soldagem Oxi-gás combustível Processo consiste na fusão do material proveniente da chama gerada pela queima de uma mistura de gases.

12 Processos de Fabricação Soldagem MIG/MAG (Metal Inert Gas – Metal Active Gas) Processo de soldagem por arco elétrico com gás de proteção. A soldagem se dá entre a peça e o eletrodo não revestido (arame) consumido de forma contínua.

13 Processos de Fabricação Soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) Processo de soldagem por arco elétrico com gás com eletrodo sólido de Tungstênio não consumível.

14 Processos de Fabricação Soldagem Arco Submerso Método que consiste na formação do arco elétrico protegido por uma camada de fluxo; ou seja, submerso em um fluxo protetor.

15 Processos de Fabricação Soldagem Resistência Processo de soldagem através da pressão entre as peças e os eletrodos não consumíveis, fazendo passar uma alta corrente elétrica que ocasiona segundo a lei de Joule (Q = K R I² t) uma quantidade de calor proporcional ao tempo, resistência elétrica e intensidade de corrente elétrica suficientes para atingir o ponto de fusão.

16 Considerações Existem inúmeros processos de fabricação, com suas aplicações e particularidades. Outros processos estão em desenvolvimento. Cada processo requer um estudo técnico- econômico de aplicação a cada situação. O engenheiro de produção precisa conhecer os processos de produção com o objetivo de selecionar o de melhor custo-benefício para a aplicação desejada.


Carregar ppt "Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google