A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Doença Diarréica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Doença Diarréica."— Transcrição da apresentação:

1 Doença Diarréica

2 Definição A diarréia é uma doença, na maioria das vezes,muito contagiosa, causada por agentes como vermes, bactérias, vírus e fungos. Os indivíduos mais infectados são exatamente aqueles que possuem imunidade baixa, como crianças desnutridas e as de baixa idade.

3 Podemos dizer que há diarréia quando existe um maior número de evacuações, acompanhado de fezes de consistência diminuída, disformes, pastosas ou líquidas. Pode haver também presença de sangue ou muco nas fezes.

4 Transmissão da Diarréia
Pode ocorrer através de vermes,bactérias, vírus , fungos. Os agentes infecciosos são eliminados pelas fezes, sendo assim, há disseminação quando entramos em contato com águas contaminadas.

5 Moscas e formigas que circulam pelos lixos também ajudam a transmitir a doença, carregando em suas patas os micróbios e contaminando os alimentos. A ausência de saneamento básico prejudica a realização da higiene pessoal após a evacuação, contribuindo para disseminação da doença. A água tratada e em quantidade suficiente e destino adequado das fezes e lixo contribui para que seja evitada a diarréia.

6 Em condições precárias de vida, pode ocorrer contaminação pelos germes que causam a citada diarréia no preparo da mamadeira .

7 Esta doença é muito mais grave em:
-bebês com menos de 2.500g; -crianças desnutridas; -crianças com AIDS; -crianças que não foram vacinadas; -crianças convalescentes de outras doenças infecciosas;

8 Prevenção da Diarréia Medidas importantes : -saneamento básico;
-aleitamento materno; -prática adequada do desmame; -imunização.

9 Em locais que não apresentam saneamento básico, é necessário que hajam cuidados especiais com a água, tais quais:procurar fonte de agua limpa,verificar se há contaminação da fonte, depositá-la em ambientes limpos e tampados,evitar contato desta água com os animais-máquina água deve ser filtrada e clorada.

10 Embora as pessoas saibam que o hábito de lavar as mãos é uma medida eficaz para reduzir a diarréia e outras doenças infecciosas, é preciso que essas orientações sejam discutidas juntamente com a possibilidade de se ter acesso a água.

11 O agente comunitário de saúde , em sua rotina de trabalho,desenvolve muitas ações junto 'a família e 'a criança , assim como participa de reuniões e discussões com a comunida de , com o objetivo de reduzir a doença diarréia.

12 Parasitose Os parasitas são encontrados as fezes humanas e de animais e são transportados por moscas,baratas, ratos,animais domésticos e pessoas. Encontram-se no organismo humano, alimentos e águas contaminadas.

13 Causas da Parasitose -carência de água potável;
-condições de moradia precárias; -disposição inadequada das fezes e lixos; -higiene precária.

14 Efeitos das Parasitose na saúde humana
cólica, diarréia,vômitos; -anemia; -desnutrição; -irritabilidade; -falta de atenção; -alteração do sono.

15 Prevenção das parasitoses
É realizada através de ações de educação sanitária.

16 Aleitamento materno Imunizações

17 Tratamento diarréias É necessário observar o aspecto da criança, a sede, os olhos fundos, o sinal de prega.

18 Se a criança estiver mais molinha,parada, com choro fraco ou inconsciente, apresenta o sinal de prega( apele volta muito lentamente para o lugar-mais de dois segundos)e os olhos estão fundos, esta deve ser encaminhada com urgência para o hospital, iniciar reidratação oral e manter a amamentação ou a alimentação , mantendo o bebê ou a criança aquecido no trajeto do hospital. Há nesse caso diarréia com desidratação.

19 Se apresentar diarréia com dois desses sintomas:inquieta e irritada; bebe rapidamente e com sede ; olhos fundos; sinal de prega ; encaminhe para o hospital para iniciar a reidratação oral e manter a amamentação ou a alimentação.

20 Se a criança está alerta, bebe normalmente, olhos normais, sinal de prega desaparece rapidamente, mantenha a criança em casa, usar o SRO após a evacuações, aumentar líquidos e manter alimentação e amamentação.

21 Utilizar o soro caseiro para evitar desidratação
Utilizar o soro caseiro para evitar desidratação. Encher um copo com 200ml de água limpa fervida ou água clorada ,medida pequena e rasa de sal, duas medidas grandes e rasas de açúcar.Mexa bem e faça a criança tomar após cada evacuação. Utilizar a SRO(solução de reidratação oral). Dissolver 1 pacote de sal reidratado em 1 l de água, em água limpa e fervida . Utilizar esse 1 l em 24 horas .

22 Medicamentos

23

24

25


Carregar ppt "Doença Diarréica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google