A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Psicologia A Nova Psicologia. Wundt Pai da Psicologia Moderna Fundador da Psicologia como Fundador da Psicologia como Disciplina acadêmica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Psicologia A Nova Psicologia. Wundt Pai da Psicologia Moderna Fundador da Psicologia como Fundador da Psicologia como Disciplina acadêmica."— Transcrição da apresentação:

1 História da Psicologia A Nova Psicologia

2 Wundt Pai da Psicologia Moderna Fundador da Psicologia como Fundador da Psicologia como Disciplina acadêmica Instalou o primeiro laboratório. Instalou o primeiro laboratório. Lançou a primeira revista Lançou a primeira revistaEspecializada; Psicologia experimental como Psicologia experimental comoCiência.

3 Fechner Publica em 1860 a obra Elements of psychophysics; Publica em 1860 a obra Elements of psychophysics; Seu trabalho segundo Wundt representava a primeira conquista da psicologia experimental; Seu trabalho segundo Wundt representava a primeira conquista da psicologia experimental; Titchener referia-se a Fechner como pai da psicologia experimental. Titchener referia-se a Fechner como pai da psicologia experimental.

4 A fundação consiste em um ato deliberado e intencional. A fundação consiste em um ato deliberado e intencional. Quando as idéias básicas estão todas elaboradas, algum promotor toma essas idéias e as organiza, adicionado informações que pareçam ser essenciais, publica-as, divulga-as e as promove e, em resumo, funda uma escola Quando as idéias básicas estão todas elaboradas, algum promotor toma essas idéias e as organiza, adicionado informações que pareçam ser essenciais, publica-as, divulga-as e as promove e, em resumo, funda uma escola Wundt estava determinado a fundar uma nova ciência. Wundt estava determinado a fundar uma nova ciência.

5 Wilhelm Wundt ( ) Nasceu em Mannheim, na Alemanha; Nasceu em Mannheim, na Alemanha; Família de tradição acadêmica; Família de tradição acadêmica; Cursou medicina nas universidades de Tubingen e Heidelberg; Cursou medicina nas universidades de Tubingen e Heidelberg; No livro Contributions to the theory of sensory perception, descreveu suas experiências no laboratório e os métodos que julgava adequado para a nova psicologia. No livro Contributions to the theory of sensory perception, descreveu suas experiências no laboratório e os métodos que julgava adequado para a nova psicologia.

6 Os anos em Leipzig Em 1875, torna-se professor da University of Leipzig; Em 1875, torna-se professor da University of Leipzig; Instala um laboratório; Instala um laboratório; Em 1881, lançou a revista Psychological Studies; Em 1881, lançou a revista Psychological Studies; O laboratório e sua fama atraíram muitos estudantes. O laboratório e sua fama atraíram muitos estudantes.

7 A Psicologia Social Entre 1900 e 1920, publica Cultural Psychology; Entre 1900 e 1920, publica Cultural Psychology; A psicologia cultural tratou de várias etapas do desenvolvimento humano; A psicologia cultural tratou de várias etapas do desenvolvimento humano; Dividiu a nova ciência em duas partes:a experimental e a social; Dividiu a nova ciência em duas partes:a experimental e a social; Wundt acreditava que as funções mentais mais simples deviam ser estudadas por meio de métodos de laboratório. Wundt acreditava que as funções mentais mais simples deviam ser estudadas por meio de métodos de laboratório.

8 O Estudo da Experiência Consciente Voluntarismo – Estudo da capacidade própria de organização da mente. Voluntarismo – Estudo da capacidade própria de organização da mente. Experiência Mediata e Imediata – A experiência mediata oferece qualquer informação, exceto sobre os seus elementos, já a experiência imediata é equilibrada por interpretação. Experiência Mediata e Imediata – A experiência mediata oferece qualquer informação, exceto sobre os seus elementos, já a experiência imediata é equilibrada por interpretação.

9 O Método da Introspecção Introspecção – auto-exame do estado mental. Introspecção – auto-exame do estado mental. Sensações – Para Wundt, seria uma das duas formas básicas de experiências. Sensações – Para Wundt, seria uma das duas formas básicas de experiências. Sentimentos – Seriam a outra forma elementar de experiência. Sentimentos – Seriam a outra forma elementar de experiência. Teoria Tridimensional do Sentimento – A explicação de Wundt para os estados de sentimentos seria baseada em três dimensões: prazer/desprazer, tensão/relaxamento e excitação/depressão. Teoria Tridimensional do Sentimento – A explicação de Wundt para os estados de sentimentos seria baseada em três dimensões: prazer/desprazer, tensão/relaxamento e excitação/depressão.

10 A Organização dos Elementos da Experiência Consciente Apercepção: processo de organização dos elementos mentais. Apercepção: processo de organização dos elementos mentais. Ao olharmos para objetos do mundo real, nossa percepção é dotada de unidade ou de totalidade. Ao olharmos para objetos do mundo real, nossa percepção é dotada de unidade ou de totalidade.

11 Outros Destaques Europeus da Psicologia

12 Hermann Ebbinghaus ( ) O primeiro psicólogo a pesquisar experimentalmente a aprendizagem e a memória. O primeiro psicólogo a pesquisar experimentalmente a aprendizagem e a memória.

13 Georg Elias Müller ( ) Teoria do Esquecimento por Interferência Teoria do Esquecimento por Interferência Tambor da Memória Tambor da Memória

14 Franz Brentano ( ) Graduado em Filosofia Graduado em Filosofia Foi professor de várias personalidades, como Sigmund Freud. Foi professor de várias personalidades, como Sigmund Freud.

15 Carl Stumpf ( ) Favorável à Fenomenologia Favorável à Fenomenologia Treinou os psicólogos que fundariam a Gestalt Treinou os psicólogos que fundariam a Gestalt

16 Oswald Külpe ( ) A Escola de Würzburg A Escola de Würzburg Método da Introspecção Experimental Sistemática Método da Introspecção Experimental Sistemática


Carregar ppt "História da Psicologia A Nova Psicologia. Wundt Pai da Psicologia Moderna Fundador da Psicologia como Fundador da Psicologia como Disciplina acadêmica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google