A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Crônica COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO REDAÇÃO TEN JAQUELINE

2 A PRINCESA E A RÃ Luis Fernando Veríssimo Era uma vez, numa terra muito distante, uma princesa linda, independente e cheia de autoestima. Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico... Então, a rã pulou para o seu colo e disse: - Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre... Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma: ―Eu, hein?... nem morta! (Publicado em 25/11/2008 no site UOL)

3 Crônica A crônica é um gênero textual híbrido que oscila entre a literatura e o jornalismo, pois é o resultado da visão pessoal, subjetiva do cronista ante um fato qualquer, colhido no noticiário do jornal ou no cotidiano. Quase sempre explora o humor; às vezes, diz as coisas mais sérias por meio de uma aparente conversa fiada; outras vezes, despretensiosamente, faz poesia da coisa mais banal e insignificante.

4 O cronista, com graça e leveza, proporciona ao leitor uma visão mais abrangente, que vai além do fato: mostra-lhe, de outros ângulos, os sinais de vida que diariamente deixamos escapar. A crônica admite narrador em 1ª e 3ª pessoas. É quase sempre um texto curto, apressado, redigido numa linguagem descompromissada, coloquial, simples, muito próxima do leitor.

5 Traz pessoas comuns como personagens, sem nome ou com nomes genéricos
Traz pessoas comuns como personagens, sem nome ou com nomes genéricos. Não têm aprofundamento psicológico; são apresentadas em traços rápidos. O espaço e o tempo da crônica são limitados: as ações ocorrem num único espaço e o tempo, normalmente, corresponde a não mais que alguns minutos ou algumas horas. É organizada em torno de um único núcleo, um único problema.

6 (Rubem Braga). (Stanislaw Ponte Preta).
Leitura das crônicas: “O flagelo do vestibular” (Luís Fernando Veríssimo). “Recado ao Senhor 903” (Rubem Braga). “Testemunha tranquila” (Stanislaw Ponte Preta).

7 “PARA FRENTE, CUSTE O QUE CUSTAR!”


Carregar ppt "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google