A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução: A adolescência se caracteriza como uma etapa da vida em que o ser humano apresenta significativas transformações necessitando de apoio integral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução: A adolescência se caracteriza como uma etapa da vida em que o ser humano apresenta significativas transformações necessitando de apoio integral."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução: A adolescência se caracteriza como uma etapa da vida em que o ser humano apresenta significativas transformações necessitando de apoio integral para que possa fortalecer sua construção cidadã e firmar-se um ser capaz de integrar, interagir e intervir em seu contexto social de forma crítica e criativa. Compreendendo que a promoção à saúde é fundamental para o desenvolvimento da população adolescente e jovem, o Ministério da Saúde- MS,criou o Programa Saúde do Adolescente – PROSAD, que a partir de então passou a assumir o compromisso de assegurar os princípios básicos da universalidade, equidade e integralidade de ações à essa população em todas as Unidades Federativas.

2 MISSÃO DO PROSAD É a promoção de Saúde, a identificação de grupos de risco, detecção precoce dos agravos, tratamento adequado e reabilitação para adolescentes, (10 – 19 anos), e jovens ( anos) de ambos sexos, tendo por Eixo central à ações com caráter de integralidade, enfoque preventivo e educativo, ou seja, estratégias preventivas e curativas de forma articulada: multiprofissional; interssetorial; interinstitucional, através de sistema de referência e contra- referência nas várias instâncias operacionais do SUS.

3 OBJETIVOS DO PROSAD Promover a saúde integral do adolescente, favorecendo o processo geral de seu crescimento e desenvolvimento Reduzir a morbimortalidade e os desajustes individuais e sociais Normatizar as ações das áreas prioritárias Estimular e apoiar a implantação e/ou implementação dos Programas Estaduais e Municipais Assegurar o atendimento adequado às características dos jovens, respeitando as particularidades regionais e a realidade local Promover e apoiar estudos e pesquisas relativas à adolescência Formulação de uma política nacional para a adolescência e juventude, a ser desenvolvida nos níveis Federal, Estadual e Municipal, e nos âmbitos governamentais e não governamentais

4 ÁREAS PRIORITÁRIAS DE AÇÃO Crescimento e desenvolvimento Imunizações Sexualidade e saúde reprodutiva Família Saúde mental Saúde escolar Saúde bucal Prevenção de acidentes Violência e maus-tratos

5 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DO ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE / JOVEM Adequação dos serviços de saúde às suas necessidades específicas, respeitando as características da atenção local vigente e os recursos humanos e materiais disponíveis Respeito às características socioeconômicas e culturais da comunidade, além do perfil epidemiológico da população local Participação ativa dos adolescentes e jovens no planejamento, no desenvolvimento, na divulgação e na avaliação das ações.

6 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS NA ATENÇÃO Ética Privacidade Confidencialidade e sigilo EXCEÇÃO: situações que requerem quebra de sigilo - sempre que houver risco de vida ou outros riscos relevantes (abuso sexual, idéia de suicídio, informação de homicídio).

7 ESTRATÉGIAS DE AÇÃO Identificação de profissionais para a equipe Capacitação técnica e para o relacionamento profissional – adolescente / jovem / família Fornecer material de aprendizagem ativa - construção de conhecimento Proporcionar ambiente de troca de experiências entre os profissionais Acompanhamento e avaliação do trabalho Proporcionar multiplicação da equipe e dos adolescente protagonistas Estabelecer níveis hierárquicos de atendimento sistema de referência – contra-referência

8 SITUAÇÃO ATUAL DO PROSAD: O programa está oficialmente implantado nos 27 estados da federação e já foram treinados 130 multiplicadores em Atenção Integral à Saúde do Adolescente. Foram elaborados, impressos e distribuídos os seguintes documentos: Bases Programáticas do PROSAD; Normas de Atenção Integral à Saúde do Adolescente I, II e III Violência e Maus-Tratos contra a Criança e o Adolescente; Prevenir a violência: um desafio para educadores; Crescer sem violência: um desafio para educadores; Guia de Orientação sobre Sexualidade e Saúde Reprodutiva (Ficar... por dentro!) Adolescente Grávida e os Serviços de Saúde no Município (parceria com UNICEF); Pranchas de Tanner.

9 Centros Docentes Assistenciais: É uma instância operacional das questões referentes à Saúde do Adolescente, devidamente reconhecido e credenciado pelo Ministério da Saúde, através da excelência tanto da assistência quanto da capacitação dos recursos humanos sob sua atividade de docência.

10 Conclusão: Na maioria das vezes, que uma atuação/informação precisa, no momento em que o adolescente busca atendimento, pode dar subsídios para que ele faça uma opção desejada de proteção á sua própria saúde. É assim, com modelos de conduta e informações, que aos poucos o adolescente vai criando seu estilo de vida. Por isso, a organização de serviços para adolescentes tornou–se uma proposta estratégia, porque é durante esta fase que o indivíduo adquire seus hábitos de vida.

11 Referências CRIAS Notícias – Centro de Recursos Integrados de Atenção à Saúde. Brasil: Secretária de Saúde reúne-se com equipe do Prosad, [on line] se-com-equipe-do-prosad Acesso em se-com-equipe-do-prosad Instituto brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Comunicação Social. Contagem da População Publicado em 21 de dezembro de [on line] Disponível em cia=1065 Acesso em cia=1065 Ministério da Saúde. MARCO LEGAL - SAÚDE, UM DIREITO DE ADOLESCENTES. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília, DF: Ministério da Saúde, Ministério da Saúde. Normas de atenção à saúde integral do adolescente. Brasília: Ministério da Saúde, v, 2v, 3v. Ministério da Saúde. PROSAD. Programa Saúde do Adolescente. Bases Programáticas. Brasília: Ministério da Saúde, Nov.,1989, 24 p. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. A Saúde de Adolescentes e Jovens. Uma metodologia de auto-aprendizagem para equipes de atenção básica de saúde. Módulo básico. 2.ª edição. Série F. Comunicação e Educação em Saúde. Brasília – DF, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios –Pnad, 2005.


Carregar ppt "Introdução: A adolescência se caracteriza como uma etapa da vida em que o ser humano apresenta significativas transformações necessitando de apoio integral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google