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Documento Fotográfico

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Apresentação em tema: "Documento Fotográfico"— Transcrição da apresentação:

1 Documento Fotográfico
pesquisa, acesso e conservação Zita Possamai/UFRGS www. zita-possamai.blogspot.com.br

2 Câmara obscura – Renascimento
História da Fotografia Louvain Johann Zahn Câmara obscura – Renascimento

3 História da Fotografia
Mas como fixar a imagem? William Henry Fox-Talbot 1835 Joseph Niépce 1826 Hercules Florence 1833 Louis Daguerre 1839 França compra a patente, tornando-a pública Daguerreótipo

4 FUNÇÃO DOCUMENTAL Fotografia = Espelho do real
Documentação dos monumentos Restauração Registro das transformações urbanas Charles Marville (Paris) Max Missmann (Berlim) Marc Ferrez (Rio) Militão (São Paulo)

5 FUNÇÃO DOCUMENTAL

6 FUNÇÃO DOCUMENTAL Imagens arquitetônicas
Necessidade de longa exposição e imobilidade (câmara e tripé)

7 DIFUSÃO DAS VISTAS URBANAS
Viagens imaginárias por temas exóticos Avanço técnico: Tempo de exposição diminui Máquina portátil Reprodução em papel “Carte de visite” – Industrialização Álbuns fotográficos: Grandes expedições de fotógrafos Fotojornalismo Cobertura de guerras (Guerra da Criméia, Guerra Civil Americana, Canudos)

8 AS CIDADES BRASILEIRAS NA FOTOGRAFIA
1840: Primeiro daguerreótipo do Paço Imperial Registro das transformações urbanas: Marc Ferrez (Rio) e Militão (São Paulo) A corte era preferida pelo fotógrafos – Papel de D. Pedro II

9 AS CIDADES BRASILEIRAS NA FOTOGRAFIA
Comercialização de vistas urbanas e álbuns fotográficas Victor Frond - “Brasil Pitoresco” – 1857 – Fotografia de paisagem Militão Augusto de Azevedo – “Álbum comparativo da cidade de São Paulo ( )”

10 PORTO ALEGRE E A FOTOGRAFIA
Segunda metade do séc. XIX: Luiz Terragno (daguerriotipista) Cinco estúdios fotográficos, a partir de 1890 Virgílio Calegari Irmãos Ferrari Barbeitos e Irmãos João Iglesias Otto Schönwald

11 PORTO ALEGRE E A FOTOGRAFIA
Fotografia estereoscópica da Praça da Harmonia, de Luiz Terragno (1865) Coleções de vistas em tiras Vistas avulsas comercializadas pelos Ferrari por assinatura - álbuns

12 Consumo de imagens, aparelhos e materiais fotográficos Exposições
O CIRCUITO SOCIAL DA FOTOGRAFIA EM PORTO ALEGRE Décadas de 1920 e 1930 Estúdios fotográficos Casas comerciais Consumo de imagens, aparelhos e materiais fotográficos Exposições

13 Abordagem do Documento Fotográfico
Fotografia não espelha a realidade Fotografia é uma representação da realidade Relação entre fotógrafo (autor), técnica e referente

14 Fotografia: relação entre Quadro e Extra-quadro
Olhar Imaginário social Seleção

15 Abordagem do Documento fotográfico
História Visual/cultura visual Visual: sistemas visuais/circuito social da fotografia/artefato Visibilidade x invisibilidade; poder e controle Visão: padrões de visualidade; forma de olhar/Imaginário

16 CRIAÇÃO DA VISUALIDADE DO MODERNO:
SIGNOS

17 CRIAÇÃO DA VISUALIDADE DO MODERNO:
SIGNOS

18 CRIAÇÃO DA VISUALIDADE DO MODERNO:
SIGNOS

19 CRIAÇÃO DA VISUALIDADE DO MODERNO:
SIGNOS

20 CRIAÇÃO DA VISUALIDADE DO MODERNO:
SIGNOS

21 Acesso e Conservação da Memória Visual de Porto Alegre
Memória Fotográfica

22 FOTOGRAFIA: ESTUDOS NO BRASIL
Pesquisa: investigador; teses, dissertações, publicações, Conhecimento histórico: história da fotografia; fotografia como fonte histórica. Gestão dos Acervos: documentação/conservação; museus e arquivos

23 A FOTOGRAFIA NO MUSEU Aquisição Curadoria Pesquisa Documentação Conservação Exposição

24 Gestão dos acervos visuais Desconhecimento do público pesquisador:
Gestão de Acervos: O público pesquisador desconhece: regras de consulta;regras de conservação; desrespeito aos créditos Precariedades: espaço e condições mínimas de acondicionamento; ausência de documentação; ausência de técnicos Gestão dos acervos visuais Desconhecimento do público pesquisador: Regras de conservação Regras de consulta Dificuldades de documentação que limitam o acesso Precariedades de toda ordem: espaço e necessidades mínimas de acondicionamento; Desrespeito (desconhecimento) aos créditos da imagem

25 Indissociabilidade Pesquisa e Gestão
Necessidade de Cooperação investigação,conservação,documentação

26 A memória fotográfica é de todos
Educação A memória fotográfica é de todos

27 Documento Fotográfico
Pesquisa, acesso e conservação Zita Possamai/UFRGS www. zita-possamai.blogspot.com.br


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