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MARKETING VIRTUAL: “MEIOS VIÁVEIS DE DIVULGAÇÃO PARA UMA BOA ACEITAÇÃO DO PÚBLICO JOVEM (ESTUDANTES DA FCT / UNESP)” ALEXANDRO VIEIRA LOPES CARLOS AUGUSTO.

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1 MARKETING VIRTUAL: “MEIOS VIÁVEIS DE DIVULGAÇÃO PARA UMA BOA ACEITAÇÃO DO PÚBLICO JOVEM (ESTUDANTES DA FCT / UNESP)” ALEXANDRO VIEIRA LOPES CARLOS AUGUSTO MANTOVANI

2 OBJETIVO: Verificar a acessibilidade dos alunos e a freqüência de acessos. Mostrar o poder de aproximação entre os usuários da internet e a marca do anunciante devido à sua interatividade personalizada. Fornecer dados que auxiliam os profissionais de mídia ao traçarem suas estratégias. Estudar o comportamento dos universitários perante o “marketing virtual”, avaliar os meios mais interessantes de publicidade na internet.

3 Exemplo de Anúncios na Internet
Banner: Fonte: UOL Janela Pop Up: Fonte: Portal Brasil On-line (BOL)

4 Exemplo de Anúncios na Internet
Spam: Fonte: Portal Brasil On-line (BOL)

5 METODOLOGIA: O método de abordagem escolhido é através de questionário, aplicado face-a-face com o entrevistado. 200 estudantes serão consultados, isso significa que dos 2666 alunos matriculados no ano de 2005, 7,5% estarão contribuindo para a pesquisa. Método de escolha dos entrevistados: Aleatório, realizando sorteio no software R para escolha dos alunos que serão entrevistados

6 Distribuição dos Questionários:

7 Entrevistados por Curso
Figura 1 Distribuição de entrevistados por cursos.

8 Sexo dos Entrevistados
54% 46% Figura 2 Classificação dos Entrevistados por sexo.

9 Idade dos Entrevistados
Figura 3 Histograma das idades dos entrevistados

10 Freqüência de Acesso Figura 4 Representação gráfica da freqüência que os alunos da FCT/Unesp acessam a internet.

11 Local de Acesso Figura 5 Local de acesso à internet dos estudantes da FCT/Unesp.

12 Tempo de Acesso Figura 6 Histograma do tempo que os alunos da FCT/ Unesp gastam em média a cada acesso à internet. Figura 7 Boxplot do tempo que os alunos da FCT/ Unesp gastam em média a cada acesso à internet.

13 Interesse na Internet Figura 8 Representação gráfica sobre o interesse dos alunos da FCT/Unesp na internet.

14 Opinião Sobre Spam 10% 22% 68% Figura 9 Opinião dos Estudantes da FCT/Unesp sobre o SPAM

15 Opinião Sobre a Segurança do Comércio Eletrônico
63% 06% 31% Figura 10 Opinião dos alunos da FCT/Unesp sobre a segurança do comércio eletrônico.

16 Utilização do Comércio Eletrônico
49% 32% 19% Figura 11 Utilização do comércio eletrônico pelos alunos da FCT/Unesp

17 Produtos Mais Buscados na Internet
Figura 12 Produtos mais buscados pelos estudantes da FCT/Unesp.

18 Tipos de Propaganda Figura 13 Preferência dos alunos da FCT/Unesp com relação aos tipos de propagandas da internet.

19 Sites Mais Acessados Tabela 2 Sites mais acessados pelos alunos da FCT/Unesp

20 Sites Mais Acessados Figura 14 Sites mais acessados pelos alunos da FCT/Unesp.

21 CONCLUSÃO

22 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro:Jorge Zahar ed.,2003. FERNADES,M. A Explosão da Banda Larga. Revista IstoÉ Dinheiro, São Paulo, edição n. 354, jun FERREIRA, A. B. de H. NOVO DICIONÁRIO AURÉLIO - SÉCULO XXI. São Paulo. Brasil: Editora Nova Fronteira, Meio Eletrônico. FOLHA DE SÃO PAULO. Perfil do internauta brasileiro. São Paulo, Disponível em: < Acesso em: 03 out GATES, B. A empresa na velocidade do pensamento: com um sistema nervoso central. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. INSTITUTO BRASILEIRO DE OPINIÃO E ESTATÍSTICA. Apresenta pesquisa relacionada com o número de acessos pelos internautas brasileiros. Disponível em <http://www.ibope.com.br/>. Acesso em: 29 set

23 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PINTO, R. P. de A. Estudo da comunicação viabilizada por anúncios publicitários on-line. Universidade Salgado de Oliveira, Recife, Disponível em: <http://www21.estadao.com.br/premiodemidia/2005/trabalhos/msn_olhos_da_midia.pdf>. Acesso em: 04 out REVISTA DIGITAL CANAL WEB. Contém a pesquisa Cadê? / IBOPE sobre O Perfil do novo Internauta Brasileiro. Disponível em:<http://www.canalweb.com.br>. Acesso em: 29 set SANT’ANNA, A. Propaganda: teoria, técnica e prática – 7 ed. Ver. – São Paulo: Pioneira, 1998. SISSORS, J. e BUMBA, L. Planejamento de Mídia. São Paulo: Nobel, 2001. SUAIDEN, B. Inclusão Digital ,2005,. Disponível em: <http://www.unb.br/acs/artigos/at htm> . Acesso em: 29 set VENETIANER, T. Como vender seu peixe na Internet: um guia prático de marketing e comércio eletrônicos. Rio de Janeiro: Campus,1999.

24 ALEXANDRO VIEIRA LOPES
CARLOS AUGUSTO MANTOVANI 1º ANO ESTATÍSTICA PRESIDENTE PRUDENTE 2005


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