A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A organização dos seres vivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A organização dos seres vivos"— Transcrição da apresentação:

1 A organização dos seres vivos

2 CIÊNCIAS – 7° ANO

3 Quanto ao nº de células:
Unicelulares: Formado por uma célula. Ex: Bactérias, algas e protozoários. Pluricelulares: Formados por várias células. Ex: Plantas, os animais e alguns fungos.

4 Quanto a organização estrutural:
Procariontes: Possuem organização simples; O material genético se encontra disperso; no citoplasma; Não possui núcleo definido (nucleóide); Não possui carioteca (membrana nuclear).

5 Quanto a organização estrutural:
Eucariontes: Possuem várias organelas citoplasmáticas; Mais complexas; Possuem o núcleo organizado; Possuem carioteca: membrana que delimita o material genético.

6 MICROSCÓPIO

7 Níveis de organização Celular

8 TECIDOS NERVOSO MUSCULAR

9 TECIDOS SANGUÍNEO ÓSSEO EPITELIAL

10 FOTOSSÍNTESE É dos alimentos que os seres vivos obtém energia e matéria-prima para o desempenho de suas atividades, manutenção e crescimento do corpo e reprodução. Pigmento esverdeado capaz de Absorver a luz do Sol. Seres autótrofos – produzem seu próprio alimento

11 SERES HETERÓTROFOS Não são capazes de produzir seu próprio alimento.
Conforme o tipo de alimentação eles recebem várias denominações: Herbívoros: se alimentam exclusivamente de plantas. Carnívoros: se alimentam exclusivamente de carne de outros animais. Onívoros: se alimentam de plantas, animais e de outros seres vivos.

12 SERES HETERÓTROFOS Hematófagos: alimentam-se de sangue.
Detritívoros: alimentam-se de detritos ou restos orgânicos provenientes de seres vivos em geral.

13 CICLO VITAL Diferentes fases da vida de um ser vivo.
O ciclo de vida varia de uma espécie para outra e até mesmo dentro da mesma espécie. Pode durar minutos ou centenas de anos.

14 REPRODUÇÃO Ao longo da vida o organismo pode se reproduzir ou não.
É por meio da reprodução que uma espécie continua existindo na Terra. Existem tipos de reprodução: assexuada e sexuada. Assexuada – os descendentes são gerados por um único indivíduo e não ocorre mistura de material genético – descendentes geneticamente iguais.

15 REPRODUÇÃO Sexuada – ocorre mistura de material genético entre as células chamadas gametas. Óvulo + Espermatozóide

16 METABOLISMO O QUE É METABOLISMO? – conjunto de processos que permitem ao ser vivo obter energia, formar e renovar suas estruturas, crescer e se desenvolver. Para isso devem ocorrer reações químicas – determinada substância se transforma em outra (consumindo ou liberando energia). Ex.: respiração celular. a glicose é queimada no interior da célula, permitindo a obtenção de energia utilizada na manutenção de suas atividades vitais.

17 SERES VIVOS REAGEM A ESTÍMULOS DO AMBIENTE
RESPIRAÇÃO A respiração ocorre dia e noite – nem todos os seres vivos utilizam O2 nesse processo. SERES ANAERÓBIOS – não necessitam de O2 (bactérias) SERES AERÓBIOS – necessitam de O2 (homem, cachorro...) SERES VIVOS REAGEM A ESTÍMULOS DO AMBIENTE Os seres vivos que recebem estímulos têm a capacidade de reagir produzindo uma resposta. E.: planta dormideira (ela se fecha quando tocada), sensação de frio (os pêlos do corpo se eriçam), queimadura (retirada rápida da mão). - No caso dos seres humanos as reações são estimuladas pelo sistema nervoso.

18 2-Diferenças entre célula animal e célula vegetal
-sem parede celular -Membrana celular -citoplasma com as organelas; menos plastos e pequenos vacúolos. -núcleo Célula vegetal -com parede celulósica -Membrana celular -citoplasma com as organelas; mais plastos e grandes vacúolos. -núcleo

19 Célula Animal Ergatoplasma Carioteca Cromatina Nucléolo Mitocondria
Complexo de Golgi Centríolo Menbrana Plasmática Ribossomo Lisossomo

20 Núcleo Celular O núcleo geralmente tem forma esférica. Na maioria dos casos, ele fica no centro da célula. A sua função é comandar todas as atividades da célula, através das instruções fornecidas pelos genes. O núcleo possui: Membrana nuclear ou carioteca: uma membrana que o separa do citoplasma; Suco nuclear: um líquido que o preenche completamente; Nucléolos: são corpúsculos arredondados; Cromossomos: são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários.

21 Nucléolo São aglomerados de moléculas de RNA ribossômico, ou seja, RNA que entrará na composição dos ribossomos.

22 Cromossomos

23 Célula Vegetal Nucléolo Cromatina Cloroplasto Cariteoca Vacúolo Poro
Parede Celulósica Memb. Plasmátia Nucléolo Cromatina Cariteoca Poro Complexo de Golgi Mitocôndria Ergastoplasma Ribossomo Cloroplasto Vacúolo

24 Cloroplasto Organela que é a sede da fotossíntese, pois contém moléculas de clorofila que capturam a luz solar e produzem moléculas como glicose que poderá ser utilizada pelas mitocôndrias para a geração de energia.

25 CÉLULA ANIMAL VACÚOLO pequeno CITOPLASMA MITOCÔNDRIA MEMBRANA NÚCLEO
RETÍCULO

26 CÉLULA VEGETAL MEMBRANA VACÚOLO CLOROPLASTO NÚCLEO CITOPLASMA PAREDE
CELULAR VACÚOLO CLOROPLASTO NÚCLEO

27

28

29


Carregar ppt "A organização dos seres vivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google