A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma."— Transcrição da apresentação:

1

2 Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma a ficar comprimido e restrito à porção periférica da célula. A função do vacúolo é regular as trocas de água que ocorrem na osmose.

3 Os vacúolos de suco celular são delimitados pelo tonoplasto, membrana lipoproteica, e são exclusivos das células de plantas e de certas algas. No interior do vacúolo há uma solução aquosa de varias substancias, destacando-se sais, carboidratos e proteínas. Os vacúolos de suco celular são importantes nos fenômenos osmóticos, e por poderem conter também pigmentos, como as antocianinas, são os principais responsáveis pela coloração azul, violeta, vermelha e púrpura das flores e folhas.

4 Tradescantia pallida purpurea

5 Vacúolos com antocianina (pigmento roxo)

6

7

8 PLASTOS OU PLATÍDEOS É um grupo de organelas específicas de células vegetais, que possuem características semelhantes com as mitocôndrias como: membrana dupla, DNA próprio e origem endosimbionte. Desenvolvem-se a partir de proplastídeos, que são organelas pequenas presentes nas células imaturas dos meristemas vegetais e desenvolvem-se de acordo com as necessidades da célula, surgindo diferentes tipos de plastos como: cromoplastos (que contêm pigmentos), etioplastos (que se desenvolvem na ausência de luz) leucoplastos (sem pigmento): amiloplastos (que acumulam amido como substância de reserva), proteoplastos (que armazenam proteína) e os oleoplastos (acumulam lipídeos).

9

10 CLOROPLASTOS São um tipo de cromoplastos. Contém pigmento chamado clorofila. São capazes de absorver a energia eletromagnética da luz solar e a convertem em energia química por um processo chamado fotossíntese. As células vegetais e as algas verdes possuem um grande número de cloroplastos, de forma esférica ou ovóide, variando de tamanho de acordo com o tipo celular. São bem maiores que as mitocôndrias.

11


Carregar ppt "Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google