A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C&L: Um Ambiente para Edição e Visualização de Cenários e Léxicos Carolina Howard Felicíssimo Julio Cesar Sampaio do Prado Leite Karin Koogan Breitman.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C&L: Um Ambiente para Edição e Visualização de Cenários e Léxicos Carolina Howard Felicíssimo Julio Cesar Sampaio do Prado Leite Karin Koogan Breitman."— Transcrição da apresentação:

1 C&L: Um Ambiente para Edição e Visualização de Cenários e Léxicos Carolina Howard Felicíssimo Julio Cesar Sampaio do Prado Leite Karin Koogan Breitman Lyrene Fernandes da Silva {cfelicissimo, julio, karin, Sessão de Ferramentas - SBES 2004

2 2 Agenda Introdução O C&L Funcionamento Filosofia de Desenvolvimento Trabalhos Futuros Conclusão

3 3 Introdução Cenário é uma técnica que auxilia o entendimento de uma situação específica de uma aplicação de software, priorizando o seu comportamento. LAL expressa a denotação e a conotação dos conceitos da aplicação. Existem várias propostas para a representação de cenários, desde a mais informal até representações formais. Para serem efetivamente utilizados, faz-se necessário o uso de boas ferramentas de edição, visualização, gerenciamento e integração com outros softwares, para ganho de produtividade. Princípio do Vocabulário Mínimo: –os não símbolos devem ser de um subconjunto reduzido de palavras com significado bem definido. Princípio da Circularidade: –referência com outros símbolos da linguagem.

4 4 O C&L É uma ferramenta da Engenharia de Requisitos; Criada nos moldes da filosofia de desenvolvimento de software livre; Tem como público alvo o engenheiro de software, estudantes e interessados na área de requisitos; Facilita a compreensão através da utilização de linguagem natural; Força a organização da informação através de uma estrutura bem definida; É um ambiente colaborativo que auxilia a edição de cenários e léxico descritos em linguagem natural semi-estruturada.

5 5 O C&L Página Principal:

6 6 Funcionamento Página da Aplicação:

7 7 Funcionamento

8 8

9 9

10 10

11 11

12 12 Filosofia de Desenvolvimento O C&L é um exemplo de projeto de software livre; É desenvolvido e mantido com o uso dos seguintes softwares: –Linguagem de Implementação: linguagem PHP; –Banco de Dados: MySQL; –Servidor Web: Apache; –Controle de Versão e Gerenciamento de Arquivos: CVS. O sistema tem à disposição todos seus códigos-fonte gerados para que estes possam ser distribuídos e alterados livremente;

13 13 Trabalhos Futuros O C&L continua em evolução. Estão previstas as seguintes novas implementações: –Tornar públicas as informações de cenários e léxicos; –Organizar o LAL no C&L de acordo com suas divisões; –Atualizar o plug-in de ontologias de DAML+OIL -> OWL; –Permitir mais de um administrador por projeto e diferentes níveis de permissão; –Disponibilizar mecanismos de comunicação; –Recuperar a versão de um projeto com base no seu XML gerado; –Disponibilizar mecanismos para inspeção de cenários e léxico editados.

14 14 Conclusão Acredita-se que no mercado não exista, atualmente, uma ferramenta de software livre que trate da edição de cenários e léxicos de acordo com suas regras específicas de construção. O engenheiro de software é obrigado a usar ferramentas mais genéricas e não tão indicadas para a tarefa, como é o caso de um editor de textos. O C&L preenche esta lacuna oferecendo um ambiente diferenciado de edição. O sistema vem sendo utilizado e evoluído, principalmente, pela turma de Princípio de Engenharia de Software do curso de Engenharia de Computação da PUC-Rio. Seus resultados são positivos e, por isso, sua evolução continua.


Carregar ppt "C&L: Um Ambiente para Edição e Visualização de Cenários e Léxicos Carolina Howard Felicíssimo Julio Cesar Sampaio do Prado Leite Karin Koogan Breitman."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google