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APOIO: APOIO: APOIO: APOIO: REALIZAÇÃO: FICA e Trânsito Humanização do Trânsito: resgatar valores: compromisso, respeito, cooperação e solidariedade.

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8 FICA e Trânsito Humanização do Trânsito: resgatar valores: compromisso, respeito, cooperação e solidariedade. resgatar valores: compromisso, respeito, cooperação e solidariedade. Importância da educação formal: quem não estuda tem dificuldade até para entender as leis e não será um cidadão pleno quem não estuda tem dificuldade até para entender as leis e não será um cidadão pleno acesso e permanência das crianças na escola acesso e permanência das crianças na escola Conhecimentos específicos sobre trânsito: a escola e/ou a família devem dar a escola e/ou a família devem dar saber dos perigos diminui muito a vulnerabilidade saber dos perigos diminui muito a vulnerabilidade somente pensar e/ou discutir o assunto, já diminui os riscos somente pensar e/ou discutir o assunto, já diminui os riscos Acesso e permanência: crianças na escola

9 Metas do Projeto 1 - criar o CMT – Conselho Municipal de Trânsito 2 - criar o Fórum Paranaense de Segurança no Trânsito 3 - informar sobre a Municipalização do Trânsito 4 - publicar o Relatório Estadual dos CMTs

10 O que é Trânsito? A percepção de cada um:

11 Você utilizou o trânsito hoje? Pretende utilizar amanhã? E depois? Participar do trânsito é compulsório, inevitável. O trânsito é o maior palco social que existe. deveria interessar a todos: como o outro percebe e atua no trânsito deveria interessar a todos: como o outro percebe e atua no trânsito O que é Trânsito? A percepção de cada um:

12 O que é Trânsito? a)não é só b)não é só c) não é só acidenteautomóvelmotorista

13 O que é Trânsito? o inalienável Direito de Ir e Vir o inalienável Direito de Ir e Vir o Brasil das canoas, jegues e helicópteros o Brasil das canoas, jegues e helicópteros nosso modelo rodoviário nosso modelo rodoviário tudo o que produzimos e consumimos tudo o que produzimos e consumimos nem todos têm avião, barco ou carro nem todos têm avião, barco ou carro todos somos pedestres todos somos pedestres DIREITOS e DEVERES É O MAIOR AMBIENTE SOCIAL Trânsito é muito mais do que isso:

14 CTB – Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997) CAPÍTULO I: DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código. § 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga. O que é Trânsito?

15 O dono do veículo julga-se com muito mais direito à circulação do que os demais participantes do trânsito, o que está ligado às características autoritárias da nossa sociedade e da falta de conscientização sobre os direitos do cidadão, que faz com que os motoristas ocupem o espaço viário com violência. O pedestre, por sua vez, assume o papel de cidadão de segunda classe, numa cidade que é cada vez mais o habitat do veículo e o antihabitat do homem. (Vasconcelos, 1985) Para pensar:

16 O que é Trânsito? N A C I O N A L N A C I O N A L DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL E S T A D U A L E S T A D U A L DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito CETRAN – Conselho Estadual de Trânsito POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL POLÍCIA MILITAR M U N I C I P A L M U N I C I P A L Prefeitura - Órgão Executivo Municipal de Trânsito* CMT – Conselho Municipal de Trânsito SNT – Sistema Nacional de Trânsito

17 CMT – Conselho Municipal de Trânsito É a comunidade preocupada e organizada em função da boa MOBILIDADE, segurança e funcionalidade do trânsito local. É a comunidade preocupada e organizada em função da boa MOBILIDADE, segurança e funcionalidade do trânsito local. Atribuição principal: comprometimento com a segurança no trânsito Atribuição principal: comprometimento com a segurança no trânsito O que é?

18 CMT – Conselho Municipal de Trânsito Constituir grupos, técnicos ou não, temporários ou permanentes, com diferentes membros da comunidade, para estudar e sugerir: políticas públicas ao setor de trânsito e transporte; políticas públicas ao setor de trânsito e transporte; o uso do solo e segurança viária; o uso do solo e segurança viária; localização dos sistemas de fiscalização eletrônica; localização dos sistemas de fiscalização eletrônica; medidas para o aperfeiçoamento da legislação local de trânsito. medidas para o aperfeiçoamento da legislação local de trânsito. programa de ações educativas: campanhas e PROGRAMA programa de ações educativas: campanhas e PROGRAMA Atribuições do CMT:

19 O problema do Trânsito A violência do Trânsito Estatísticas no mundo e no Brasil responsabilidades

20 Estatísticas do Trânsito mata uma pessoa a cada 11 min. mata uma pessoa a cada 11 min. atropela uma pessoa a cada 7 min. atropela uma pessoa a cada 7 min. fere uma pessoa a cada 2,8 min. fere uma pessoa a cada 2,8 min. produz um acidente a cada 31 seg. produz um acidente a cada 31 seg. faz 30 mil vítimas fatais/ano (local) faz 30 mil vítimas fatais/ano (local) FENASEG indeniza 40 mil/ano FENASEG indeniza 40 mil/ano 1 avião/dia 1 avião/dia O trânsito brasileiro:

21 Estatísticas do Trânsito Ranking: Municípios PR/2005 dez maiores índices de acidentes por dez mil veículos dos em vias municipais. 445,39419,26359,25357,10355,35353,24337,59335,90313,61313,32ParanaguáMatinhosAntonina Pato Branco GuaratubaMaringáCascavel Francisco Beltrão Cornélio Procópio Arapongas1º2º3º4º5º6º7º8º9º10ºÍndice Acidentes / Frota MunicípioOrdem Anuário Estatístico DETRAN/PR 2005

22 Estatísticas do Trânsito População População Frota Frota Acidentes com vítimas Acidentes com vítimas Vítimas fatais no local do acidente Vítimas fatais no local do acidente Vítimas não fatais Vítimas não fatais Total de vítimas Total de vítimas Acidentes de trânsito nas vias municipais do Estado do Paraná no ano de 2005: Outros Atrope- lamento Colisão /Abalr. Total Mortos no local FeridosTotal Aciden- tes s/ vítimas Acidentes com Vítimas Total Geral VÍTIMASACIDENTES Acidentes de trânsito no Estado do Paraná em 2005 Anuário Estatístico DETRAN/PR 2005

23 O problema do Trânsito até 1 ano = 2ª causa de morte. entre 1 e 4 anos = atropelamentos são a 2ª causa de morte. entre 5 e 14 anos = causa líder de morte. Fonte: Criança Segura Safe Kids Brasil 90% das lesões podem ser prevenidas = combinação de fatores: educação + modificações no meio ambiente + produtos mais seguros + maior rigor no cumprimento da lei + criação de regulamentação específica.

24 O problema do Trânsito 5993Total 52 (1%) Armas de fogo 121 (2%) Intoxicações (envenenamento) 289 (5%) Quedas 367 (6%) Outros 420 (7%) Queimaduras 771 (13%) Sufocação 1527 (25%) Afogamento 2446 (41%) Acidentes de trânsito Total de mortes 0 a 14 anos Tipo de acidente Criança Segura Brasil/DATASUS – Ministério da Saúde 2003

25 O problema do Trânsito 06/09/89: Boeing 737 Varig faz pouco de emergência na floresta. São José do Xingu/MT. 54 pessoas a bordo. 8 mortos. 12/02/90: Fokker 100 TAM cai perto aeroporto. Bauru/SP. Atinge casas e um carro. 36 passageiros e três tripulantes sobrevivem. A motorista do veículo e o filho de quatro anos morrem: 2 mortos. 31/10/96: Fokker 100 TAM cai após decolar. Congonhas/SP. Morrem 3 pessoas atingidas em solo e 96 passageiros e tripulação. 09/07/97: Explode bomba caseira em Fokker 100 TAM destruindo parte da fuselagem. Congonhas/SP. 9 pessoas se feriram. Acidentes aéreos x carros:

26 O problema do Trânsito 18/11/99: Fokker 100 TAM derrapa ao pousar. Aeroporto Santos Dumont/RJ. Pára a 100 m da baía da Guanabara. Não houve feridos. 09/08/06: Fokker 100 TAM que ia de São Paulo para o Rio. Uma porta se soltou. Ninguém ficou ferido. 29/09/06: Boeing 737 Gol. Serra do Cachimbo/MT. Caiu após chocar-se no ar com um jato Legacy. Morreram 154 pessoas. de de /10/06: Sêneca particular Espírito Santo: 6 mortos Acidentes aéreos x carros:

27 O problema do Trânsito Em 17 anos = 8 acidentes aéreos 8 acidentes aéreos x 100 mortos (exagero) = 800 mortes 800 mortes em 17 anos = 47 mortos/ano Mortes do trânsito Mortes da aviação Mortes do trânsito Mortes da aviação (subestimado)47 (superestimado) / 47 = 638,29 O trânsito mata 638,29 vezes mais que os desastres aéreos Acidentes aéreos x carros:

28 O trânsito custa ao Brasil: 5,3 bilhões de reais/ano - área urbana (IPEA 2004) 5,3 bilhões de reais/ano - área urbana (IPEA 2004) 24,6 bilhões de reais/ano em rodovias (IPEA 2006) 24,6 bilhões de reais/ano em rodovias (IPEA 2006) 25 bilhões de reais/ano geral (IST 2002) 25 bilhões de reais/ano geral (IST 2002) 28,5 bilhões de reais/ano geral (IST - projeção) 28,5 bilhões de reais/ano geral (IST - projeção) 107 mil carros populares 107 mil carros populares CUSTO ~-

29 CUSTO custo total dos acidentes em rodovias:R$ 24,6 bi / ano custo total dos acidentes em rodovias: R$ 24,6 bi / ano acidente com vítima fatal: R$ 421 mil acidente com vítima fatal: R$ 421 mil prejuízos diretos = US$ 4 bilhões / ano (IPEA 2004) prejuízos diretos = US$ 4 bilhões / ano (IPEA 2004) é o 2º. lugar no ranking de problemas de saúde (IPEA 2004) é o 2º. lugar no ranking de problemas de saúde (IPEA 2004) 50% leitos hospitalares ocupados (IPEA 2004) 50% leitos hospitalares ocupados (IPEA 2004) Até onde pode chegar (David Duarte Lima - IST): U$S /dia para determinados politraumatizados IPEA e Denatran 2006 (base 2004/2005) Projeto Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Rodovias Brasileiras

30 Qual é o custo social? de uma criança que perde sua mãe ou pai num acidente? de uma criança que perde sua mãe ou pai num acidente? de um homem ou mulher que adquiriu uma doença grave? de um homem ou mulher que adquiriu uma doença grave? Conclusão do estudo: acidentes afetam a saúde da familiar, comprometendo ou fortalecendo a rede social para o enfrentamento do problema acidentes afetam a saúde da familiar, comprometendo ou fortalecendo a rede social para o enfrentamento do problema a vítima, a família, os atendentes, precisarão de suporte psicológico para ajudar a reestabelecer o sentido de suas vidas a vítima, a família, os atendentes, precisarão de suporte psicológico para ajudar a reestabelecer o sentido de suas vidas Seletividade às avessas: estamos perdendo nosso melhor potencial – diferenças entre as nações Seletividade às avessas: estamos perdendo nosso melhor potencial – diferenças entre as nações CUSTO IPEA – Estudo sobre o Impacto Social dos Acidentes de Trânsito (2006)

31 E D U C A Ç Ã O AdultosJovensCrianças E N G E N H A R I A E N G E N H A R I AResponsabilidade Fiscalização de projetos e obras Manutenção * Educação para os engenheiros* E S F O R Ç O L E G A L E S F O R Ç O L E G A LLegislaçãoFiscalização * Educação para os administradores* Soluções Os três Es do trânsito

32 Educação: Aspectos Legais Art. 76. A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação. Parágrafo único. Para a finalidade prevista neste artigo, o Ministério da Educação e do Desporto, mediante proposta do CONTRAN e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, diretamente ou mediante convênio, promoverá: CTB Cap VI: DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

33 Educação: Aspectos Legais.... I - a adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito; II - a adoção de conteúdos relativos à educação para o trânsito nas escolas de formação para o magistério e o treinamento de professores e multiplicadores; III - a criação de corpos técnicos interprofissionais para levantamento e análise de dados estatísticos relativos ao trânsito; IV - a elaboração de planos de redução de acidentes de trânsito junto aos núcleos interdisciplinares universitários de trânsito, com vistas à integração universidades-sociedade na área de trânsito. CTB Cap VI: DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

34 O papel da comunidade organização + ação Fórum Catarinense (Programa PARE) Fórum Catarinense (Programa PARE) Fórum Mineiro (Programa PARE) Fórum Mineiro (Programa PARE) Fórum Estadual Paranaense de Segurança no Trânsito Fórum Estadual Paranaense de Segurança no Trânsito Conselhos Municipais de Trânsito Conselhos Municipais de Trânsito O que podemos fazer?

35 O papel da comunidade Fórum Estadual Paranaense de Segurança no Trânsito O que podemos fazer?

36 Educação para o trânsito Trabalhar com a criança para atingir a família Trabalhar com a criança para atingir a família A criança como agente multiplicador: não há agente multiplicador mais eficiente do que a criança A criança como agente multiplicador: não há agente multiplicador mais eficiente do que a criança Sensibilizando a criança = atingimos a família Trânsito na Escola

37 Aluno-cidadão: Exercício da cidadania através do trânsito Exercício da cidadania através do trânsito Criança: atividade extra-curricular Criança: atividade extra-curricular Família: CMT Família: CMT Motivo para a criança querer ficar na escola Motivo para a criança querer ficar na escola querer ficar mais na escola querer ficar mais na escola Pilares da Educação (Morin): Pilares da Educação (Morin): Aprender a SER, FAZER, CONHECER e… CONVIVER = trânsito Aprender a SER, FAZER, CONHECER e… CONVIVER = trânsito Trânsito na Escola

38 Por que as crianças? Crianças são o PRESENTE e o FUTURO Hoje: efeito imediato Auto-preservação Auto-preservação Influência na família Influência na família Amanhã: efeito prolongado Futuro cidadão Futuro cidadão Futuro condutor Futuro condutor

39 A proposta Como atuar de forma eficaz?

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41 Comunidade & Trânsito Vídeo Mobilidade e Movimento

42 Solução paranaense: Questionários

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48 REALIZAÇÃO:


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