A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimento. E procuramos sempre nos prevenir para que nunca falte comida no dia-a-dia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimento. E procuramos sempre nos prevenir para que nunca falte comida no dia-a-dia."— Transcrição da apresentação:

1

2 Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimento. E procuramos sempre nos prevenir para que nunca falte comida no dia-a-dia.

3

4 No Antigo Egito Havia um escriba chamado Ahmes que fazia estimativas e previsões da plantação de trigo para que não faltasse alimento para o povo na época das cheias do Rio Nilo.

5 Ahmes também fazia a distribuição dos alimentos, cuidava de estoques, dos impostos etc.

6 Porém, naquela época, não se sabia como representar quantidades negativas, as falta. Total são 8 mais só tenho 6 falta então 2. -2

7 Foi somente no séc. VI que os hindus introduziram os números negativos, usando a idéia de débitos. Por exemplo:

8 Mas essa idéia foi difícil ser aceita... No séc IX, Al-Khowarizmi recusava-se a escrever os símbolos... -3, -2, -1, pois não aceitava como números.

9 Osmar Khayyam (séc XI), apesar de sua Álgebra bem desenvolvida, também não aceitava os números negativos. No século XII, Bháskara tinha uma posição vacilante em relação aos números negativos.

10

11 C R Q Z N

12 Veja como é simples: 1.Tinha uma conta bancária um saldo de R$ 800,00. Gastei R$ 2 000,00. Qual é o meu novo saldo? Esse é um saldo devedor, por isso – (negativo) 2. Tinha em minha conta bancária um saldo devedor de R$ 300,00. Emiti um cheque de R$ 200,00. Qual meu saldo devedor agora ? Veja que estou somando as dívidas.

13 Representação do Conjunto e seus Subconjuntos Z (da palavra Zhal em alemão, que significa números. Alguns dos Subconjuntos de Z:

14 Representação dos números inteiros na reta numérica 3 é sucessor de 2 2 é antecessor de 3 -5 é antecessor de -4 -4 é sucessor de -5 0 é antecessor de 1 1 é sucessor de 0 -1 é sucessor de -2 -2 é antecessor de -1

15 Estes numeros são chamados opostos ou simétricos, porque estão na mesma distância que o zero de lados oposto da reta. O valor da distância é chamado de Módulo.

16 Lê-se: Distância do -3 ao zero que é 3 ou módulo de -3=3

17 Comparação de Sendo A e B A<B se A estiver à esquerda de B, reta numérica. B>A se B estiver à direita de B, reta numérica.

18 Operação em Adição adicionar ou juntar

19

20 Subtração tirar, retirar e emprestar Operação em

21 Bruno estava jogando bolinhas com Lucas e ficou devendo 5. Depois de alguns dias conseguiu juntar as 5 bolinhas e foi pagá –las. Quando chegou Lucas disse: Esqueça (retire) a dívida de 5 bolhinhas.

22 Matematicamente: (-5) dívida de Bruno. -(-5) retirando a dívida de 5 Bolhinha.

23 Multiplicação Operação em

24 Escrevendo matematicamente: O Gerente de um Banco comunicou que sua dívida de R$ 300,00 foi triplicada.

25 Propriedades da Multiplicação

26 Regras da Multiplicação

27 Divisão Operação em

28 Espressão matemática Uma firma de 5 sócios acusou um déficit de R$ 50 000,00. A dívida foi dividida entre eles. Quanto cada um pagou??

29 Regras da Divisão

30 Potenciação é uma multiplicação de fatores iguais de números inteiros Operação em

31 5 3 =5x5x5=125 5 é a Base 3 é o Expoente 125 é a potência (resultado)

32 Base Positiva

33 Base Negativa

34 Se a Base for positiva o resultado será positivo. Se a Base for negativa o resultado será positivo. Se a Base for negativa o resultado será negativo.

35 Propriedades da potenciação Multiplicação de Potência de mesma base: repete-se a base e soma os expoentes. Divisão de Potência de mesma base: repete-se a base e subtrai os expoentes.

36 Potência elevada a outra potência: Repete-se a base e multiplica os expoentes. Propriedades da potenciação

37 Operação em Radiação é a operação inversa da potenciação.

38

39 Expressões Numéricas É importante analisar cuidadosamente os sinais e os procedimentos. Procedimentos Resolver os parênteses, colchetes, chaves, nessa ordem. Resolver as potenciações e radiações na ordem que aparecem. Resolver as multiplicações e divisões na ordem que aparecem. Depois resolver as adições e subtrações.

40

41 UNIP- Universidade Paulista Licenciatura Plena de Matemática com ênfase em Informática 1º Semestre/2008 Alunas: Christiane Kumbartzki Carvalho dos Santos RA: 612445-3 Maria Aparecida Santos Hora RA: 927738-2

42 Bibliografia Coleção Big Mat Matsubara e Zaniratto Sexta Série. – Ensino Fundamental IBEP


Carregar ppt "Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimento. E procuramos sempre nos prevenir para que nunca falte comida no dia-a-dia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google