A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 Inovação Tecnológica, Sistemas Nacionais de Inovação, Estímulos Governamentais à Inovação Fernando Paiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 Inovação Tecnológica, Sistemas Nacionais de Inovação, Estímulos Governamentais à Inovação Fernando Paiva."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 Inovação Tecnológica, Sistemas Nacionais de Inovação, Estímulos Governamentais à Inovação
Fernando Paiva

2 questões Como se criar um ambiente de estímulo à inovação?
Quais as etapas para se chegar à inovação tecnológica? pesquisa básica, pesq. Aplicada, desenvolvimento experimental e engenharia não-rotineira, protótipo e comercialização pioneira. Inovação, difusão, imitação?

3 Fontes de inovação Internas à empresa
Relacionadas ao mercado de insumos e produtos referentes à empresa Domínio público Fontes variadas

4 Inovação tecnológica Produtos Processos Serviços
Em suma, inovação é a introdução no mercado de produtos, processos, serviços e sistemas que contenham alguma característica nova e diferente do padrão em vigor.

5 Sistemas nacionais, regionais e locais de inovação: atores, relacões e parcerias
Sistema Nacional de Inovação – rede de instituições públicas e privadas que interagem para promover o desenvolvimento cientifico e tecnológico: universidade, escolas técnicas, institutos de pesquisa, agências do governo, etc. Aprende-se a utilizar e desenvolver tecnologias de países desenvolvidos e essa dinâmica deve ser gerenciada

6 Sistemas Regionais de inovação
Deve-se considerar as especificidades regionais; Quanto menor a abrangência político- geográfica, maior a chance de se desenvolver políticas de competitividade e inovação; As organizações devem demonstrar vínculos sistêmicos de ações comuns.

7 Clusters, APLs ou Sistemas locais de Inovação
Cluster é um conglomerado geograficamente concentrado de empresas e instituições de apoio em determinada área ou setor; Podem ser de setores tradicionais da economia ou de alta tecnologia; Os sistemas produtivos e inovativos locais são os sistemas em que há interdependência, articulação e vínculos consistentes que levam a interação, cooperação e aprendizagem para aumentar a capacidade tecnológica endógena.

8 Instrumentos de estímulo à inovação tecnológica
Isenção, redução de impostos; Financiamentos com juros baixos; Subvenção econômica Bolsas de pesquisa... Órgãos de fomento à inovação no Brasil: CNPq, BNDES, FINEP, FACEPE ...

9 Incentivos fiscais e fundos setoriais
. Deduções de despesas operacionais e subvenções de mestres e doutores em atividades de inovação nas empresas. . Nos fundos setoriais, os editais convidam as empresas a apresentarem projetos que atendam a demandas específicas de determinado setor.


Carregar ppt "Aula 2 Inovação Tecnológica, Sistemas Nacionais de Inovação, Estímulos Governamentais à Inovação Fernando Paiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google