A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fotografia 1º Médio 3° Bimestre. Como a técnica foi inventada Desde seu surgimento, em 1826, pelas mãos do francês Joseph Nicéphore Niépce, às minicâmeras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fotografia 1º Médio 3° Bimestre. Como a técnica foi inventada Desde seu surgimento, em 1826, pelas mãos do francês Joseph Nicéphore Niépce, às minicâmeras."— Transcrição da apresentação:

1 Fotografia 1º Médio 3° Bimestre

2 Como a técnica foi inventada Desde seu surgimento, em 1826, pelas mãos do francês Joseph Nicéphore Niépce, às minicâmeras embutidas em celulares, a fotografia evolui a passos largos. Entenda como se deu essa história fascinante.

3 Palavra de origem grega que significa "desenhar com luz", fotografia é a técnica de gravação por meios mecânicos e químicos ou digitais de uma imagem sobre uma camada de material sensível à exposição luminosa, o suporte. Surgiu das tentativas de vários pesquisadores que, independentemente, trabalharam para aperfeiçoar os métodos de impressão sobre papel. Niépce, hoje reconhecido como seu inventor, teve a idéia de unir dois fenômenos conhecidos:

4 Um fenômeno físico, já utilizado por artistas pelo menos desde a época de Leonardo Da Vinci: a câmara obscura; Um fenômeno químico para fixar as imagens geradas pela câmara obscura: a fotossensibilidade dos sais de prata, comprovada pelo físico alemão Johann Heinrich Schulze desde Esquema da câmara obscura

5 Niépce utilizou uma placa de estanho coberta com betume e produziu uma câmera que exigia cerca de oito horas de exposição à luz solar, invenção que batizou de heliografia. Morreu em 1839, antes de vê-la aclamada.

6 Quem levou a fama durante muito tempo foi seu sócio Louis Jacques Mandé Daguerre, que, em 1835, substituiu a placa de estanho por uma de cobre coberta com prata polida. Ele denominou sua máquina de daguerreótipo e o processo de daguerreotipia, para ter certeza de que a humanidade não o esqueceria, como havia acontecido com Niépce.

7 A fotografia mais antiga já encontrada, de 1826, feita por Niépce

8 Novas técnicas Também em 1835, o inglês William Henry Fox Talbot, em vez de placas de metal, utilizou folhas de papel cobertas com cloreto de prata e inventou o "desenho fotogênico", conhecido pelo nome de calotipia. Esse processo é muito semelhante ao processo fotográfico utilizado hoje pelas câmeras mecânicas, pois produz um negativo que pode ser utilizado para a reprodução de inúmeras cópias, diferentemente do daguerreótipo, que produzia uma única imagem.

9 A invenção de Daguerre foi melhor sucedida inicialmente por agradar a burguesia emergente que preferia e queria um retrato exclusivo, mas não tinha recursos para pagar um pintor.

10 15 minutos de exposição Os estúdios de retratistas só começaram a proliferar em 1842, quando o aumento da sensibilidade das placas e a criação da lente objetiva por Joseph Petzval reduziram o tempo da pose de 15 minutos para 24 segundos. Imagine se você tivesse que ficar 15 minutos parado depois que o fotógrafo dissesse "xis", para que a foto fosse feita!

11 Como as pessoas a serem fotografadas não podiam se mover, havia, acoplada à câmera de daguerrotipia (figura nº 1), um suporte para fixar a cabeça do modelo, fixado na cadeira (nº2). O equipamento montado ficava como mostra o desenho nº3.

12 No Brasil Não era só na França e na Inglaterra que havia gente tentando desenvolver a fotografia no início do século XIX. Em 1824, chegou ao Brasil o pintor e naturalista francês Antoine Hercule Romuald Florence. Por volta de 1833, morando aqui, ele fotografou através de uma câmara obscura com uma chapa de vidro e usou papel sensibilizado para a impressão por contato.

13 Mesmo distante e sem conhecimento dos feitos de seus contemporâneos Niépce e Daguerre, ele obteve resultados semelhantes em seus experimentos, que chamou pela primeira vez de "photographie". No Brasil

14 Depois das invenções de Niépce e Daguerre, o avanço da tecnologia foi muito rápido e mudou profundamente a maneira de se fazer fotografia. Como não foram patenteadas, a daguerreotipia, a calotipia e, por fim, a fotografia correram rapidamente o mundo.

15 Gaspard-Félix Tournachon, conhecido pelo pseudônimo Félix Nadar, amigo do escritor Júlio Verne, realizou a primeira fotografia subterrânea em Foi a primeira vez em que foi utilizada luz elétrica, ou seja, artificial, para iluminar uma fotografia. Em 1861, ele produziu a primeira fotografia aérea, a bordo de seu balão, o Le Géant.

16 Foto aérea de Paris realizada por Nadar em 1867.

17 Outros visionários John Benjamin Dancer, em 1839, fotografou através de um microscópio, tornando-se o pioneiro da microfotografia e da microfilmagem. Outros precursores foram os americanos Thomas Martin Easterly, que em 1847 registrou um relâmpago, e John Adams Whipple, que em 1851 fez a primeira fotografia da Lua.

18 Em cores A primeira fotografia colorida foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. O primeiro filme colorido, o autocromo, passou a ser comercializado em 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata.

19 Cientistas e pesquisadores da fotografia foram responsáveis por muitos avanços no que se refere ao aspecto técnico, como menores períodos de exposição, lentes mais precisas, papéis mais sensíveis e a introdução da cor. Foi o que permitiu o desenvolvimento da linguagem fotográfica, que além de mero registro, ganhou status de ferramenta artística.

20 Uma nova linguagem A fotografia pode ser considerada uma forma de arte? Essa foi uma discussão que houve no início da história da fotografia. Para muitos críticos, a resposta era não, já que a arte deveria ser única - e a fotografia era copiável.

21 Superada a questão, grandes nomes surgiram e fizeram da fotografia uma das mais importantes manifestações artísticas da humanidade. Conheça alguns desses artistas:

22 Man Ray Um dos artistas mais importantes dos movimentos de vanguarda européia no início do século 20. Começou a trabalhar como fotógrafo para financiar seu trabalho como pintor. Desenvolveu a raiografia, posteriormente chamada de fotograma, criando imagens abstratas, sem a utilização da câmera, expondo à luz objetos previamente dispostos sobre o papel fotográfico. Man Ray, Les champs délicieux 1, fotograma, 1922

23 Andy Warhol Pintor e cineasta, considerado o criador do movimento conhecido como pop art, fez uso da linguagem fotográfica nos anos 60 e 70. Era um questionador da mídia, que, ao mesmo tempo, reproduzia e criava ícones, mitos e celebridades. Seus retratos, conhecidos como polaróides, são uma crítica divertida ao sistema e às discussões sobre arte e fotografia. Andy Warhol, Marilyn turquesa, 1964

24 David LaChappelle Um dos mais renomados fotógrafos da última década, conhecido por suas imagens inusitadas, coloridas e irreverentes, descrito pelo New York Times como o "Fellini da fotografia". No seu trabalho, o absurdo e o exagero de cores, formas, pessoas e situações é constante. A temática de LaChapelle, além de única, é tão peculiar que é impossível não reconhecer uma de suas obras. David LaChapelle, Elton John at Home, 1997

25 Fotografia Digital Fotografia digital é a fotografia tirada com uma câmera digital ou determinados modelos de telefone celular. Em 1990, a Kodak lançou o DCS 100, a primeira câmera digital comercialmente disponível. Hoje existem diversas marcas e modelos e a cada ano as máquinas evoluem cada vez mais.

26 Créditos: Texto: Valéria Peixoto de Alencar Fonte: educacao.uol.com.br/artes Imagens: Internet Formatação: Viviane N. Apolinário


Carregar ppt "Fotografia 1º Médio 3° Bimestre. Como a técnica foi inventada Desde seu surgimento, em 1826, pelas mãos do francês Joseph Nicéphore Niépce, às minicâmeras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google