A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA. Significado Psicologia do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique, "alma", "mente" e de λόγος, lógos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA. Significado Psicologia do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique, "alma", "mente" e de λόγος, lógos,"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA

2 Significado Psicologia do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique, "alma", "mente" e de λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo") é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)

3 Ciência 4 requisitos: - objecto bem definido; - método(s) aplicáveis ao objecto; - linguagem rigorosa, objetiva; - intencionalidade própria, dirigida para o objeto em questão. Características: - revisibilidade; - universalidade; - objectividade; - metódica; - experimental (rigorosa; clara; precisa); - racional; - contextualizada historicamente.

4 Porquê separar-se da Filosofia? Como toda a ciência, a finalidade da psicologia é a descrição, a explicação, a previsão e o controle do desenvolvimento do seu objeto de estudo. Como os processos mentais não podem ser observados mas apenas inferidos, torna-se o comportamento o alvo principal dessa descrição, explicação e previsão.

5 Contextualização Integrada durante séculos na Filosofia, a Psicologia só se torna uma Ciência independente nos finais do século XIX, quando Wundt funda o primeiro Laboratório de Psicologia Experimental em 1897 (Leipzig, Alemanha). É a partir deste acontecimento que se vão desenvolver, de forma sistemática, as investigações em Psicologia. A curta história da Psicologia Científica é atravessada por paradigmas (sistemas, correntes teóricas) que apresentam diversas concepções, que se reflectem na definição dos objectos, métodos e praticas científicas diferentes.

6 Contextualização (cont.) Wundt, Pavlov, Watson, Köhler, Freud e Piaget foram os autores que lideraram as principais tendências da Psicologia, desenvolvendo teorias, modelos explicativos, que não só orientaram, em determinado período, as actividades dos investigadores, como marcaram de forma decisiva o desenvolvimento da Psicologia. A grande variedade e diversidade de teorias é condição e resultado do desenvolvimento de uma ciência que tem por objeto o ser humano em toda a sua complexidade.

7 Autores e Correntes Wundt (Wilhelm Maximilian Wundt ( ) Alemanha Associacionismo Pavlov Ivan Petrovich Pavlov ( ) Rússia Reflexologia Watson John B. Watson ( ) E.U.A. Behaviorismo Köhler Wolfgang Köhler ( ) Alemanha Gestaltismo Freud Sigmund Freud ( ) Austria Psicanálise Piaget Jean Piaget ( ) Suiça Construtivismo

8 Sítios para consulta vlov-bio.html vlov-bio.html e.htm e.htm


Carregar ppt "PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA. Significado Psicologia do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique, "alma", "mente" e de λόγος, lógos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google