A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANATOMIA DA FOLHA Origem Primórdios foliares localizados nas extremidades dos caules e dos ramos. Seu crescimento é limitado, parando de crescer depois.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANATOMIA DA FOLHA Origem Primórdios foliares localizados nas extremidades dos caules e dos ramos. Seu crescimento é limitado, parando de crescer depois."— Transcrição da apresentação:

1

2 ANATOMIA DA FOLHA

3 Origem Primórdios foliares localizados nas extremidades dos caules e dos ramos. Seu crescimento é limitado, parando de crescer depois de algum tempo,com exceção para as folhas das samambaias que, muitas vezes, têm crescimento indeterminado.

4 GEMAS nas axilas das folhas

5 Funções da folha fotossíntese respiração transpiração

6 Folha completa Pecíolo - haste que sustenta a folha e a liga ao caule. Limbo - parte achatada e dilatada da folha especializada para receber a luz do sol e para realizar as trocas gasosas com o ambiente. Bainha - expansão achatada do pecíolo para aumentar a fixação. Estípulas - pequenos apêndices localizados na base do pecíolo, podem servir para aumentar a área fotossintetizante ou se transformam em espinhos.

7 ESTÍPULA

8 LIMBO PECÍOLO

9 NERVURAS

10 Tipos de folhas Incompletas falta ou pecíolo, ou estípulas ou bainha. Com ócrea as estípulas são grandes e se abraçam ao redor do caule Invaginante tem bainha grande para aumentar sua fixação Séssil tem apenas limbo, pelo qual se fixa diretamente ao caule

11

12

13 FOLHA SIMPLES FOLHA COMPOSTA

14

15 Nas monocotiledôneas a disposição das nervuras é paralela entre si (paralelinérvea) Nas dicotiledôneas o padrão de disposição das nervuras é com ramificações sucessivas (reticulada ou peninérvea)

16

17

18

19

20 Estrutura da folha e o meio ambiente A estrutura da planta é diversificada de acordo com os diferentes ambientes que ela habita, e isto está relacionado particularmente ao fator hídrico.

21 Classificação das plantas de acordo com o fator hídrico: Xerófitas: são plantas que vivem em áreas secas. Mesófitas: são plantas que vivem em áreas úmidas. Hidrófitas: são plantas que vivem totalmente ou parcialmente mergulhadas na água. Higrófitas: vivem em ambiente terrestre com grande umidade no solo e no ar.

22 Plantas Xeromórficas Restrição das folhas e dos espaços intercelulares. Frequentemente encontra-se somente o parênquima paliçádico, em alguns casos o parênquima lacunoso aparece, porém muito delgado. Suas folhas são suculentas, dotadas de pelos, e acumulam uma grande reserva de água. Possuem células epidérmicas com paredes espessas. São ricas em tricomas, responsáveis em controlar o aquecimento da superfície da folha. Alguns fatores ambientais, como a escassez de água e nutrientes, a temperatura, e a luz podem influenciar a intensidade no xeromorfismo e dependendo da variação as folhas mesofórmicas podem designar um grau de xeromorfismo, ou aumentar a intensidade das folhas xeromórficas.

23

24 Palma brava (Opunca leucotricha)

25 rosa-de-pedra (Echeveria gibbeflora)

26

27 SUCULÊNCIA PARÊNQUIMA AQUOSO (HIPODERME)

28 Folhas Higromórficas Com grande superfície no limbo Só possuem o parênquima lacunoso. Uma cutícula muito delgada. Lembrando que em alguns casos chega a ser ausente.

29 Folhas Higromórficas

30 Folhas mesomórficas As características das folhas mesomórficas fazem a mediação entre as xeromórficas e higromórficas.

31 Folhas mesomórficas


Carregar ppt "ANATOMIA DA FOLHA Origem Primórdios foliares localizados nas extremidades dos caules e dos ramos. Seu crescimento é limitado, parando de crescer depois."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google