A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DA QUALIDADE DOS DADOS DA RAIVA NO SINAN Salvador 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DA QUALIDADE DOS DADOS DA RAIVA NO SINAN Salvador 2013."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DA QUALIDADE DOS DADOS DA RAIVA NO SINAN Salvador 2013

2 O que é vigilância??? Funções da vigilância Coleta, processamento e análise dos dados; Medidas de prevenção e controle; Avaliação das medidas adotadas; Divulgação das informações pertinentes INFORMAÇÃO Instrumento essencial para a tomada de decisões (informação-decisão-ação) O valor da informação vai depender da precisão com que o dado é gerado

3 Etapas Dados INFORMAÇÃO DECISÃO AÇÃO Coleta Registro Processamento Apresentação Análise Divulgação

4 SINAN- Sistema de Informação e Agravos de Notificação O SINAN é o mais importante para a vigilância epidemiológica; Foi desenvolvido entre 1990 e 1993; É alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam na lista nacional de Doenças de Notificação Compulsória - Portaria GM/MS Nº 2325 de 08 de dezembro de 2003.

5 Doenças de Notificação Compulsória (DNCs) Portaria nº 104, de 25 de Janeiro 2011 Lista de Notificação Compulsória: 1. Atendimento antirrábico 2. Raiva humana Lista nacional de notificação compulsória imediata: 1. Raiva humana 2. Doença, morte ou evidência de animais com agente etiológico (epizootias) que podem acarretar a ocorrência de doenças em humanos, destaca-se: Primatas não humanos, Morcegos e Canídeos

6

7

8 Fonte: Ministério da Saúde

9 0 caso

10

11

12

13 Casos de Raiva Humana notificados no Sinan, por Diretorias Regionais de Saúde

14 Pontos Críticos: Subnotificação Falta de análise de rotina dos dados Notificação na ficha de raiva humana Deficiência e inconsistência Deficiência no acompanhamento e evolução dos casos notificados; Preenchimento inadequado Inconclusão dos casos notificados – encerramento dos casos; Taxa de abandono.

15 Aspectos que contribuem para a manutenção da circulação viral e aparecimento dos casos Má utilização dos recursos profiláticos: indicações de dispensa, observação do animal e observação+vacina para os animais silvestres/mortos/desaparecidos. Inadequação na indicação profilática pós-exposição ou abandono do mesmo. Número de unidades de saúde que oferecem a profilaxia antirrábica humana insuficiente para atender a população. Deficiência no monitoramento dos atendimentos profiláticos prestados Deficiência na busca ativa dos faltosos.

16 GT Raiva Tel:


Carregar ppt "ANÁLISE DA QUALIDADE DOS DADOS DA RAIVA NO SINAN Salvador 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google