A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Paralamas Do Sucesso - O Calibre...4:49 Brigas pais => filha...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Paralamas Do Sucesso - O Calibre...4:49 Brigas pais => filha..."— Transcrição da apresentação:

1 Os Paralamas Do Sucesso - O Calibre...4:49 Brigas pais => filha... baleou-menina-na-cabeca/ /

2 B. Conforme a música... Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo Sem saber o calibre do perigo Eu não sei da onde vem o tiro Por que caminhos você vai e volta? Aonde você nunca vai? Em que esquinas você nunca para? A que horas você nunca sai? Há quanto tempo você sente medo? Quantos amigos você já perdeu? Entrincheirado, vivendo em segredo E ainda diz que não é problema seu E a vida já não é mais vida No caos ninguém é cidadão As promessas foram esquecidas Não há Estado, não há mais nação Perdido em números de guerra Rezando por dias de paz Não vê que a sua vida aqui se encerra Com uma nota curta nos jornais Os Paralamas do Sucesso. O Calibre. In: Longo Caminho. [CD] Rio de Janeiro: EMI, 2002.

3 Sobre a abordagem sociológica a respeito da violência contemporânea, assinale a alternativa INCORRETA. a) A percepção das pessoas a respeito da violência altera-se historicamente. b) A sociedade ocidental contemporânea é mais violenta que a de séculos atrás. c) A polícia é um instrumento de manutenção da ordem. d) A violência é muitas vezes apresentada de forma espetacularizada. e) O Estado necessita do monopólio do uso legítimo da violência.

4 A música permite compreender que não é possível afirmar que a sociedade ocidental contemporânea seja mais violenta do que em tempos passados. Dado que a percepção das pessoas a respeito da violência altera-se historicamente, o mais correto seria dizer que a violência preocupa mais as pessoas atualmente do que em tempos atrás.

5 A música reflete uma realidade Fantástica... 6:15 matar-dentista-em-sp/ / Ontem...2:27

6 "Aparentemente, a Terra Moderna nasceu de um movimento anti- religioso. O Homem bastando-se a si mesmo. A Razão substituindo- se à Crença. Nossa geração e as duas precedentes quase só ouviram falar de conflito entre Fé e Ciência. A tal ponto que pôde parecer, a certa altura, que esta era decididamente chamada a tomar o lugar daquela. Ora, à medida que a tensão se prolonga, é visivelmente sob uma forma muito diferente de equilíbrio – não eliminação, nem dualidade, mas síntese – que parece haver de se resolver o conflito." (Teilhard de CHARDIN, O Fenómeno Humano) 1 de maio de

7 O tema maioridade penal é retomado...1:28 Revolta contra menores também no trânsito...3:40 acidentes-graves-na-capital/ /

8 edicao-campo-grande/v/policia-divulga-foto- de-condutor-foragido-apos-acidente-com- morte/ / Também em Campo Grande... 2:20

9 Será que resolve???...3:08 edicao/v/policiais-militares-ocupam-o-morro- cerro-cora/ /

10 e. (Uel 2007) A proteção e a promoção dos direitos humanos continuaram a se situar entre as principais carências a ser enfrentadas pela sociedade civil. [...] A enumeração das principais áreas de intervenção das organizações da sociedade civil soa como demandas de séculos passados: a ausência do estado de direito e a inacessibilidade do sistema judiciário para as não-elites; o racismo estrutural e a discriminação racial e a impunidade dos agentes do Estado envolvidos em graves violações aos direitos humanos. Como vimos, a nova democracia continuou a ser afetada por um autoritarismo socialmente implantado, uma combinação de elementos presentes na cultura política do Brasil, valores e ideologia, em parte engendrados pela ditadura militar, expressos na vida cotidiana. Muitos desses elementos estão configurados em instituições cujas raízes datam da década de 30. Fonte: PINHEIRO, P. S. Transição Política e Não-Estado de Direito na República. In: WILHEIM, J. e PINHEIRO, P. S. (org.). Brasil – um século de transformações. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p

11 Em relação à violência, analise o texto anterior e selecione a alternativa que corresponde à ideia desenvolvida pelo autor: a) A democracia brasileira é fortemente responsável pelo surgimento de uma cultura da violência no Brasil. b) Muito mais do que os traços culturais, é o desenvolvimento econômico que acarreta o desrespeito aos direitos humanos no Brasil. c) Com a democratização, as não-elites brasileiras finalmente tiveram pleno acesso ao sistema judiciário e aos direitos próprios do Estado de Direito. d) Historicamente, o desrespeito aos direitos humanos afeta de modo igual a brancos e negros, ricos e pobres. e) A violência no Brasil expressa-se na vida cotidiana e, para ser superada, depende de ações da sociedade civil.

12 Em relação à violência, analise o texto anterior e selecione a alternativa que corresponde à ideia desenvolvida pelo autor: a) A democracia brasileira é fortemente responsável pelo surgimento de uma cultura da violência no Brasil. b) Muito mais do que os traços culturais, é o desenvolvimento econômico que acarreta o desrespeito aos direitos humanos no Brasil. c) Com a democratização, as não-elites brasileiras finalmente tiveram pleno acesso ao sistema judiciário e aos direitos próprios do Estado de Direito. d) Historicamente, o desrespeito aos direitos humanos afeta de modo igual a brancos e negros, ricos e pobres. e) A violência no Brasil expressa-se na vida cotidiana e, para ser superada, depende de ações da sociedade civil.

13 Tentando ouvir o outro lado...até 8:12

14 Leia o texto a seguir. (...) Várias vezes me senti menos homem Desempregado e meu moleque com fome É muito fácil vir aqui me criticar A sociedade me criou, agora manda me matar Me condenar e morrer na prisão Virar noticia de televisão Seria diferente se eu fosse mauricinho Criado à Sustagem e Leite Ninho Colégio particular, depois faculdade Não, não é essa minha realidade Sou caboquinho comum com sangue no olho Com ódio na veia, soldado do morro Feio e esperto com uma cara de mal A sociedade me criou mais um marginal Eu tenho uma nove e uma HK Com ódio na veia pronto para atirar (...) BILL, MV. Soldado do Morro. In: Traficando Informação. Natasha, 1999.

15 Após ter lido a letra da música Soldado do Morro, do rapper MV Bill, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A música de MV Bill tem, como tema, a vida de uma pessoa em conflito com a lei. ( ) Ainda que empreguem meios ilegais para tentar atingi-los, muitos desejos dos marginais são comuns aos demais membros da sociedade. ( ) O controle policial é a melhor forma para extinguir o crime organizado. ( ) A marginalização de membros da sociedade possui origens na própria estrutura dessa sociedade. ( ) Muitos movimentos criminosos e violentos estão relacionados com uma intenção de ascensão social das pessoas.

16 Após ter lido a letra da música Soldado do Morro, do rapper MV Bill, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A música de MV Bill tem, como tema, a vida de uma pessoa em conflito com a lei. ( ) Ainda que empreguem meios ilegais para tentar atingi-los, muitos desejos dos marginais são comuns aos demais membros da sociedade. ( ) O controle policial é a melhor forma para extinguir o crime organizado. ( ) A marginalização de membros da sociedade possui origens na própria estrutura dessa sociedade. ( ) Muitos movimentos criminosos e violentos estão relacionados com uma intenção de ascensão social das pessoas.

17 A música chama a atenção para o chamado crime organizado que surge em consonância com as contradições da própria sociedade, não podendo ser extinto somente com o emprego da repressão policial. Há, entre outras coisas, a necessidade de expansão dos direitos sociais para que esses movimentos criminosos percam força. Por fim, é também falso relacionar o crime organizado somente à favela. Devido a sua capacidade de estabelecer contatos mais amplos, o crime organizado se expande para muito além dela.

18 er_embedded&v=TTPOBowODAs Vídeo TJMS...1:18


Carregar ppt "Os Paralamas Do Sucesso - O Calibre...4:49 Brigas pais => filha..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google