A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica Diretoria de Ensino – Leste 5.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica Diretoria de Ensino – Leste 5."— Transcrição da apresentação:

1 Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica Diretoria de Ensino – Leste 5

2 LEGISLAÇÃO - Resolução SE 93 de 8-12-2009 - Instrução Conjunta Cenp/DRHU de 2-2- 2010. - Instrução Cenp nº 01/2010

3 Responsabilidades do docente Para o bom desenvolvimento do projeto é preciso que o docente se comprometa a: I - assistir e apoiar todos os alunos dos turnos de funcionamento do ciclo II e/ou do ensino médio, que necessitem desse atendimento; II - subsidiar os demais professores das disciplinas previstas nesta resolução no desenvolvimento da recuperação contínua; III - participar dos conselhos de classes dos alunos atendidos, das HTPCs - Horas de Trabalho Pedagógico Coletivas e das Orientações Técnicas promovidas pela Diretoria de Ensino.

4 Assistir e apoiar todos os alunos dos turnos da escola I - prioritariamente, em grupos de alunos do mesmo nível de ensino, organizados por classe/série, por dificuldades de aprendizagem ou por outros critérios; II - em caráter excepcional, e de forma individualizada, para aqueles alunos que necessitam, temporariamente, de um trabalho específico.

5 Agrupamentos Utilizar-se dos dados de rendimento escolar do ano de 2010 e ao longo de 2011; Atender aos turnos da escola; Formar agrupamentos por dificuldades de aprendizagem ou por série/ano.

6 Professor de LP/MAT I - identificar as dificuldades dos alunos, definir os conteúdos, as expectativas de aprendizagem; II - avaliar sistematicamente o desempenho dos alunos, registrando os avanços observados em sala de aula e na recuperação, com vistas a sinalizar o tempo necessário de permanência deles na recuperação, para superação das dificuldades diagnosticadas.

7 Professor de LP/MAT IV - definir, no Conselho de Classe Final, quais os alunos que necessitam de recuperação desde o início do ano letivo subsequente explicitando quais as dificuldades a serem sanadas; V - incorporar os resultados da avaliação das atividades de recuperação na síntese do desempenho bimestral do aluno, registrando esses resultados (no diário de classe) e substituindo a nota do aluno no bimestre, quando inferior à obtida na recuperação.

8 Professores da Recuperação Aos docentes responsáveis pelas aulas de recuperação paralela, caberá: I - identificar detalhadamente as dificuldades de aprendizagem dos alunos apontadas pelos professores das disciplinas previstas nesta resolução; II - desenvolver atividades significativas e diversificadas que levem o aluno a superar suas dificuldades de aprendizagem; III - utilizar diferentes materiais e ambientes pedagógicos que favoreçam a aprendizagem do aluno; IV - manter contato permanente com os professores das classes dos alunos e com o respectivo Professor Coordenador;

9 Professores da Recuperação V - avaliar continuamente os alunos atendidos, aferindo os avanços conquistados, com vistas à sua permanência ou não nas atividades de recuperação; VI - zelar pela incorporação e registro dos resultados da avaliação das atividades de recuperação, na síntese do desempenho bimestral obtido pelo aluno na respectiva disciplina; VII - cuidar do registro, em ata, dos encaminhamentos decididos pelos Conselhos de Classe e na ficha individual de acompanhamento do aluno;

10 Professores da Recuperação IX - subsidiar os professores da respectiva disciplina na seleção, organização e desenvolvimento da recuperação contínua( podendo inclusive auxiliar o professor da classe nas atividades de recuperação contínua).

11 PC e Diretor de Escola Ao Diretor de Escola e ao Professor Coordenador, caberá: I - definir, juntamente com o professor responsável pela recuperação, os critérios de agrupamento dos alunos e/ou de formação dos grupos, o local, período e horário de realização e o encaminhamento de informações aos pais ou responsáveis; II - coordenar, implementar e providenciar as reformulações, quando necessárias;

12 O PC e o Diretor da Escola Ao Diretor de Escola e ao Professor Coordenador, caberá: III - disponibilizar ambientes pedagógicos e materiais didáticos que favoreçam o desenvolvimento das atividades propostas; IV - informar aos pais as dificuldades apresentadas pelos alunos, bem como a necessidade e objetivo da recuperação, os critérios de encaminhamento e a forma de realização; V - avaliar os resultados alcançados nas propostas implementadas, justificando sua continuidade, quando necessário; VI - promover condições que assegurem a participação dos professores responsáveis pela recuperação em ações de orientação técnica promovidas pela Diretoria de Ensino.

13 Oficina Pedagógica e Supervisão de Ensino À Equipe de Supervisão de Ensino e da Oficina Pedagógica, caberá: III - capacitar os Professores Coordenadores e os docentes responsáveis pelas atividades de recuperação no início e no decorrer do ano letivo.

14 Plano de Recuperação Paralela 2011 Folha de Rosto: -Identificação da escola; -Nome dos professores por disciplina (LP ou MAT) com a carga horária atribuída; -Total de aulas disponibilizadas; -Assinatura do PC e Diretor; -Aprovação do PCOP, Supervisor e Dirigente

15 Detalhamento do Plano Por disciplina (LP e MAT) ; Seleção dos conteúdos a serem trabalhados a partir das dificuldades dos alunos; Procedimentos e instrumentos avaliatórios ( observação, registro descritivo reflexivo, trabalhos individuais e coletivos, portifólios, exercícios, provas e questionários, dentre outros).

16 Detalhamento do Plano Metodologia Adotada ( aulas expositivas, projetos integrados e interdisciplinar, plantão de dúvidas) Materiais didáticos / ambientes pedagógicos disponíveis.

17 Detalhamento do Plano Critérios de agrupamentos de alunos( por série, por dificuldades dos alunos) - Atendimento individualizado: caráter pontual, transitório e circunstancial/ quando da impossibilidade de compor de imediato, os respectivos grupos. Períodos de realização ( data e horário das aulas).

18 Detalhamento do Plano Critérios de agrupamentos de alunos/períodos de realização. Ficha de Acompanhamento Bimestral( por disciplina, por turma, por dificuldade).

19 Acompanhamento de frequência do aluno LDB – artigo 12 Estatuto da Criança e do Adolescente – artigo 56. Lei 13.068 de 2008

20 LDB artigo 12 VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinqüenta por cento do percentual permitido em lei.(Incluído pela Lei nº 10.287, de 2001)(Incluído pela Lei nº 10.287, de 2001)

21 Estatuto da Criança e do Adolescente Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: I -................................... II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; III -.......................................

22

23 2 3 4 3 avaliações do professor 5 rec Síntese ? Resultado bimestral ?


Carregar ppt "Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica Diretoria de Ensino – Leste 5."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google