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SETOP Proteção e Defesa Civil não é um órgão, Somos todos nós! ENTIDADES DE APOIO:

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2 SETOP Proteção e Defesa Civil não é um órgão, Somos todos nós! ENTIDADES DE APOIO:

3 FONTE: FERREIRA, 2012

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5 O Plano de Emergência Pluviométrica 2012/2013 é um instrumento gerencial de coordenação dos processos de redução de riscos e de gestão dos desastres provocados pelas chuvas no Estado de Minas Gerais Guidoval, Jan/2012 Florestal, Dez/2011 Guidoval, Jan/2012

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7 Fonte: MINAS GERAIS, 2012b

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9 Precipitação acumulada no período chuvoso 2011/2012 em Minas Gerais Fonte: MINAS GERAIS, 2012b

10 Quantidade de municípios atingidos pelos desastres provocados pelas chuvas no Estado de Minas Gerais no período de 2001 a 2012 Fonte: Cedec-MG

11 Situação técnica dos municípios atingidos por desastres relacionados com o incremento das precipitações hídricas 2011/2012 Fonte: MINAS GERAIS, 2012b

12 Comparativo da evolução mensal do número de municípios atingidos por desastres provocados pelas chuvas em MG nos períodos 2009/2010 a 2011/2012 Fonte: MINAS GERAIS, 2012b

13 Quantidade de óbitos em Minas Gerais nos períodos chuvosos de 2002 a 2012 O período chuvoso (2011/2012) apresentou uma redução de 23,07% de óbitos em relação à média histórica dos últimos 9 ciclos de chuvas que é de 26 registros. Fonte: MINAS GERAIS, 2012a

14 Causas dos óbitos ocorridos em Minas Gerais em consequência das chuvas 2011/2012 Fonte: MINAS GERAIS, 2012a

15 Causas dos óbitos ocorridos em Minas Gerais em consequência das chuvas 2011/2012 Fonte: MINAS GERAIS, 2012a

16 Demonstrativo dos municípios onde ocorreram os óbitos no Estado de Minas Gerais em decorrência das chuvas 2011/2012

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18 CursosDiscentes Municípios Capacitados Quantidade de Turmas Total Curso Básico de Defesa Civil (CBDC) e Curso Básico de Sistema de Comando em Operações (CBSCO) Curso Internacional de Educação em Prevenção a Desastres Naturais Fonte: Diretoria de Ensino em Defesa Civil (DEDC) Fonte: DEDC

19 Desafio: Instalação nos 146 municípios restantes E atuação efetiva de todos os órgãos Nos 853 municípios mineiros Desafio: Instalação nos 146 municípios restantes E atuação efetiva de todos os órgãos Nos 853 municípios mineiros

20 Parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – ADRA - agência humanitária autônoma Capacitação de voluntários para atuação em todo o estado Fonte: DEDC

21 Articulação dos órgãos estaduais que atuam no apoio complementar aos municípios atingidos por desastres em MG para a preparação do planejamento integrado para atuação no período chuvoso. Reuniões estratégicas quinzenais durante o período chuvoso. Fonte: Diretoria de Controle de Emergências/Cedec-MG

22 Utilização da imprensa para divulgação das campanhas de prevenção Contatos com as emissoras de rádio das regiões do Estado, divulgando a importância das ações preventivas Fonte: Núcleo de Comunicação Social/Cedec-MG

23 Produção de cartões de recarga para celular, com mensagens educativas em proteção e defesa civil Doação de 20 aparelhos celulares SMS de alertas meteorológicos enviadas aos clientes Vivo Mensagem de prevenção postada na conta para o pagamento emitida para os clientes Vivo

24 A montadora disponibilizou um caminhão modelo 2008, com capacidade de carga para até 10 toneladas O veículo será utilizado pela Defesa Civil no transporte de ajuda humanitária para os municípios mineiros atingidos pelas chuvas, em qualquer região do Estado Em caso de situações críticas, o caminhão cedido pela Iveco será deslocado para abastecer os 14 depósitos regionais da Cedec

25 Vistorias de barragens que apresentem riscos e mobilização dos órgãos necessários para atuação preventiva, para minimização dos desastres Programa Proximidade, em parceria com a Cemig Gerenciamento das informações Referentes ao diagnóstico das barragens, produzido pela Funda- ção do Meio Ambiente (Feam) Projeto Proximidade Governador Valadares 10Out12

26 Envio de mensagem no painel administrativo das intranets para as frações da PM e BM do Estado Alerta pelo Site da Cedec, por e contatos telefônicos (em determinados casos) Fonte: inpe/CPTEC Fonte:

27 Avisos meteorológicos emitidos pelo plantonista da Diretoria de Controle de Emergências da Cedec-MG Prefeitos Gestores Municipais de Proteção e Defesa Civil Comandantes de frações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar Exército Brasileiro Emissoras de rádio etc.

28 Centro de Comando e Controle da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Sala de Situação) Núcleo Informacional Integrado da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil Fonte: Diretoria de Controle de Emergências/Cedec-MG Parceria com a PMMG na dissemi- nação das informações referentes ao período chuvoso

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30 Envio de Equipes de Resposta para organizar a gestão do desastre nos municípios, por meio da implantação do SCO

31 FRENTES DE ATUAÇÃO DAS EQUIPES DE APOIO Apoio na gestão do desastre Disponibilização de Assistência humanitária Articulação de entidades para apoio aos municípios Apoio técnico na decretação de Situação de anormalidade no local

32 Assessoria para Decretação de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública para homologação pelo Governo Estadual e reconhecimento pelo Governo Federal Auxílio na operação do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) – Projeto pilo- to da Secretaria Nacional de De- fesa Civil com a Cedec-MG para utilização do sistema informatiza- do para a gestão do desastre Assessoria para Decretação de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública para homologação pelo Governo Estadual e reconhecimento pelo Governo Federal Auxílio na operação do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) – Projeto pilo- to da Secretaria Nacional de De- fesa Civil com a Cedec-MG para utilização do sistema informatiza- do para a gestão do desastre

33 Planejamento e definição de prioridades estratégicas de distribuição e entrega de materiais de ajuda humanitária pela Cedec Operação de resposta articulada com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEMA)

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35 Acordo de cooperação para a disponibilização da infraestrutura da Força Tarefa Previncêndio nas bases de Curvelo, Januária e Viçosa para a contingência do período chuvoso

36 Fonte: MINAS GERAIS, 2012b

37 Parceria com a Coca Cola Femsa - emprego de máquinas de purificação de água. Capacidade de tratamento de L/Dia

38 Vistorias para a reconstrução de pontes e estradas Execução da estratégia de integração técnica entre os stakeholders do Plano de Emergência Pluviométrica, com o emprego de engenheiros (Sedru) e médicos (SES), à guisa de exemplo para: Reconstrução de serviços de utilidade social Apoio na formação de convênios para liberação de recursos Guidoval, Jan/2012

39 Telefones de plantão 24 horas: (31) (31) (31)

40 OBRIGADO Contatos: (031) – Plantão 24h: (031) Site: –

41 FERREIRA, Sandro Heleno Gomes. Capacidade dos municípios no desenvolvimento da gestão do risco de desastres por meio dos seus órgãos de proteção e defesa civil: estudo aplicado aos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte que declararam situação de emergência no período chuvoso de f. Monografia (Especialização em Segurança Pública) – Academia de Polícia Militar e Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, MINAS GERAIS. Relatório Anual de Chuvas: período 1º de outubro de 2011 a 30 de abril de 2012 – Cedec/MG. Minas Gerais: GMG. 2012a. MINAS GERAIS. Plano nº 04/2012 de emergência pluviométrica. Minas Gerais: GMG. 2012b.


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