A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques Aula 11 Instalações Hidráulicas Água Fria – Distribuição Fontes Consultadas MACINTYRE,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques Aula 11 Instalações Hidráulicas Água Fria – Distribuição Fontes Consultadas MACINTYRE,"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques Aula 11 Instalações Hidráulicas Água Fria – Distribuição Fontes Consultadas MACINTYRE, A. J. Instalações Hidráulicas BORGES, Manual de Instalações Prediais Hidráulico-Sanitário e de Gás. Ilha, M. S. O. Gonçalves, O. M. – Sistemas Prediais de Água Fria. Texto Técnico – POLI-USP.

2 Distribuição Considerando o sistema indireto A distribuição ocorre por força gravitacional. Na saída do RS, um barrilete alimenta os ramais principais e estes alimentam os ramais secundários.

3 Parâmetros da distribuição

4 Dimensionamento dos tubos

5 Diâmetros de referência. Fonte: Ilha

6 Pressão da Distribuição

7 Perdas de Carga

8

9 Perdas de carga

10 O problema das grandes alturas Prédios altos exigem redutores de pressão: Para evitar a sobre pressão estática, instala-se reservatório extra em altura intermediária. Para reduzir a velocidade (pressão dinâmica) provoca-se uma grande perda de carga por meio de válvulas especialmente projetadas para este fim. – As válvulas redutoras de pressão podem se localizar na em posição intermediária da altura do edifício ou no térreo, para facilitar a manutenção.

11 Instalação de Válvulas redutoras de pressão

12 Exercícios 1.Dada uma instalação de recalque destinada a elevar a água a uma altura de 50 metros à vazão de 1200 litros por hora, num tubulação de PVC de 32 mm de diâmetro em que a associação vertical-horizontal da instalação necessita de 120 metros de tubulação. Na tubulação há os seguintes acessórios e conexões: uma válvula de pé, uma válvula de retenção, um registro gaveta, 4 joelhos 90°, determine: a)O comprimento de tubo equivalente às perdas de carga de acessórios e conexões. b)O comprimento equivalente total da tubulação c)A perda de carga na instalação. d)A altura manométrica necessária para garantir um excedente de pressão dinâmica de 2mca. e)A potência requerida da bomba para esta aplicação.

13 Exercícios 2. Reconsidere o exercício 1 e determine o diâmetro mínimo da tubulação, considerando velocidade máxima de recalque igual a 1m/s. 3) Um RS está 2,5 metros acima de um chuveiro. A tubulação tem 20 mm de diâmetro e 12 metros de comprimento. Os acessórios são: 4 joelhos 90° e uma válvula de pressão (registro globo). Determine a pressão dinâmica no chuveiro quando se verifica a vazão de 5 litros por minuto.


Carregar ppt "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques Aula 11 Instalações Hidráulicas Água Fria – Distribuição Fontes Consultadas MACINTYRE,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google