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Texto: Repartição da Renda

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Apresentação em tema: "Texto: Repartição da Renda"— Transcrição da apresentação:

1 Texto: Repartição da Renda
Como se mede a renda das pessoas e das famílias? Censos demográficos : PNAD Renda per capta: PIB/ População Renda 2010: R$ ou US$ 10000

2 PIB per capta 2008 em R$ ██ + 12.000 ██ + 8.000 ██ + 40.000 ██ + 4.000
██  ██  ██  ██  ██  ██ 

3 Brasil: oitavo país com maior concentração de renda: Gini 2010 = 0,59.
Medida de Concentração de renda: Índice de Gini Brasil: oitavo país com maior concentração de renda: Gini 2010 = 0,59.

4 A Existência de Ricos e Pobres:
Posição Neoclásica: 1)Todos são proprietários de fatores de produção; 2)O produto é dividido conforme a % de cada fator, a repartição é justa; 3)Rico ou pobre: depende das preferências individuais: perdulário ou poupador;

5 A Existência de Ricos e Pobres:
Posição Neoclásica: 4)Na economia de mercado há igualdade de oportunidades; 5)Teoria da capital humano: diferença nos rendimentos: credencialismo; 6)A pobreza é uma opção;

6 A Existência de Ricos e Pobres:
Posição Marxista: 1)A desigualdade deriva das classes sociais, o que determina a renda; 2)Duas classes: capitalistas, ou burguesia, e o proletariado; 3)Os meios de produção estão na mão da minoria, e são propriedade privada;

7 A Existência de Ricos e Pobres:
Posição Marxista: 4)Cabe ao proletariado participar do mercado com a venda da força de trabalho; 5)O “mínimo vital” e a luta de classes;

8 O Estado e a Repartição da Renda:
1)Após 1964 houve considerável concentração de renda: regulação salários e repressão; 2)O Estado deve atuar como árbitro na condução das negociações salariais; 3) Políticas de distribuição de renda, impostos sobre rendas, etc.

9 O Estado e a Repartição da Renda:
Para os Neoclássicos, o remédio para a desigualdade reside na mudança das preferências e expectativas dos indivíduos; Para os Marxistas através de uma mudança institucional profunda, como ponto de partida a abolição da propriedade privada dos meios de produção, e o fim das divisões de classes.


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