A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fernando Paiva. Como se criar um ambiente de estímulo à inovação? Quais as etapas para se chegar à inovação tecnológica? pesquisa básica, pesq. Aplicada,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fernando Paiva. Como se criar um ambiente de estímulo à inovação? Quais as etapas para se chegar à inovação tecnológica? pesquisa básica, pesq. Aplicada,"— Transcrição da apresentação:

1 Fernando Paiva

2 Como se criar um ambiente de estímulo à inovação? Quais as etapas para se chegar à inovação tecnológica? pesquisa básica, pesq. Aplicada, desenvolvimento experimental e engenharia não-rotineira, protótipo e comercialização pioneira. Inovação, difusão, imitação?

3 Fontes de inovação Internas à empresa Relacionadas ao mercado de insumos e produtos referentes à empresa Domínio público Fontes variadas

4 Inovação tecnológica Produtos Processos Serviços Em suma, inovação é a introdução no mercado de produtos, processos, serviços e sistemas que contenham alguma característica nova e diferente do padrão em vigor.

5 Sistema Nacional de Inovação – rede de instituições públicas e privadas que interagem para promover o desenvolvimento cientifico e tecnológico: universidade, escolas técnicas, institutos de pesquisa, agências do governo, etc. Aprende-se a utilizar e desenvolver tecnologias de países desenvolvidos e essa dinâmica deve ser gerenciada

6 Sistemas Regionais de inovação Deve-se considerar as especificidades regionais; Quanto menor a abrangência político- geográfica, maior a chance de se desenvolver políticas de competitividade e inovação; As organizações devem demonstrar vínculos sistêmicos de ações comuns.

7 Clusters, APLs ou Sistemas locais de Inovação Cluster é um conglomerado geograficamente concentrado de empresas e instituições de apoio em determinada área ou setor; Podem ser de setores tradicionais da economia ou de alta tecnologia; Os sistemas produtivos e inovativos locais são os sistemas em que há interdependência, articulação e vínculos consistentes que levam a interação, cooperação e aprendizagem para aumentar a capacidade tecnológica endógena.

8 Isenção, redução de impostos; Financiamentos com juros baixos; Subvenção econômica Bolsas de pesquisa... Órgãos de fomento à inovação no Brasil: CNPq, BNDES, FINEP, FACEPE...

9 Incentivos fiscais e fundos setoriais. Deduções de despesas operacionais e subvenções de mestres e doutores em atividades de inovação nas empresas.. Nos fundos setoriais, os editais convidam as empresas a apresentarem projetos que atendam a demandas específicas de determinado setor.


Carregar ppt "Fernando Paiva. Como se criar um ambiente de estímulo à inovação? Quais as etapas para se chegar à inovação tecnológica? pesquisa básica, pesq. Aplicada,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google