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MARKETING VIRTUAL: MEIOS VIÁVEIS DE DIVULGAÇÃO PARA UMA BOA ACEITAÇÃO DO PÚBLICO JOVEM (ESTUDANTES DA FCT / UNESP) ALEXANDRO VIEIRA LOPES CARLOS AUGUSTO.

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2 MARKETING VIRTUAL: MEIOS VIÁVEIS DE DIVULGAÇÃO PARA UMA BOA ACEITAÇÃO DO PÚBLICO JOVEM (ESTUDANTES DA FCT / UNESP) ALEXANDRO VIEIRA LOPES CARLOS AUGUSTO MANTOVANI

3 OBJETIVO: Verificar a acessibilidade dos alunos e a freqüência de acessos. Mostrar o poder de aproximação entre os usuários da internet e a marca do anunciante devido à sua interatividade personalizada. Fornecer dados que auxiliam os profissionais de mídia ao traçarem suas estratégias. Estudar o comportamento dos universitários perante o marketing virtual, avaliar os meios mais interessantes de publicidade na internet.

4 Exemplo de Anúncios na Internet Fonte: UOL Fonte: Portal Brasil On-line (BOL) Banner: Janela Pop Up:

5 Exemplo de Anúncios na Internet Spam: Fonte: Portal Brasil On-line (BOL)

6 METODOLOGIA: O método de abordagem escolhido é através de questionário, aplicado face-a-face com o entrevistado. 200 estudantes serão consultados, isso significa que dos 2666 alunos matriculados no ano de 2005, 7,5% estarão contribuindo para a pesquisa. Método de escolha dos entrevistados: Aleatório, realizando sorteio no software R para escolha dos alunos que serão entrevistados

7 Distribuição dos Questionários:

8 Entrevistados por Curso Figura 1 Distribuição de entrevistados por cursos.

9 Sexo dos Entrevistados Figura 2 Classificação dos Entrevistados por sexo. 54% 46%

10 Idade dos Entrevistados Figura 3 Histograma das idades dos entrevistados

11 Freqüência de Acesso Figura 4 Representação gráfica da freqüência que os alunos da FCT/Unesp acessam a internet.

12 Local de Acesso Figura 5 Local de acesso à internet dos estudantes da FCT/Unesp.

13 Tempo de Acesso Figura 6 Histograma do tempo que os alunos da FCT/ Unesp gastam em média a cada acesso à internet. Figura 7 Boxplot do tempo que os alunos da FCT/ Unesp gastam em média a cada acesso à internet.

14 Interesse na Internet Figura 8 Representação gráfica sobre o interesse dos alunos da FCT/Unesp na internet.

15 Opinião Sobre Spam Figura 9 Opinião dos Estudantes da FCT/Unesp sobre o SPAM 10% 22% 68%

16 Opinião Sobre a Segurança do Comércio Eletrônico Figura 10 Opinião dos alunos da FCT/Unesp sobre a segurança do comércio eletrônico. 63% 06% 31%

17 Utilização do Comércio Eletrônico Figura 11 Utilização do comércio eletrônico pelos alunos da FCT/Unesp 49% 32% 19%

18 Produtos Mais Buscados na Internet Figura 12 Produtos mais buscados pelos estudantes da FCT/Unesp.

19 Tipos de Propaganda Figura 13 Preferência dos alunos da FCT/Unesp com relação aos tipos de propagandas da internet.

20 Sites Mais Acessados Tabela 2 Sites mais acessados pelos alunos da FCT/Unesp

21 Sites Mais Acessados Figura 14 Sites mais acessados pelos alunos da FCT/Unesp.

22 CONCLUSÃO

23 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro:Jorge Zahar ed.,2003. FERNADES,M. A Explosão da Banda Larga. Revista IstoÉ Dinheiro, São Paulo, edição n. 354, jun FERREIRA, A. B. de H. NOVO DICIONÁRIO AURÉLIO - SÉCULO XXI. São Paulo. Brasil: Editora Nova Fronteira, Meio Eletrônico. FOLHA DE SÃO PAULO. Perfil do internauta brasileiro. São Paulo, Disponível em:. Acesso em: 03 out http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/2001-ibrands- pesquisa.shtml GATES, B. A empresa na velocidade do pensamento: com um sistema nervoso central. São Paulo: Companhia das Letras, INSTITUTO BRASILEIRO DE OPINIÃO E ESTATÍSTICA. Apresenta pesquisa relacionada com o número de acessos pelos internautas brasileiros. Disponível em. Acesso em: 29 set http://www.ibope.com.br/

24 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PINTO, R. P. de A. Estudo da comunicação viabilizada por anúncios publicitários on- line. Universidade Salgado de Oliveira, Recife, Disponível em:. Acesso em: 04 out http://www21.estadao.com.br/premiodemidia/2005/trabalhos/msn_olhos_da_ midia.pdf REVISTA DIGITAL CANAL WEB. Contém a pesquisa Cadê? / IBOPE sobre O Perfil do novo Internauta Brasileiro. Disponível em:. Acesso em: 29 set http://www.canalweb.com.br SANTANNA, A. Propaganda: teoria, técnica e prática – 7 ed. Ver. – São Paulo: Pioneira, SISSORS, J. e BUMBA, L. Planejamento de Mídia. São Paulo: Nobel, SUAIDEN, B. Inclusão Digital,2005,. Disponível em:. Acesso em: 29 set http://www.unb.br/acs/artigos/at htm VENETIANER, T. Como vender seu peixe na Internet: um guia prático de marketing e comércio eletrônicos. Rio de Janeiro: Campus,1999.

25 ALEXANDRO VIEIRA LOPES CARLOS AUGUSTO MANTOVANI 1º ANO ESTATÍSTICA PRESIDENTE PRUDENTE 2005


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