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Sumário Revisão dos conceitos-chave abordados na aula anterior relativos à Primeira Lei de Mendel – Lei da segregação factorial Resolução conjunta de exercícios.

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1 Sumário Revisão dos conceitos-chave abordados na aula anterior relativos à Primeira Lei de Mendel – Lei da segregação factorial Resolução conjunta de exercícios Sumário Revisão dos conceitos-chave abordados na aula anterior relativos à Primeira Lei de Mendel – Lei da segregação factorial Resolução conjunta de exercícios Aula teórica

2 Conceitos importantes MONOIBRIDISMO Para realizar os seus cruzamentos Mendel seleccionou uma espécie vegetal que se adequava ao seu trabalho As ervilheiras apresentam um conjunto de características discretas, diferenciadas e constantes Elevado número de descendentes Facilidade de cultivo Corola cuja estrutura possibilita o controlo da polinização, pois a disposição das suas pétalas impede a entrada de pólen de outras plantas Pisum sativum

3 Margarida Flores MartinsPatrimónio genético Conceitos importantes Cruzamentos de Mendel Características descontínuas Características constantes e discretas Enriquecimento… Em oposição às características que Mendel definiu, os naturalistas da época (influenciados pelo trabalho de Darwin) procuravam debruçar-se sobre pequenas variações nas características contínuas

4 Conceitos importantes Cruzamentos de Mendel Linhas puras Plantas que são autopolinizadas originam descendência igual entre si e igual aos seus progenitores, relativamente a uma determinada característica Enriquecimento… Para obter linhas puras, Mendel cruzava as ervilheiras idênticas em relação a uma determinada característica, durante várias gerações, e eliminava, sucessivamente, aquelas que surgiam com uma variação dessa característica, diferente daquela que ela pretendia obter.

5 Conceitos importantes Cruzamentos de Mendel Cruzamentos parentais Cruzamentos entre indivíduos de linhas puras mas em que cada indivíduo, envolvido no cruzamento, apresentava uma forma antagónica para a característica em estudo Um progenitor produzia sementes lisas Um progenitor produzia sementes rugosas EXEMPLO 1 Textura da semente

6 Cruzamentos parentais EXEMPLO 2 Cor da semente Um progenitor produzia sementes amarelas Um progenitor produzia sementes verdes

7 Simbologia Cada progenitor que intervém no cruzamento inicial é habitualmente simbolizado pela letra P

8 Metodologia Polinização cruzada artificial Impedindo o processo natural de autopolinização Para garantir que o cruzamento era efectuado entre linhas puras detentoras de caracteres antagónicos (sementes lisas e sementes rugosas,p.e)

9 Cruzamentos recíprocos Uma variedade era usada algumas vezes como produtora de pólen e outras vezes, como progenitora feminina Para verificar se o sexo dos progenitores tinha interferência na transmissão destas características

10 Cruzamentos recíprocos Flor com pétalas púrpura Masculina Remoção das anteras Remoção do pólen Polinizou a Flor com pétalas brancas Feminina Flor com pétalas púrpura Feminina Remoção das anteras Remoção do pólen Polinizou a Flor com pétalas brancas Masculina

11 Cruzamentos recíprocos

12 As sementes colhidas nas plantas resultantes deste cruzamento eram todas lisas: 243/253 Esta Geração filial designa-se Geração F1 ou híbridos de primeira geração

13 Deixou então que os híbridos se autopolinizassem e recolheu as sementes, que eram lisas e outras rugosas LisasRugosas Esta Geração filial designa-se Geração F2

14 Outros resultados

15 Análise dos resultados Existia uma uniformidade nos híbridos de primeira geração manifestando-se apenas o carácter de um dos progenitores Na Geração F2 ambas as variantes surgiam na descendência numa proporção de 3:1

16 Hipóteses formuladas por Mendel Existiam dois factores alternativos (variantes) que informam para cada carácter Para cada carácter, um organismo herda dois factores Se os dois factores são antagónicos, um é dominante e é totalmente responsável pelo aspecto manifestado e outro recessivo, não interfere com a aparência do indivíduo Durante a formação dos gâmetas, os factores separam-se, de tal forma que cada gâmeta contêm um factor de cada par LEI DA SEGREGAÇÃO FACTORIAL

17 Formação dos gâmetas em Mendel

18 Representação dos factores Por convenção, representa-se o factor que condiciona a forma dominante pela letra inicial maiúscula e o factor que condiciona a forma recessiva pela mesma letra mas minúscula Cor da corola P p Textura das sementes Ll

19 Dos factores aos genes Os factores considerados por Mendel correspondem aos genes, segmentos da molécula de DNA Os genes podem apresentar formas alternativas – genes alelos ou simplesmente alelos

20 Interpretação actual dos resultados mendelianos

21 Homozigóticos e heterozigóticos

22 Xadrez mendeliano

23 Análise do Xadrez mendeliano

24 Cruzamento-teste

25 Exercício 1.Indique o genótipo da geração parental. 1.Que alelo possuem os gâmetas: 2.1. Resultantes das ervilheiras com flores de corola púrpura? 2.2. Resultantes das ervilheiras com flores de corola branca? 3. Indique os fenótipos e as respectivas proporções dos indivíduos da geração F2 4. Indique o genótipo e as respectivas proporções dos indivíduos da geração F2 5. Como explica que em F2 existiam indivíduos com o mesmo fenótipo (flores com corola púrpura), mas com genótipo diferesnte?

26 Exercício 1.Indique o genótipo da geração parental. 1.Que alelo possuem os gâmetas: 2.1. Resultantes das ervilheiras com flores de corola púrpura? 2.2. Resultantes das ervilheiras com flores de corola branca? 3. Indique os fenótipos e as respectivas proporções dos indivíduos da geração F2 4. Indique o genótipo e as respectivas proporções dos indivíduos da geração F2 5. Como explica que em F2 existiam indivíduos com o mesmo fenótipo (flores com corola púrpura), mas com genótipo diferesnte?


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