A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agrofloresta Análises laboratoriais O processo de fotossíntese A célula vegetal Os cloroplastos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agrofloresta Análises laboratoriais O processo de fotossíntese A célula vegetal Os cloroplastos."— Transcrição da apresentação:

1 Agrofloresta Análises laboratoriais O processo de fotossíntese A célula vegetal Os cloroplastos

2 Fotossíntese A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas. A planta usa a energia do sol para a produção de seu próprio alimento. Além da planta precisar da energia do sol, ela também retira do ar o gás carbônico e o dióxido de carbono, e absorve água e sais minerais do solo, através das raízes. A clorofila das folhas transforma o dióxido de carbono e a luz solar, em açúcares que fazem a planta crescer. Ao mesmo tempo, a planta libera o oxigênio para a atmosfera.

3 Esquema da fotossíntese Gás oxigênio Gás oxigênio Gás carbônico Gás carbônico seiva: água, e sais minerais. seiva: água, e sais minerais.

4 A célula vegetal As células vegetais possuem grande parte das características observadas nas células animais, mas se diferenciam por possuírem uma forma mais definida geometricamente e algumas outras particularidades

5 As células vegetais são revestidas pela mesma membrana plasmática encontrada nas células animais. Externamente a ela, porém, encontra-se outra membrana, mais espessa e rígida, chamada parede celular, membrana celulósica ou ainda, parede esquelética

6 Cloroplastos Cloroplasto é uma organela presente nas células das plantas. Possui clorofila, pigmento responsável pela sua cor verde.. No seu interior apresenta um líquido semelhante ao que preenche as mitocôndrias, o estroma. O sistema de membranas onde se encontra a clorofila encontra-se organizado em tilacóides, agrupados em grana. Na membrana interna dos cloroplastos estão os fotossistemas com várias moléculas de clorofila dispostas de maneira a formar uma espécie de antena com a finalidade de captar luz.

7

8 Cloroplastos Os cloroplastos são as organelas mais evidentes das células vegetais. Ela é composta por 50% de proteínas, 35% de lipídeos, 5% de clorofila, água e carotenóides. Os cloroplastos são as organelas mais evidentes das células vegetais. Ela é composta por 50% de proteínas, 35% de lipídeos, 5% de clorofila, água e carotenóides. O número de cloroplastos é regulado pela célula. Existem células que contém apenas um cloroplasto, mais a maioria das células que realizam fotossíntese contém cerca de 40 a 200 cloroplastos, que se movimentam em função da intensidade de luz e da corrente citoplasmática. O número de cloroplastos é regulado pela célula. Existem células que contém apenas um cloroplasto, mais a maioria das células que realizam fotossíntese contém cerca de 40 a 200 cloroplastos, que se movimentam em função da intensidade de luz e da corrente citoplasmática.

9 Agrofloresta A equipe de análises laboratoriais avaliou 5 folhas de espécies diferentes de árvores existentes na floresta do colégio. Bambu Bananeira Mamona Urucum Abóbora

10 Agrofloresta Porém, cada planta tem a sua adaptação no meio, o que determina sua epiderme. Análises feitas da folha de bananeira.

11

12

13

14

15 Folha analisada

16 Agrofloresta Dados: Dados: Uma única célula do mesófilo pode conter até 50 cloroplastos, pelo que 1mm² de folha contém cerca de Uma única célula do mesófilo pode conter até 50 cloroplastos, pelo que 1mm² de folha contém cerca de Etimologia da palavra: Etimologia da palavra: Cloro, significa verde claro e plasto, significa formar, modelar. Cloro, significa verde claro e plasto, significa formar, modelar. Toda folha possuí uma camada bem fina denominada epiderme, nela podemos ver sobre microscópio o estômato da planta. Estômato é uma abertura que fica entre duas células, e por ele há a troca gasosa: entra o gás carbônico e saí o gás oxigênio. Toda folha possuí uma camada bem fina denominada epiderme, nela podemos ver sobre microscópio o estômato da planta. Estômato é uma abertura que fica entre duas células, e por ele há a troca gasosa: entra o gás carbônico e saí o gás oxigênio. A estimativa é que existem de 20 a 40 cloroplastos por célula e seu tamanho varia entre 3 a 19 micrômetros de diâmetro. A estimativa é que existem de 20 a 40 cloroplastos por célula e seu tamanho varia entre 3 a 19 micrômetros de diâmetro.

17 Conclusão Conseguimos analisar laboratorialmente uma das plantas da agrofloresta. Nela identificamos seu estômato, e sua cadeia de cloroplastos sendo conduzidos dentro de uma célula. Conhecendo os cloroplastos, entendemos o processo maravilhoso que é a fotossíntese.

18 Análises laboratoriais Colégio Juarez Wanderley Classe: Bandeirante Alunos: Emília, Mateus Carneiro, Edson, Ítalo, Paola, Larissa, Camila de Paiva e Welington. Maken off: Camila Dhabata.

19 Webgrafia Site - Site Twitter- twitter.com/ensinomedio Twitter- twitter.com/ensinomedio


Carregar ppt "Agrofloresta Análises laboratoriais O processo de fotossíntese A célula vegetal Os cloroplastos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google