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Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimento. E procuramos sempre nos prevenir para que nunca falte comida no dia-a-dia.

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2 Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimento. E procuramos sempre nos prevenir para que nunca falte comida no dia-a-dia.

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4 No Antigo Egito Havia um escriba chamado Ahmes que fazia estimativas e previsões da plantação de trigo para que não faltasse alimento para o povo na época das cheias do Rio Nilo.

5 Ahmes também fazia a distribuição dos alimentos, cuidava de estoques, dos impostos etc.

6 Porém, naquela época, não se sabia como representar quantidades negativas, as falta. Total são 8 mais só tenho 6 falta então 2. -2

7 Foi somente no séc. VI que os hindus introduziram os números negativos, usando a idéia de débitos. Por exemplo:

8 Mas essa idéia foi difícil ser aceita... No séc IX, Al-Khowarizmi recusava-se a escrever os símbolos... -3, -2, -1, pois não aceitava como números.

9 Osmar Khayyam (séc XI), apesar de sua Álgebra bem desenvolvida, também não aceitava os números negativos. No século XII, Bháskara tinha uma posição vacilante em relação aos números negativos.

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11 C R Q Z N

12 Veja como é simples: 1.Tinha uma conta bancária um saldo de R$ 800,00. Gastei R$ 2 000,00. Qual é o meu novo saldo? Esse é um saldo devedor, por isso – (negativo) 2. Tinha em minha conta bancária um saldo devedor de R$ 300,00. Emiti um cheque de R$ 200,00. Qual meu saldo devedor agora ? Veja que estou somando as dívidas.

13 Representação do Conjunto e seus Subconjuntos Z (da palavra Zhal em alemão, que significa números. Alguns dos Subconjuntos de Z:

14 Representação dos números inteiros na reta numérica 3 é sucessor de 2 2 é antecessor de 3 -5 é antecessor de é sucessor de -5 0 é antecessor de 1 1 é sucessor de 0 -1 é sucessor de é antecessor de -1

15 Estes numeros são chamados opostos ou simétricos, porque estão na mesma distância que o zero de lados oposto da reta. O valor da distância é chamado de Módulo.

16 Lê-se: Distância do -3 ao zero que é 3 ou módulo de -3=3

17 Comparação de Sendo A e B AA se B estiver à direita de B, reta numérica.

18 Operação em Adição adicionar ou juntar

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20 Subtração tirar, retirar e emprestar Operação em

21 Bruno estava jogando bolinhas com Lucas e ficou devendo 5. Depois de alguns dias conseguiu juntar as 5 bolinhas e foi pagá –las. Quando chegou Lucas disse: Esqueça (retire) a dívida de 5 bolhinhas.

22 Matematicamente: (-5) dívida de Bruno. -(-5) retirando a dívida de 5 Bolhinha.

23 Multiplicação Operação em

24 Escrevendo matematicamente: O Gerente de um Banco comunicou que sua dívida de R$ 300,00 foi triplicada.

25 Propriedades da Multiplicação

26 Regras da Multiplicação

27 Divisão Operação em

28 Espressão matemática Uma firma de 5 sócios acusou um déficit de R$ ,00. A dívida foi dividida entre eles. Quanto cada um pagou??

29 Regras da Divisão

30 Potenciação é uma multiplicação de fatores iguais de números inteiros Operação em

31 5 3 =5x5x5=125 5 é a Base 3 é o Expoente 125 é a potência (resultado)

32 Base Positiva

33 Base Negativa

34 Se a Base for positiva o resultado será positivo. Se a Base for negativa o resultado será positivo. Se a Base for negativa o resultado será negativo.

35 Propriedades da potenciação Multiplicação de Potência de mesma base: repete-se a base e soma os expoentes. Divisão de Potência de mesma base: repete-se a base e subtrai os expoentes.

36 Potência elevada a outra potência: Repete-se a base e multiplica os expoentes. Propriedades da potenciação

37 Operação em Radiação é a operação inversa da potenciação.

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39 Expressões Numéricas É importante analisar cuidadosamente os sinais e os procedimentos. Procedimentos Resolver os parênteses, colchetes, chaves, nessa ordem. Resolver as potenciações e radiações na ordem que aparecem. Resolver as multiplicações e divisões na ordem que aparecem. Depois resolver as adições e subtrações.

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41 UNIP- Universidade Paulista Licenciatura Plena de Matemática com ênfase em Informática 1º Semestre/2008 Alunas: Christiane Kumbartzki Carvalho dos Santos RA: Maria Aparecida Santos Hora RA:

42 Bibliografia Coleção Big Mat Matsubara e Zaniratto Sexta Série. – Ensino Fundamental IBEP


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