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PublicouRaul Pedro Alterado mais de 10 anos atrás
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Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimento. E procuramos sempre nos prevenir para que nunca falte comida no dia-a-dia.
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No Antigo Egito Havia um escriba chamado Ahmes que fazia estimativas e previsões da plantação de trigo para que não faltasse alimento para o povo na época das cheias do Rio Nilo.
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Ahmes também fazia a distribuição dos alimentos, cuidava de estoques, dos impostos etc.
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Porém, naquela época, não se sabia como representar quantidades negativas, as falta. Total são 8 mais só tenho 6 falta então 2. -2
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Foi somente no séc. VI que os hindus introduziram os números negativos, usando a idéia de débitos. Por exemplo:
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Mas essa idéia foi difícil ser aceita... No séc IX, Al-Khowarizmi recusava-se a escrever os símbolos... -3, -2, -1, pois não aceitava como números.
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Osmar Khayyam (séc XI), apesar de sua Álgebra bem desenvolvida, também não aceitava os números negativos. No século XII, Bháskara tinha uma posição vacilante em relação aos números negativos.
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C R Q Z N
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Veja como é simples: 1.Tinha uma conta bancária um saldo de R$ 800,00. Gastei R$ 2 000,00. Qual é o meu novo saldo? Esse é um saldo devedor, por isso – (negativo) 2. Tinha em minha conta bancária um saldo devedor de R$ 300,00. Emiti um cheque de R$ 200,00. Qual meu saldo devedor agora ? Veja que estou somando as dívidas.
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Representação do Conjunto e seus Subconjuntos Z (da palavra Zhal em alemão, que significa números. Alguns dos Subconjuntos de Z:
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Representação dos números inteiros na reta numérica 3 é sucessor de 2 2 é antecessor de 3 -5 é antecessor de -4 -4 é sucessor de -5 0 é antecessor de 1 1 é sucessor de 0 -1 é sucessor de -2 -2 é antecessor de -1
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Estes numeros são chamados opostos ou simétricos, porque estão na mesma distância que o zero de lados oposto da reta. O valor da distância é chamado de Módulo.
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Lê-se: Distância do -3 ao zero que é 3 ou módulo de -3=3
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Comparação de Sendo A e B A<B se A estiver à esquerda de B, reta numérica. B>A se B estiver à direita de B, reta numérica.
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Operação em Adição adicionar ou juntar
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Subtração tirar, retirar e emprestar Operação em
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Bruno estava jogando bolinhas com Lucas e ficou devendo 5. Depois de alguns dias conseguiu juntar as 5 bolinhas e foi pagá –las. Quando chegou Lucas disse: Esqueça (retire) a dívida de 5 bolhinhas.
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Matematicamente: (-5) dívida de Bruno. -(-5) retirando a dívida de 5 Bolhinha.
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Multiplicação Operação em
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Escrevendo matematicamente: O Gerente de um Banco comunicou que sua dívida de R$ 300,00 foi triplicada.
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Propriedades da Multiplicação
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Regras da Multiplicação
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Divisão Operação em
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Espressão matemática Uma firma de 5 sócios acusou um déficit de R$ 50 000,00. A dívida foi dividida entre eles. Quanto cada um pagou??
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Regras da Divisão
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Potenciação é uma multiplicação de fatores iguais de números inteiros Operação em
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5 3 =5x5x5=125 5 é a Base 3 é o Expoente 125 é a potência (resultado)
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Base Positiva
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Base Negativa
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Se a Base for positiva o resultado será positivo. Se a Base for negativa o resultado será positivo. Se a Base for negativa o resultado será negativo.
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Propriedades da potenciação Multiplicação de Potência de mesma base: repete-se a base e soma os expoentes. Divisão de Potência de mesma base: repete-se a base e subtrai os expoentes.
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Potência elevada a outra potência: Repete-se a base e multiplica os expoentes. Propriedades da potenciação
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Operação em Radiação é a operação inversa da potenciação.
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Expressões Numéricas É importante analisar cuidadosamente os sinais e os procedimentos. Procedimentos Resolver os parênteses, colchetes, chaves, nessa ordem. Resolver as potenciações e radiações na ordem que aparecem. Resolver as multiplicações e divisões na ordem que aparecem. Depois resolver as adições e subtrações.
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UNIP- Universidade Paulista Licenciatura Plena de Matemática com ênfase em Informática 1º Semestre/2008 Alunas: Christiane Kumbartzki Carvalho dos Santos RA: 612445-3 Maria Aparecida Santos Hora RA: 927738-2
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Bibliografia Coleção Big Mat Matsubara e Zaniratto Sexta Série. – Ensino Fundamental IBEP
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